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Marketing

3C: a fórmula para aumentar o engajamento do público

13/02/2020

Como aumentar o engajamento com a marca? Essa é uma das perguntas essenciais do marketing — e não falamos apenas das redes sociais.

Um público engajado vai muito além das curtidas. Ele atua como embaixador, defensor e divulgador da marca. 

Para conquistar esse tipo de relação que se reflete em maior fidelidade, fortalecimento da empresa e crescimento nas vendas, você precisa entender a fórmula 3C de engajamento: conhecimento, conexão e compartilhamento. Veja como ela funciona a seguir.

3C: como aumentar o engajamento?

Conhecimento

Logicamente, para que as pessoas interajam com a comunicação da marca, é preciso que elas a conheçam. Mas nem toda forma de descoberta tem o mesmo peso para aumentar o engajamento do público.

Sua empresa tem um arsenal de recursos à disposição para estimular essa descoberta. Ter uma estratégia de conteúdo digital, com distribuição em diferentes meios, é um dos mais importantes.

Quando o conteúdo é produzido com otimização para mecanismos de busca, esse conhecimento é ainda mais positivo. Isso porque o consumidor descobrirá a marca em um momento de interesse espontâneo, ou até mesmo de necessidade. Os resultados disso são:

  • Maior percepção de valor na comunicação da marca, o que pode levar a mais curtidas, comentários e outras interações.
  • A continuidade da relação levará a aumentar o engajamento do público com os produtos ou serviços da empresa.

O marketing digital ainda tem as redes sociais como facilitadora desse conhecimento. Especialmente quando aliada ao marketing de influência, uma estratégia nas redes tem grande potencial de impulsionar o alcance da marca. E se você aproveitar a força dos vídeos na internet, irá mais longe.

Mas um dos principais fatores a levar em conta não é o simples fato da descoberta, e sim como e onde ela ocorre. Quando comparamos o contato do público com a comunicação das marcas nas redes sociais e em uma mídia essencial, como a televisão, a capacidade de reconhecimento e de lembrança é maior na TV.

As mídias essenciais oferecem muito mais que alcance, elas têm mais credibilidade e retêm uma maior atenção das pessoas. Isso é fundamental para aumentar o engajamento do público na continuidade do relacionamento.

Veja a força da NSC em cada região de Santa Catarina.

A primeira impressão com uma marca é importante para o engajamento. (Foto via Freepik).

Conexão

O que acontece a partir do momento em que o consumidor entra em contato com sua comunicação? Por que ele fará qualquer ação, como curtir suas postagens ou seguir seu newsletter?

A resposta mais teórica para isso está na identificação. Você precisa saber muito bem quem é o público-alvo com que se comunicará e qual é a persona da marca. A partir disso será possível trazer as informações mais relevantes para sua audiência e imprimir o tom da comunicação mais efetivo para aumentar o engajamento.

Também é importante lembrar que a comunicação não sobrevive apenas de campanhas comerciais. O consumidor não compartilha anúncios por si só, ele repassa histórias que o emocionaram, informações que o surpreenderam, conteúdos divertidos ou úteis para os conhecidos dele.

É preciso ir além dos anúncios comerciais e usar diferentes recursos para construir uma identidade de marca forte, que fomente essa conexão mais profunda. Você pode fazer isso com ações de:

Crie campanhas com conceitos fortes, histórias marcantes e muita criatividade para engajar o público. Uma boa proporção é dedicar 60% das campanhas a fortalecer a marca e 40% em vendas.

Sob uma perspectiva mais prática, sorteios e concursos ocasionais ajudam a movimentar as interações, principalmente on-line. No dia a dia, invista também em conteúdos interativos para aumentar o engajamento.

É claro, nem todas as interações são necessariamente positivas. Deve-se estar preparado para lidar com as reclamações que surgirem e evitar que todo o trabalho de conexão seja perdido com uma crise de imagem.

Aprenda como lidar com reclamações de clientes on-line.

“Siga.” A conexão com a marca depende da identificação com a mensagem. (Foto via Freepik)

Compartilhamento

Muito mais que um compartilhamento de um post, aqui nos referimos ao consumidor atuar como propagador da marca. Ele pode elogiar os serviços da empresa nas redes sociais, recomendá-la a um conhecido em conversa privada, fazer uma avaliação positiva no e-commerce, entre tantas formas de se tornar um compartilhador.

Isso ocorre em uma etapa posterior da jornada do consumidor, quando muitas empresas acreditam que não é mais necessário investir no engajamento desse público já convertido. É o que separa as marcas comuns das top of mind: as mais reconhecidas continuam próximas dos seus clientes e os transformam em embaixadores delas.

Para chegar a esse nível, primeiro você precisa de um excelente pós-venda, seja no sucesso do cliente, seja no SAC. Sem oferecer uma boa experiência ao público não será possível conquistar esse tipo de lealdade.

O segundo passo é a área de marketing entender que precisa trazer o consumidor para dentro da comunicação. Abrir à participação do público, criar conteúdos em parceria, mostrar cases de sucesso e ser interativo nas redes sociais são ótimas formas de ganhar a amizade da sua audiência.

Assim, sua comunicação não só será reconhecida, como despertará o desejo de as pessoas interagirem com ela.

Confira o que é reconhecimento de marca e como mensurar seu sucesso.

Encontre os veículos certos para aumentar o engajamento

Agora que você conhece os 3C para aumentar o engajamento (conhecimento, conexão e compartilhamento), é hora de tornar sua marca mais conhecida. Seja qual for seu público-alvo em Santa Catarina, a NSC tem uma solução para sua comunicação.

Faça o teste para ver como é fácil encontrar os veículos certos para sua estratégia. Em nossa ferramenta exclusiva, é só definir a segmentação, estabelecer o objetivo da campanha e limitar o orçamento para receber uma recomendação ideal para seu negócio. Aproveite o Simulador de Campanhas.


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