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Marketing

Conteúdo interativo: a solução para aumentar o engajamento

20/11/2019

De que modo é possível destacar a marca quando há tanta concorrência pela atenção do público? Para vencer esse desafio, muitas empresas têm buscado na criação de conteúdo interativo uma forma de aumentar o alcance e o engajamento em sua comunicação.

Só no WordPress, são mais de 70 milhões de novos artigos por mês. Somam-se a isso os milhões de posts nas redes sociais todos os dias, as 500 horas de vídeo salvas no YouTube por minuto e tantos outros tipos de conteúdo on-line e off-line que surgem a todo instante. Nesse cenário, as equipes de marketing são exigidas cada vez mais a romper o lugar-comum e despertar o interesse das pessoas.

Descubra então como o conteúdo interativo pode ajudar sua empresa.

Exemplos de conteúdo interativo

Primeiro, vamos deixar claro que o conteúdo interativo é definido pela necessidade de alguma ação concreta por parte do indivíduo. Esse conteúdo, em vez de permanecer passivo ao ser consumido, molda-se ou expande-se com a atividade das pessoas.

Exemplos:

  • Quizzes;
  • Avaliações;
  • Enquetes;
  • Infográficos interativos;
  • Jogos;
  • Aplicativos;
  • Pesquisas;
  • Ferramentas, como calculadoras e simuladores;
  • Conteúdo gerado pelo usuário;
  • Webinars;
  • Realidade aumentada;
  • Concursos;
  • Vídeos interativos.

Talvez o quizz seja o tipo de conteúdo interativo mais popular na internet, como os testes do Buzzfeed. Por sinal, 96% dos usuários que começam um desses testes no site vão até o fim, comprovando a eficiência do formato em reter a atenção do público.

Além dos quizzes, avaliações, enquetes e pesquisas são ótimas formas de conhecer melhor a audiência e avaliar a qualificação dos leads individualmente. É como aplicar um questionário de conhecimentos, preferências e interesses sem o público-alvo sentir o peso da formalidade nesse processo. Outros formatos, como veremos a seguir, também desempenham funções importantes na comunicação.

Leia também: Como o uso de informações pode aumentar sua taxa de conversão?

Quando o indivíduo é convidado a participar do conteúdo, a atenção dele é maior. (Foto via Kaboompics.)

Usando o conteúdo interativo no funil de vendas

De acordo com um relatório da DemandGen, 91% dos consumidores esperam conteúdos mais visuais e interativos. Portanto, quizzes e outros testes são muito úteis no topo do funil de vendas, porque têm maior potencial de compartilhamento e, consequentemente, maior disseminação. No entanto, para que funcionem, eles devem ser de fácil compartilhamento e bastante visuais.

Quando chegamos ao meio do funil, o consumidor precisa de informações mais ricas. Aí podem ser usados conteúdos interativos como webinars com perguntas e respostas ao vivo, ferramentas digitais, a exemplo do Simulador de Campanhas da NSC, e infográficos interativos.

Como ilustração do potencial de um infográfico interativo, o Globo Esporte traduziu de forma visual todos os gritos de “gol!” da Copa do Mundo da Rússia, mostrando as diferenças entre os narradores. Por meio das interações com esse material, o internauta pode tanto relembrar a história dos jogos como aprender conceitos musicais.

Com criatividade na hora de apresentar, qualquer tema pode tornar-se interessante e de fácil entendimento.

É importante destacar também o papel do conteúdo gerado pelo usuário, especialmente quando falamos de testemunhos de clientes. Eles são fundamentais no fundo do funil de vendas, pois transmitem segurança aos demais consumidores.

Mas a jornada do consumidor não acaba aí. Para fidelizá-lo, vale apostar em estratégias de gamificação e aplicativos que mantenham o público engajado com seu produto ou serviço.

Interatividade off-line

Até aqui comentamos sobre diversos formatos de conteúdo digital para aumentar o engajamento com a sua comunicação. Agora é o momento de mostrar que é possível propor interações também no off-line.

O objetivo dessa interação é atrair o público para o ambiente digital, onde ele terá acesso a mais informações e a uma continuidade da mensagem. Tendo isso claro, sua marca poderá aproveitar melhor as facilidades que a NSC traz para os anunciantes em Santa Catarina.

Destacam-se aí os novos recursos para a comunicação das marcas na TV e nas revistas multiplataforma. Na televisão, o uso de QR code permitirá à sua empresa direcionar o telespectador para seu site, oferecer descontos exclusivos ou conquistar novos seguidores nas redes sociais, tudo de forma imediata.

Já as revistas semanais da NSC trazem ainda mais recursos para a perfeita integração de campanhas on e off. Além do QR code, novos formatos de anúncio, realidade aumentada, 3D e etiqueta ad são outros meios de aumentar o engajamento com o conteúdo das marcas no material impresso.

Vale conferir: Descubra o conceito de revista multiplataforma da NSC

Consulte nossos especialistas em conteúdo

O conteúdo interativo é uma forma de destacar a mensagem da sua empresa em meio a um oceano de informação. Como vimos, ele pode ser usado tanto para atrair leads de uma forma divertida quanto para auxiliar nas conversões de marketing e vendas.

Entre os inúmeros formatos e meios de publicação, é preciso escolher os mais adequados ao seu objetivo e perfil de público. Essa não é uma tarefa nada fácil, mas temos um time de especialistas em conteúdo para ajudar você.

O Estúdio de Branded Content da NSC conta com profissionais que cuidarão do planejamento, da produção e da distribuição do seu conteúdo para que sua marca alcance os melhores resultados. Clique aqui para saber mais ou fale conosco pelo pelo nscbrandedcontent@somosnsc.com.br ou (48) 3216-3844.


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