Conheça Santa Catarina: população, economia, mídia e mais!

23/01/2020

Comunicação

Conheça Santa Catarina: população, economia, mídia e mais!

O Estado de Santa Catarina tem uma população com 7,25 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE, espalhada por seis regiões. Cada um desses polos tem uma geografia, uma tradição cultural e uma economia própria, mas é na mídia que encontram um elo em comum.

A relação da NSC com o povo catarinense remonta há mais de quatro décadas de história. Em todos esses anos, a empresa líder em comunicação no Estado cresceu enquanto ele mesmo se desenvolvia nos mais diferentes aspectos.

Regiões de Santa Catarina:

Em meio a tanta variedade, a NSC desenvolveu variadas formas de se conectar com a população de Santa Catarina. Por isso, apresentamos também a força da NSC em cada região catarinense.

Leia também: Santa Catarina em números: o poder do consumidor no Estado

Região Norte

Polo tecnológico, moveleiro e metal-mecânico, a região Norte conta com uma população de 1,4 milhão de habitantes e é nela em que se encontra a cidade mais populosa de Santa Catarina. Joinville, com seus quase 600 mil moradores, lidera também o ranking de potencial de consumo no Estado, segundo o IPC Maps, e de PIB, como aponta o IBGE.

A cidade ainda alcança outro feito: é a terceira com maior quantidade de startups por número de habitantes no Brasil, de acordo com um estudo da ABStartups.

Em apenas um dia, a NSC fala com 578 mil pessoas na região, em diversos veículos na TV, na rádio e nos impressos.

Na televisão, a NSC TV Joinville é responsável por cobrir o Norte catarinense. Na rádio, a cobertura é da Atlântida e da Rádio Globo. Além disso, as edições multiplataforma DC e AN levam o melhor do jornalismo à região.

Entre as marcas regionais que já tiveram ótimos resultados ao comunicar na NSC, vale destacar: Shopping Mueller, Univille, Paviloche e Metronorte.

Região do Vale do Itajaí

Conhecida pela indústria têxtil e do vestuário, naval e de tecnologia, tem em Itajaí uma porta — e um porto — de entrada do mundo para Santa Catarina e vice-versa, representando o segundo maior PIB entre os municípios do Estado. É a região mais populosa, somando quase 2 milhões de habitantes.

Ali, Blumenau é um polo habitacional, com mais de 350 mil moradores; produtivo, com o quarto maior PIB do Estado; de consumo, com o terceiro maior potencial de SC; e de inovação, com a sexta maior densidade de startups no Brasil.

Diariamente, a NSC fala com mais de 900 mil pessoas no Vale do Itajaí. A NSC TV Blumenau faz a cobertura pela televisão, enquanto as publicações DC e Santa encantam os leitores de jornal e a Atlântida chega pelas ondas da rádio.

Grandes marcas já aproveitaram esse amplo alcance da NSC na região, como FURB, Acqua 10, Haco, Grupo NetworkBrasil e Hemmer Alimentos, para construir campanhas de alto desempenho.

Região Oeste

O Oeste catarinense tem um histórico forte na produção alimentar e de móveis. Ao mesmo tempo, aposta na tecnologia para desenvolver seu futuro. É sede de algumas incubadoras de empresas em Santa Catarina e tem em Chapecó, cidade mais populosa da região, a segunda maior densidade de negócios inovadores no Brasil.

A NSC alcança, por dia, 443 mil pessoas na região. Os moradores do Oeste encontram o jornalismo de qualidade na NSC TV Chapecó, na rádio Atlântida e nas edições impressas do DC, além de terem acesso a todo o conteúdo nos portais digitais, como os demais catarinenses.

Quem já fez sucesso por ali anunciando na NSC foi: Grupo Passarela, Aurora, Kroths Alimentos, Renovigi, Construtora Catarinense, entre outras marcas parceiras.

Leia também: Conheça as estrelas da NSC TV em Santa Catarina

Mapa de Santa Catarina dividido pela base da economia de cada região. (Fonte: Observatório Fiesc)

Região do Planalto Serrano

A Serra é outra região com riquezas e tradições próprias, conhecida pelas indústrias de papel, celulose e madeira. Também é famosa pelo pioneirismo no turismo rural, sendo municípios como Urubici e São Joaquim muito procurados no inverno.

A diversidade de povos que forma a região é digna de nota e dá origem a inúmeras celebrações locais, como a Festa da Maçã em São Joaquim e a Festa do Pinhão em Lages. Esta é a cidade com maior número de habitantes no Planalto Serrano, com cerca de 160 mil habitantes, sendo a décima em tamanho da população no Estado.

A NSC comunica-se na Serra com 366 mil pessoas em uma base diária, pela NSC TV e pelo DC.

Algumas marcas locais que impulsionaram seus negócios com a ajuda da NSC foram Le Santé, Talismar e 1001 Sapatilhas.

Região Sul

No Sul encontramos uma economia baseada em vestuário, plásticos descartáveis, setor carbonífero e cerâmico. Ali, as duas maiores cidades são Criciúma e Tubarão, respectivamente a 7ª e a 13ª em maior população no Estado e a 11ª e a 5ª em maior densidade de startups no País.

Em toda a região, estima-se haver uma população aproximada de 950 mil habitantes entre os quais a NSC fala em um dia com 385 mil. O Sul é representado na NSC pela NSC TV e pela edição impressa do DC, além das notícias nos portais digitais, como NSC Total e G1 Santa Catarina.  

A Corrêa Back, com diversas lojas em Criciúma, alcançou retornos de até 80% de crescimento nas vendas com campanhas na NSC.

Região da Grande Florianópolis

Completando a volta pelo Estado, temos a Grande Florianópolis, com destaque na economia pelas áreas de tecnologia, turismo, serviços e construção civil. Tem uma população com mais de 1,1 milhão de habitantes e, só em Florianópolis, capital de Santa Catarina, são quase 500 mil pessoas.

Florianópolis ainda é a cidade com maior concentração de negócios inovadores no Brasil, base para diversas incubadoras de sucesso, detentora do segundo maior PIB em Santa Catarina e do segundo maior potencial de consumo entre os municípios catarinenses. Diversos indicadores de qualidade de vida da capital são igualmente favoráveis.

São José e Palhoça também se destacam no quesito populacional: aparecem na quarta e na nona posições entre as cidades mais populosas no Estado.

A NSC está presente na Grande Florianópolis por meio da NSC TV; na rádio pelas emissoras Atlântida, Itapema e CBN Diário; e nas edições do DC. Em apenas um dia, fala com mais de 500 mil pessoas na região.

Entre os cases de sucesso, podemos citar: Cimes, Intelbras, Hippo Supermercados, Unimed, Prefeitura de Biguaçu, Beiramar Shopping, entre muitas outros.

Leia também: NSC e o futuro do marketing de influência em Santa Catarina

Comece agora seu case de sucesso

Diversas empresas de várias regiões de Santa Catarina já aproveitaram a força da NSC por todo o Estado para alcançar os objetivos de vender mais, lançar algo novo ou fortalecer a marca. Construa você também o caminho para o sucesso com um passo simples: simulando sua primeira campanha em nossos veículos.

Com alguns cliques e de acordo com seus próprios objetivos, você recebe gratuitamente uma sugestão de campanha para maximizar seus resultados. Simule agora mesmo.

FONTE PARA DADOS DIÁRIOS:

KANTAR IBOPE MEDIA WORKSTATION STANDARD, ALCANCE (RCH%) INDIVIDUAL, TOTAL DE INDIVÍDUOS, 06H-30H.

- BLUMENAU, 07 A 13 DE ABRIL DE 2018, PROJEÇÃO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DA ÁREA DE COBERTURA DA NSC TV BLUMENAU (1.784.680).

- JOINVILLE, 11 A 17 DE ABRIL DE 2018, PROJEÇÃO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DA ÁREA DE COBERTURA DA NSC TV JOINVILLE (1.406.669).

- FLORIANÓPOLIS, FEVEREIRO/2019, PROJEÇÃO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DA ÁREA DE COBERTURA DA NSC TV FLORIANÓPOLIS (1.143.868).

- CRICIÚMA, 17 A 23 DE MAIO DE 2017, PROJEÇÃO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DA ÁREA DE COBERTURA DA NSC TV CRICIÚMA (974.610).

- CHAPECÓ, 06 A 12 DE ABRIL DE 2018, PROJEÇÃO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DA ÁREA DE COBERTURA DA NSC TV CHAPECÓ (892.116).

- JOAÇABA, 04 A 10 DE ABRIL DE 2017, PROJEÇÃO PARA OS TELESPECTADORES POTENCIAIS DA ÁREA DE COBERTURA DA NSC TV JOAÇABA (743.755).
Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui