logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

A força dos vídeos explicada em números

28/10/2019

As estatísticas comprovam: o vídeo marketing é uma das melhores estratégias de comunicação para atrair e prender a atenção do público.

Na internet, o vídeo gradualmente conquistou a preferência de consumo de conteúdo. Hoje ele representa 80% de todo o tráfego on-line, segundo a SmallBizTrends, e transformou o YouTube no segundo maior buscador do mundo, só atrás do Google, com mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas por dia. Além do YouTube, o Facebook (com mais de 100 milhões de horas assistidas por dia), o Instagram e novas plataformas, como Twitch e TikTok, tornam o formato visual ainda mais atraente.

Contudo, um fator que não pode ser esquecido é a importância do vídeo na televisão, capaz de romper a barreira entre o off-line e o on-line. O que acontece na TV também vira assunto na internet e viraliza.

Confira “O que é TV?” e descubra a força da televisão no Brasil.

Como o marketing de vídeo ajuda sua marca

O vídeo é um poderoso instrumento de divulgação da marca, engajamento do público e aumento das vendas.

Sob o ponto de vista do consumidor, alguns dados mostram a relevância do vídeo durante o processo de decisão de compra:

  • 68% dos consumidores preferem vídeos curtos para aprender sobre um novo produto ou serviço (Wyzowl);
  • 64% sentem-se mais favoráveis a comprar um produto depois de assistir a um vídeo (Hubspot);
  • 50% dos usuários de internet procuram por um vídeo antes de visitar a loja física (Google);
  • 4 em cada 5 consumidores acreditam que vídeos de demonstração são úteis (HubSpot);
  • Vídeos de produtos podem aumentar as vendas em 144% (Neil Patel).

O formato visual ajuda sua marca ao tornar muito mais fácil a descoberta e o aprendizado durante a jornada do consumidor. Afinal, ele já está interessado em vídeos e pode se informar sobre seu produto ou serviço de uma forma mais ágil, dinâmica e divertida.

Quer saber então como aplicar essa estratégia na sua comunicação? Confira as dicas a seguir.

Aproveite a leitura para tirar a dúvida: Qual é a melhor emissora de TV em SC para anunciar?

Não tenha medo de ser criativo para atrair a atenção do público. (Foto de Chris Yang via Unsplash.)

Dicas para conquistar o público

Quando bem feito, o vídeo marketing traz ótimos resultados. Em termos de compartilhamento, gera 12 vezes mais engajamento que textos e imagens estáticas combinados, e no quesito conversão é capaz de aumentar os cadastros em uma landing page em até 80% e os cliques em um e-mail entre 200% e 300%.

Mas, para ter sucesso, é preciso aplicar os seguintes preceitos.

Não perca tempo:

De acordo com uma pesquisa da Visible Measures, os primeiros dez segundos de vídeo são essenciais para capturar a atenção do público, já que nesse breve instante é avaliado se o conteúdo vale a pena ou não. Portanto, deixe de lado as vinhetas de abertura e comece à toda.

Crie um vínculo inicial:

Uma boa forma de chamar a atenção no começo do vídeo é apresentar uma pergunta, um problema comum ao público-alvo ou até mesmo uma cena curiosa. O importante é suscitar uma emoção e tenha relação direta com o espectador.

Seja breve:

Na televisão, os vídeos são naturalmente mais curtos, mas a falta de um limite definido na internet pode levar algumas marcas a passar da conta. Nesse caso, não existe uma medida exata, mas três quartos dos internautas preferem vídeos de até um minuto e 60% deles ficarão até os dois minutos.

Dependendo do dispositivo de acesso, esse tempo pode variar. Acessos via desktop são os mais breves, seguidos pelo celular e, com uma média de tempo assistido de 5 minutos por vídeo, por último vem o iPad. Por isso, é essencial analisar onde seus vídeos estão sendo vistos para planejar o conteúdo de acordo.

Seja leve:

Mais da metade do conteúdo em vídeo da internet é assistido em dispositivos móveis. Pensando na questão da acessibilidade — e no fato de que a conexão no Brasil é mais lenta que em países mais desenvolvidos —, vale a pena cuidar para que o tamanho do arquivo de vídeo não atrapalhe a abertura do material.

Pense sem som:

Um porém dos vídeos da internet é que uma campanha que dependa muito de sons pode ser prejudicada pelo comportamento do usuário. No Facebook, 85% das pessoas assistem com o volume desligado, por exemplo. Considerando tal cenário, é importante planejar seus roteiros para que sejam autoexplicativos visualmente e, quando necessário, colocar legendas em tela.

Esqueça as bordas pretas:

De acordo com a HubSpot, 75% das pessoas preferem assistir a vídeos horizontalmente. Esse é um costume desde o contato com a televisão e é como podemos aproveitar melhor a tela dos dispositivos móveis, rotacionando-a.

O problema é quando um conteúdo pensado inicialmente, por exemplo, para os stories do Instagram tenta ser convertido para o formato horizontal ou vice-versa. Nesses casos, 82% do público sente-se irritado com as bordas ao redor do vídeo.

Saiba tudo sobre marketing de vídeo

Continue aprendendo como aplicar uma estratégia de vídeo na sua comunicação com nossa seleção especial de conteúdos sobre o assunto. Nestes artigos, trazemos muito mais dados, informações sobre formatos, dicas e exemplos para abrir o caminho do seu sucesso. Confira!


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico