Como ser Top of Mind: lições das marcas vencedoras

15/07/2019

Comunicação

Como ser Top of Mind: lições das marcas vencedoras

Mais que marcas, protagonistas. Esse é o reconhecimento que o Prêmio Top of Mind, uma realização da NSC Comunicação em parceria com o Instituto Mapa, confere às empresas mais lembradas de Santa Catarina ano a ano.

Celebrando sua 25ª edição, o Top of Mind 2019 premiou 65 empresas, em 43 categorias, com base nas opiniões de mil consumidores e 150 executivos dos 30 municípios com maior população do Estado.

Se vencer já é uma grande honra — e resultado de ter estratégias bem definidas do marketing até o atendimento ao consumidor —, imagine ser a marca mais lembrada em sua categoria por 25 anos consecutivos! Esse é o caso de Koerich e Angeloni, que receberam uma homenagem especial por esse feito na cerimônia de entrega das premiações, realizada em 4 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Descubra então um pouco da história de algumas marcas que se destacaram nesta edição do evento e quais dicas os seus gestores dão para se tornar e permanecer na mente do público.

Leia também: Conheça as marcas em destaque no Top of Mind 2019

As marcas revelam: como ser Top of Mind

Em entrevista a Camille Reis, comunicadora da NSC, diretores e gerentes de grandes empresas catarinenses revelam o caminho para serem memoráveis nos seus ramos de atuação.

Koerich

Prêmios “Grupo familiar destaque catarinense” e “Loja de Eletrodomésticos na Grande Florianópolis”.

Fundada em 1955 como uma fiambreria, o Koerich conseguiu manter a tradição ao longo de gerações, sem jamais estagnar no tempo e deixar de evoluir. Os valores de trabalho, responsabilidade social, transparência nos negócios e intensa participação associativa e comunitária se fazem tão presentes agora, na era digital, quanto há 64 anos.

A proximidade com o consumidor sempre foi um diferencial da marca. Dos sorteios de prêmios que caíram no gosto popular, jingles que viraram marchinha de Carnaval e o costume de pedir licença aos moradores para estabelecer sua loja em uma nova cidade, até sua presença nas redes e no e-commerce, o Koerich mostra que é gente nossa.

— Nós temos três gerações administrando e inovando, porque a inovação é indispensável na vida de qualquer empresa — comenta Antônio Koerich, diretor-presidente das Lojas Koerich.

E qual seria o segredo para ser Top of Mind por 25 anos?

— Administrar com lealdade, princípio, fundamento e levar a coisa em frente, olhando principalmente para a criatura humana e o nosso cliente. E é o desejo de nos programarmos hoje, recebendo o prêmio de 25 anos, já projetando o 26º.

Assista à entrevista de Antônio Koerich para Camille Reis.

Angeloni

Prêmio “Supermercado”.

O comprometimento com o consumidor e a busca constante pela excelência no atendimento, tanto nas lojas físicas quanto no comércio virtual, norteiam o trabalho desta rede de supermercados que existe desde 1958.

A marca familiar que começou em Criciúma, hoje está presente em diversas cidades do Estado com uma rede de mercados, farmácias e postos de combustível, além das vendas on-line há praticamente 20 anos. Para se manter memorável, a inovação é tida como aliada e por isso o Angeloni investe em tecnologias como autoatendimento, drive-thru e e-commerces específicos por setor para facilitar a vida dos clientes.

— Ser Top of Mind por 25 anos, consecutivamente, é um desafio diário de bom atendimento, para que os clientes tenham a melhor experiência de compra. A gente tem uma enormidade de concorrentes, mas o que vai nos diferenciar é o atendimento e a experiência de compra. Para vencer os obstáculos, só com uma equipe vencedora, capacitando nossos profissionais — explica Norberto Colla, diretor de TI e Logística do Angeloni.

Confira o papo completo com Norberto Colla.

Engie

Prêmio “Empresa, instituição ou fundação catarinense destaque em sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.

O que move a maior produtora privada de energia elétrica no Brasil? Com certeza, o objetivo de oferecer serviços e soluções inovadoras aos seus clientes, para reduzir custos e melhorar infraestruturas em empresas e cidades, além de um sério compromisso com o meio ambiente desde o início de suas atividades em território nacional, em 1998.

O prêmio recebido no 25º Top of Mind atesta esse modo responsável de atuar: 90% de sua capacidade energética instalada no País vem de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa. Para a Engie, sustentabilidade não fica apenas no discurso, é ação diária e daí o merecido reconhecimento.

— O portfólio da Engie ser essencialmente de energias renováveis nos dá um diferencial de mercado. Mas eu também destacaria a questão da sustentabilidade nas ações sociais e ambientais que nós fazemos. Essa conjugação de portfólio, ações sociais e sustentabilidade nos dá realmente um diferencial no mercado de energia elétrica — salienta Júlio César Lunardi, diretor administrativo da empresa.

Veja na íntegra o depoimento de Júlio César Lunardi, da Engie.

Cassol

Prêmio “Loja de material de construção”.

Para a Cassol, o Top of Mind é um endosso do povo catarinense ao empenho e à dedicação que a marca demonstra todos os dias em suas lojas e centros de distribuição.

É claro, a empresa fundada em 1958 também sabe que, nesta nova era, a presença virtual é importantíssima para estreitar o relacionamento com o consumidor. Graças a um investimento constante em uma comunicação mais próxima e nos canais digitais, a marca obteve um crescimento mensal em novos acessos e em faturamento on-line. 

— A Cassol é uma empresa que se moderniza a todo momento. A gente tem de estar preparado para atender a esse consumidor cada vez mais exigente. Então busca constantemente, através de produtos e serviços que sobem para nossa plataforma on-line, atender a esse consumidor. E, paralelo a isso, tem um trabalho muito forte nas redes sociais — conta Leonardo Foresti, gerente de Marketing da Cassol.

Saiba mais sobre a modernização da Cassol no vídeo.

Havan

Prêmios “Grande empresa catarinense de comércio” e “Loja de departamentos”, além de “Empresário destaque do comércio” para seu presidente, Luciano Hang.

A varejista catarinense fundada em Brusque, no ano de 1986, hoje chega a todo o Brasil por meio do e-commerce e ainda conta com 126 lojas físicas em 17 estados. Até dezembro de 2019, mais 25 unidades devem ser abertas em território nacional.

O projeto de expansão, sem dúvida, é ousado. Para tanto, grandes investimentos estão sendo feitos. O centro de distribuição em Barra Velha será ampliado e contará com novas tecnologias para acelerar a separação de produtos para as filiais. A produção passará a 12,5 mil itens por hora.

— Sinto que estamos em um mundo digital, mas as pessoas querem visitar lojas, ter bons produtos e ser bem atendidas. Esse é o diferencial da Havan. Quero ter a maior e melhor loja, mas sempre na procura de ser e nunca achar que é. Quando você acha que chegou, é o começo do fim — reflete Luciano Hang, presidente da empresa.

Então, como a Havan concilia o varejo on-line com o off-line?

— O cliente da internet não é tão assíduo como o da loja física. Todo dia a gente aprende alguma coisa com as lojas ponto-com, mas cada vez mais querendo agradar ao nosso cliente através do contato pessoal. O futuro será as lojas físicas interligadas com as lojas ponto-com, prestando um serviço cada vez melhor — complementa Hang.

Assista à entrevista completa com o presidente da Havan.

Tirol

Prêmio “Leite”.

Fundada em 1974, a Tirol trabalha com o compromisso de desenvolver alimentos de qualidade e com segurança alimentar, oferecendo um mix com mais de 170 produtos.

A confiança do público é um dos fatores que levaram a marca a ser Top of Mind pelo 18º ano consecutivo em Santa Catarina. Graças a um rígido controle de qualidade, a Tirol conseguiu estabelecer um posicionamento forte no mercado e na lembrança do público.

No entanto, a empresa sabe que para se manter memorável é preciso se renovar.

— A Tirol tem certeza de que está conquistando novas consumidoras, estamos cada vez mais inovando, porque entendemos que rejuvenescer a marca e estarmos ligados com as necessidades dos consumidores e atualizados com isso é o nosso desafio. Estamos em constante inovação de procedimentos, de pessoas, de produtos e, principalmente, de empresa — esclarece Gioceli Escorsin, gerente de Marketing.

Descubra mais lições da Tirol.

Mueller

Prêmio “Shopping Center na Região Norte”.

Experiências digitais para criar um engajamento real com o público, essa é a aposta do Shopping Mueller, cujo resultado é perceptível na premiação.

Mas as mídias digitais e os recursos audiovisuais são apenas parte da explicação do sucesso da marca, estabelecida em 1995 na cidade de Joinville. Eventos, apoio à cultura, ações sociais e, claro, muita atenção à satisfação dos clientes nas áreas de compras, serviços e entretenimento faz com que o Shopping Mueller esteja cada vez mais presente na vida dos catarinenses.

— Nós acreditamos em uma forte cultura institucional voltada para o receber as pessoas e isso é muito alinhado com o público. Joinville é uma cidade muito solidária e nós temos nossas ações de apoio. Temos também a questão da cultura, enquanto Joinville se consolida cada vez mais como um polo cultural — diz Aurea Raquel Pirmann, superintendente do Shopping Mueller.

Ouça a fala da superintendente a Camille Reis.

Pittol

Prêmio “Rede de lojas de calçados”.

Para a Pittol, o segredo para ser Top of Mind em um mercado tão competitivo como o de calçados é ouvir o principal motivo de a marca existir: os clientes.

A empresa é outro exemplo de negócio que faz história em Santa Catarina. Presente desde 1958, hoje ela atua nos três estados do Sul do Brasil e oferece uma ampla gama de calçados e confecções para diferentes públicos. Da primeira loja no município de Concórdia até o comércio virtual dos dias de hoje, a Pittol se destaca por trazer produtos de moda a preços justos.

— Nosso principal diferencial é o foco no cliente. Nós oferecemos a ele produtos de qualidade, variedade e, principalmente, facilidade no pagamento — destaca Gabriella Parisotto, gerente de Marketing da Pittol.

Veja o vídeo de Gabriella Parisotto e dos demais líderes catarinenses.

Saiba mais sobre as marcas Top of Mind

Ao todo, foram 65 empresas premiadas na 25ª edição do Top of Mind, evento realizado pela NSC Comunicação em parceria com o Instituto Mapa e patrocinado pelo portal Negócios SC. São muitas histórias e muitas lições para compartilhar!

Para facilitar e enriquecer a sua leitura, além destes destaques, trazemos muito mais conteúdo reunido em um só lugar. No caderno especial do prêmio você confere todas as marcas vencedoras e como elas se tornaram memoráveis para o público catarinense.

Leia, aprenda e coloque em prática! Clique aqui e acesse o Caderno Top of Mind 2019.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui