Reconhecimento de marca: como mensurar seu sucesso?

01/02/2019

Comunicação

Reconhecimento de marca: como mensurar seu sucesso?

Todo empreendedor no fundo sonha que sua marca seja um sinônimo da sua área de atuação. Isso representa ocupar um lugar de destaque no mercado, é ser a primeira solução que vem à mente do consumidor diante de certa necessidade ou desejo, é ser top of mind. Marcas assim não apenas tendem a vender mais que suas concorrentes, como têm mais valor para o público.

Esse valor, claro, envolve muitos elementos subjetivos. Mas também há formas concretas de mensurar o reconhecimento de uma marca e é do encontro dessas duas vertentes que podemos mensurar o sucesso dela. Veja a seguir como é possível fazer isso.

A importância de ter uma identidade forte

Para uma marca ser reconhecida, antes ela precisa ser conhecida e tal conhecimento se dá por meio de uma identidade bem definida. E quando falamos disso, é mais que a identidade visual da marca, estamos falando também de toda a cultura organizacional por trás dela.

Uma cultura focada no consumidor, com posicionamento alinhado aos interesses dele e uma relação transparente, além de uma experiência agradável em todos os pontos de contato on-line e off-line com a marca, são os componentes de uma identidade forte. Amarrando tudo isso entram os elementos da comunicação, como a imagem, o tom de voz, etc.

Como se pode perceber, o reconhecimento de uma marca diz muito mais sobre sua essência e seu propósito no mercado que uma comparação direta com os preços ou as características dos produtos dos concorrentes. Uma marca dominante é aquela que conquista o bolso, mas principalmente o coração do público.

Então, como fazer essa mensuração do reconhecimento?

Leia também: Como ter um propósito definido ajuda a aumentar o valor da marca

Medindo o reconhecimento da marca

Neste artigo adotaremos critérios de avaliação da imagem da marca muito mais próximos de pequenas e médias empresas que das megacorporações, justamente para mostrar que o reconhecimento está ao alcance de todos. Confira!

Leitura recomendada: Afinal, o que é ser uma marca Top of Mind?

Como se tornar uma marca reconhecida

O primeiro passo é se dedicar à criação de uma identidade forte, com uma cultura organizacional pela qual valha a pena ser reconhecida. Tenha bons produtos e serviços, agregue o máximo de valor a eles e ofereça uma experiência de atendimento encantadora em todos os pontos de contato com o consumidor, nas lojas, na internet, por telefone ou onde for.

O segundo, e tão importante quanto, é levar essa marca ao público e estar presente no dia a dia para fixá-la em sua mente com criatividade e relevância. É exatamente nesse sentido que a NSC pode levar sua marca a um novo patamar por meio do nosso núcleo estratégico de branded content e de parcerias com importantes agências de comunicação do Estado. Conheça nosso trabalho.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui