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Marketing

Como o marketing social fortalece marcas e ajuda o mundo

08/07/2019

O marketing social é um conceito definido por Philip Kotler, que diz respeito às marcas influenciarem comportamentos que beneficiem a sociedade como um todo ou determinado público-alvo.

É o foco principal da estratégia de comunicação do terceiro setor (organizações de iniciativa privada sem fins lucrativos, como Médicos Sem Fronteiras e Litro de Luz), mas qualquer empresa pode levantar a bandeira das causas sociais. Promoção da saúde e bem-estar, segurança, conscientização ecológica e combate a preconceitos e desigualdades estão entre as principais defesas do marketing socialmente responsável.

Essa prática contribui tanto para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa se insere quanto, em um sentido mais amplo, para a criação de um mundo melhor. E mais: fortalece as marcas e sua conexão com o público.

Leia também: Campanha quer estimular a doação de órgãos em SC

NSC lança o Movimento A Vida Com Vida.

Por que aderir ao marketing social?

O consumidor moderno é engajado com aquilo que consome. Para ele, o valor de um produto ou serviço não está só no preço ou em fatores técnicos. Outros elementos, como o posicionamento da marca e a identificação com seus valores, afetam a decisão de compra.

O marketing social tem sido um dos caminhos seguidos pelas marcas para se manterem relevantes diante dessa realidade. Para algumas, essa prática é novidade. Para outras, como o Grupo Koerich, já é uma tradição.

— O Koerich é uma marca com mais de 60 anos e a responsabilidade social sempre fez parte dos nossos negócios. Aliás, esse é um dos pilares que nos sustenta para irmos ainda mais longe — esclarece Adilson Toll, gerente de marketing do Grupo Koerich.

Pesquisas comprovam a importância do marketing social para uma percepção mais favorável pelo público. Por exemplo, segundo um estudo de Shelton Group, 86% dos consumidores acreditam que as empresas devem se posicionar em causas sociais e, para eles, isso as torna mais atrativas.

Mas além das vantagens para si, em termos de agregar valor à sua relação com a sociedade e fortalecer a marca, há o benefício que as empresas podem trazer para o mundo.

— Fazemos o bem porque acreditamos no poder transformador da sociedade quando empresas e pessoas se unem por uma causa. E a sociedade percebe e reconhece quando a ajuda é genuína — assegura Toll.

Leia também: Reconhecimento de marca: como mensurar seu sucesso?

A doação de órgãos é uma causa social urgente.

A Vida Com Vida: um exemplo a seguir

Nesse panorama, a NSC lançou o Movimento A Vida Com Vida para lutar por uma importante causa social: a doação de órgãos.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2019 existem 33.984 pessoas na fila de espera por órgãos, sendo que 67% delas aguardam pelo transplante de rim e 28% aguardam pelo transplante de córnea.

Mas o número atual de doações é insuficiente para ajudar a quem a vida depende disso. Só no primeiro trimestre de 2019, segundo a mesma ABTO, 806 pessoas faleceram na lista de espera pelo Brasil. Isso poderia ser evitado com uma maior conscientização sobre o assunto.

Santa Catarina ainda ocupa um lugar privilegiado nessa questão. A taxa de doadores de órgãos é de 40 por milhão, conforme a SC Transplantes. Já a média nacional, revelada pelo Ministério da Saúde, é de apenas 17 por milhão. 

Muitos já foram salvos e ganharam uma segunda oportunidade graças a um gesto simples: conversar em família e declarar seu desejo de doar órgãos. São casos como o de Kelly Cristina Dias, que recebeu um transplante de coração, e de Charles André Espíndola, que agora pode ver o rosto de seu filho com clareza depois do transplante de córnea.

Por outro lado, o professor Dante Tomio e outras 690 pessoas continuam na fila de espera no Estado. Diante dessa situação, empresas que apoiam as causas sociais como o Grupo Koerich abraçaram prontamente A Vida Com Vida.

— É preciso chamar a atenção para esta causa e conscientizar a população, formar redes de solidariedade que possam disseminar a cultura da doação de órgãos. Santa Catarina é um dos estados mais atuantes nesta causa e isso nos motiva ainda mais, pois sabemos que é preciso engajar mais pessoas e criar uma consciência coletiva. Salvar vidas é um gesto de amor e pode estar ao alcance de todas as famílias — salienta o gerente de marketing do Grupo Koerich.

Leia também: Cada doador de órgãos pode beneficiar em média cinco pessoas, diz SC Transplantes

Material de divulgação de A Vida Com Vida que sua empresa pode baixar e usar.

Como fortalecer sua marca e a sociedade

Ajudar a salvar vidas e fortalecer sua marca apoiando uma causa social importante não custa nada. O Movimento A Vida Com Vida é democrático e gratuito, é só baixar os materiais da campanha e começar a divulgar com seu próprio logo.

Como funciona:

  1. Acesse a página de materiais de A Vida Com Vida e baixe conteúdos sobre doação de órgãos. Nessa pasta você encontrará diferentes formatos de materiais, entre banners, cartazes, vídeos e posts para redes sociais;
  2. Insira a identidade da sua marca. Isso mesmo, a NSC criou o movimento e a linguagem visual, mas é você quem dá vida a ele. Assine as peças com seu logo e reproduza-as livremente em sua comunicação;
  3. Compartilhe nas mídias essenciais, nas redes sociais, no e-mail marketing, por WhatsApp, na comunicação interna e onde mais desejar. O objetivo é impactar o maior número de pessoas, estimular o debate e aumentar o número de doação de órgãos;
  4. Se quiser, confira o canal A Vida Com Vida na NSC Total e descubra mais informações relevantes sobre o assunto, com histórias comoventes de quem foi salvo ou ainda espera pelo transplante, para trazer mais argumentos à sua comunicação.

É livre para baixar, é fácil de colocar em prática, não custa nada e, acima de tudo, salva vidas. As marcas têm um grande poder de voz para ampliar esse debate, como lembra Adilson Toll:

— A questão da doação de órgãos é um tema que precisa ser mais discutido e a conscientização só será possível quando tivermos bons exemplos a serem seguidos e esse é o nosso papel enquanto instituições.

Transforme essa campanha de marketing social em uma bandeira sua. Assim, sua marca sai mais forte, e nossa sociedade também. 

Acesse os conteúdos de A Vida Com Vida e apoie essa causa.


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