Anunciar em TV, rádio, jornal ou digital: qual escolher?

05/09/2019

Comunicação

Anunciar em TV, rádio, jornal ou digital: qual escolher?

Opções não faltam para quem deseja aumentar o desempenho das suas estratégias de marketing. Pequenas e médias empresas já podem estar presentes nas mídias essenciais com orçamentos de até R$ 5 mil e são diversas oportunidades de investimento em comunicação de resultado.

Agora fica a dúvida: como escolher entre anunciar na TV, rádio, jornal ou digital? Qual é o meio ideal para seu objetivo? Deve combinar mídias nas suas campanhas?

Pensando nessas questões, trazemos a seguir algumas informações interessantes com base no que você espera da sua comunicação.

O que sua empresa quer ao anunciar em TV, rádio jornal ou digital?

Pense um pouco a respeito. Sugerimos quatro alternativas a seguir, mas você não precisa se restringir a elas nem escolher apenas uma. Para tirar dúvidas sobre quais são os meios de comunicação ideais para seu negócio, pode sempre contar com a ajuda dos nossos consultores.

(Imagem de TeroVesalainen via Pixabay.)

Ter a marca reconhecida

O reconhecimento da marca é uma soma de fatores. Primeiro, é claro, ela precisa ser vista. Então, a impressão deve ser positiva e repercutida. Por fim, a lembrança por parte do público é essencial.

Considerando esses três quesitos, é difícil não falarmos da televisão por uma série de motivos:

A televisão é especialmente vantajosa para quem quer anunciar novidades, como o lançamento da própria marca ou de produtos e serviços, ou ainda se reposicionar no mercado. Mas continua sendo uma estratégia bastante válida para negócios que querem continuar se fortalecendo. É o caso, por exemplo, da Ibagy e da Bogoni Oftalmologia.

[newsletter newsletter-title=”Assine nossa Newsletter para ficar por dentro dos nossos conteúdos!” ]

Aumentar a presença no dia a dia da audiência

Agora, é preciso entender que o custo de produção de vídeo para televisão nem sempre cabe no orçamento, especialmente para as empresas que estão dando os primeiros passos em comunicação. No entanto, existe outra forma de aumentar o reconhecimento da marca, desta vez por meio do aumento frequência de veiculação de anúncios. Estamos falando da rádio.

O excelente custo-benefício que este meio traz permite anunciar mais vezes e por um período maior de tempo. Outra vantagem da rádio é que ela acompanha os ouvintes em vários momentos do dia: em casa, nos deslocamentos, à noite… Isso ainda possibilita comunicar-se de diferentes formas com um mesmo público, de acordo com o horário.

Inspire-se nos cases de sucesso da Paviloche e da FURB, entre tantos outros de nossos anunciantes, para maximizar sua comunicação. 

Leia também: Como e por que fazer spots de rádio (com dicas)

(Foto de Jonathan Velasquez via Unsplash.)

Conquistar a atenção exclusiva do público

Digamos que sua marca precise da atenção total do público para uma mensagem importante. Imagine que seu negócio é uma das maiores redes de restaurantes do mundo pedindo desculpas por ficar sem comida. E você precisa ser levado a sério.

Esse é o caso de investir no jornal impresso. O meio tem índices sensacionais de atenção exclusiva da parte dos leitores e são fontes confiáveis dos brasileiros quando o assunto é informação.

Se você se identifica com esse objetivo, siga o exemplo do Grupo NetworkBrasil, que conquistou novos clientes e ainda fortaleceu a marca.

Domínio total sobre sua campanha

Sua equipe é obcecada por métricas e quer medir e analisar cada ação de marketing? Então o digital é recomendado para sua empresa, uma vez que o ambiente on-line possibilita uma mensuração mais precisa dos resultados.

Saiba o número de impactos gerados por iniciativas de branded content e anúncios, confira quanto tráfego isso originou em suas próprias páginas e compare seu desempenho virtual como um todo com a melhor distribuição de conteúdo on-line.

Além disso, o digital é o meio que permite a segmentação mais minuciosa de público, graças às diversas camadas de afunilamento disponíveis. Você pode veicular campanhas para determinada região, a pessoas de ambos ou um único gênero, de acordo com o perfil econômico-social, faixa etária e ainda assuntos de interesse. É o segredo do sucesso Il Campanário Villaggio Resort e de tantas outras parcerias da NSC.

[newsletter newsletter-title=”Assine nossa Newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos!” ]

Combinando estratégias

Provavelmente você se interessou por mais de um objetivo. Quer aumentar o reconhecimento da marca, mas também quer uma quantificação precisa das suas ações de marketing. Deseja ter mais frequência de veiculação, sem abrir mão da credibilidade…

Por isso, o melhor investimento em mídias essenciais é aquele que engloba as forças de cada uma em uma campanha integrada. Assim a marca sai fortalecida em várias frentes.

Você pode criar esse tipo de estratégia cross media com facilidade usando o Simulador do Negócios SC. Com essa ferramenta inteligente, simula campanhas de acordo com seus objetivos e condições orçamentárias, recebendo gratuitamente uma sugestão ideal de veiculação que inclui uma ou mesmo todas as mídias essenciais na sua comunicação. Clique e faça uma simulação.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui