logo Negócios SC
Acelere suas vendas
Marketing

Anúncios de jornal: como eles podem impulsionar seu negócio

27/12/2018

O jornal pode trazer diversos benefícios quando faz parte da estratégia de marketing de um negócio. Embora esse meio de comunicação seja reconhecido por entregar produtos jornalísticos, ele sempre esteve ligado à publicidade, abrigando tipos variados de anúncios.

Por terem públicos bem específicos e fiéis, os jornais podem ajudar uma organização a alcançar seu público-alvo com maior eficácia, além de serem vistos como fontes confiáveis de informação, como mostra a pesquisa O consumidor de mídia brasileiro (Ibope, 2016).

Quer saber mais sobre como usar essa ferramenta em uma estratégia de marketing? Neste artigo, explicaremos algumas características dos tipos de anúncios, falaremos sobre algumas das vantagens de utilizar esse meio e como fazer isso.

Características dos anúncios de jornal

Anúncios publicitários têm a finalidade de conquistar a atenção do público e destacar uma marca entre as concorrentes. Eles podem promover produtos, serviços e ideias, entregar uma informação relevante para o público no momento e fortalecer uma marca.

Em jornais impressos eles podem ser feitos em vários formatos. Os mais comuns são conteúdos publicitários, anúncios de página inteira, ½ página ou ⅓ de página, em rodapés, em uma sequência de páginas, em boxes ou encartes. Em jornais online podem ser incluídos banners digitais, vídeos, hiperlinks e conteúdos patrocinados em páginas de terceiros.

Outra possibilidade é a mídia nativa. Saiba mais sobre como ela funciona lendo o artigo Publicidade Nativa – Vantagens e dicas.

Já para classificados, há opção de anúncios de linha, que são textos curtos inseridos em seções específicas, que envolvem venda, troca, vagas de empregos, etc divididos em categorias. Nesse tipo de anúncio, há ofertas bastante diretas e curtas e o público em geral pode explorar a seção para encontrar algo que já está procurando.

Vantagens dos anúncios de jornal

Como já mencionado, os jornais em suas versões impressas ou digitais são considerados fontes confiáveis de informação, principalmente se considerarmos o aumento da disseminação de notícias falsas as fake news. Nesse contexto, estar em veículos de renome é uma forma de dar mais credibilidade a uma marca, que estará atrelada a um veículo de boa reputação e qualidade.

Além de ser referência para muitas pessoas, há jornais que apresentam grande alcance e têm leitores frequentes. Dessa forma, anunciar nesse meio é uma estratégia que pode se utilizar do perfil dos leitores de determinado veículo, dando um direcionamento maior à campanha.

Nos jornais online ainda há a diversidade de formatos disponíveis para anunciar, que podem beneficiar estratégias distintas e fortalecer a presença da marca no ambiente digital. Muitos jornais impressos também estão na internet e oferecem informações durante todo o dia, acompanhando a audiência por mais tempo.

Saiba como o Grupo NetworkBrasil  consolidou sua relevância em Santa Catarina por meio do branded content clicando aqui.

Como anunciar em jornais

Para fazer um anúncio, é importante pensar nos objetivos da empresa, nas pessoas que devem ser alcançadas e nos formatos ideias para que a campanha chegue até elas. Estude o público e pense na linguagem e nas peças mais adequadas para atraí-lo.

Caso o anúncio seja de publicidade nativa, pesquise os tipos de conteúdos mais procurados pelos potenciais clientes da organização, quais são suas dúvidas, o que é tendência para ele no momento e como sua empresa pode ser útil através dos conhecimentos e expertise que tem sem precisar falar do seu produto.

É importante se comunicar com o público leitor do jornal mantendo a mesma linguagem padrão do veículo. Quando falamos de publicidade nativa, por exemplo, isso quer dizer que ela é nativa do meio em que está. Para investir nesse formato, contar com a expertise de profissionais do jornal em que o conteúdo será veiculado é importante para tornar esse conteúdo interessante para o público e levá-lo para a jornada de consumo do leitor.

Para saber como usar o público-alvo na estratégia de um negócio, leia o artigo O que são buyer personas, como criá-las e utilizá-las em estratégias.

Com as peças em formatos definidos ou conteúdos prontos, procure veículos de confiança e que cubram as regiões que você precisa alcançar. A expertise de agências de publicidade e os profissionais do veículo podem ajudar bastante nesse momento. Caso você precise de consultoria, procure a área comercial, de planejamento ou estúdio de branded content da marca. Elas podem auxiliar você a entender como potencializar seus investimentos em anúncios.

Como a NSC pode ajudar

A NSC comunicação possui em seu portfólio jornais líderes de leitura em Santa catarina, como Diário Catarinense, A Notícia, Santa e Hora de Santa Catarina, que somam mais de 300 mil leitores diários¹.

Com mais de 14,5 milhões de pageviews por mês² nos portais online, a empresa demonstra o seu compromisso com a verdade e traz mais segurança aos anunciantes que desejam falar com toda Santa Catarina.

Quer fazer anúncios de jornal em veículos confiáveis e de grande alcance? Leia o conteúdo baixe nossos mídia kits e veja as melhores formas de estar em veículos referência no estado.

 

¹Métrica de projeção de impacto da ANJ baseado no IVC de outubro de 2018 | segunda a sábado.

²Google analytics | outubro de 2018 | Pageviews: DC, AN, JSC E HSC


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Veja como deixar sua marca na memória do consumidor Conheça o Estúdio NSC
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico