logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Como montar uma equipe de vídeo para televisão e web

15/08/2019

O caminho para encantar seu público-alvo passa pelo vídeo. O formato gera mais engajamento que imagens estáticas e mais retenção na memória que textos.

Seja para comerciais de TV, seja como parte de inbound marketing, uma produção de vídeo profissional é necessária para passar credibilidade à mensagem. Para isso, uma equipe de colaboradores capacitados em captação, edição e veiculação é indispensável.

Muitas empresas optam por terceirizar todo esse processo a agências, que se encarregam de contratar os profissionais para suas campanhas de vídeo marketing. Nesse sentido, o Estúdio de Branded Content da NSC trabalha com grandes parcerias em Santa Catarina e nossos consultores podem ajudar você a encontrar as melhores soluções em comunicação no Estado.

Outras, no entanto, preferem contratar freelancers para projetos específicos ou ter uma produção audiovisual in-house. Isto é, dentro de casa, na própria empresa. Se esse é o seu caso, apresentamos a seguir as funções essenciais na hora de montar uma equipe de vídeo.

Aproveite para saber mais sobre a força da televisão no Brasil:

Antes de montar a equipe dos sonhos

Aqui preferimos nos referir às funções de captação, edição e veiculação, uma vez que existem profissionais capacitados para executar atividades simultâneas. Por exemplo, um(a) cinegrafista pode também editar, um(a) social media pode igualmente analisar resultados, e assim por diante.

Mas antes é preciso definir três funções importantes de processos internos da empresa. Vamos ver quais são?

Leia também: Guia completo de vídeo marketing para conteúdos de impacto

Atendimento

É a ponte entre a empresa e todos os profissionais envolvidos no projeto. É responsável por elaborar o briefing, distribuir as demandas e conseguir as aprovações necessárias.

Mídia

Vídeo é para ser visto. Portanto, é papel da mídia encontrar os melhores veículos on-line e off-line de veiculação para atingir o maior número possível de pessoas do público-alvo, otimizando o investimento.

Aprovação

Quem é responsável por dar OK à produção, finalização e veiculação das campanhas? É a gerência de marketing, a diretoria da empresa ou alguém mais? Deve-se decidir isso antecipadamente para evitar mal-entendidos e gargalos no processo.

Funções de captação e edição de vídeo

Agora sim vêm as etapas de “mão na massa”.

Redação

Um bom vídeo começa com um bom roteiro. Desde a construção do storytelling até as falas, um profissional experiente de redação é capaz de encontrar uma solução criativa para a sua necessidade de marketing e vendas.

Direção de arte

Logo após o roteiro, vem a preparação do storyboard. A direção de arte é quem ajuda a transpor o roteiro para o campo visual, indicando como deve ser o vídeo e quais elementos devem constar nele.

Produção

É quem faz tudo acontecer, encontrando os profissionais com portfólio mais adequado a cada campanha, coordenando as gravações e indo atrás de locações, equipamentos e objetos necessários para a realização do vídeo.

Direção / câmera

Este é um dos casos em que se pode enxugar funções em projetos menores. A não ser que seu vídeo seja uma animação, alguém precisará filmar. Em uma filmagem simples, no caso de um depoimento ou webinar, alguém para controlar a câmera é o suficiente. Já em comerciais de televisão, por exemplo, uma direção mais criativa é necessária.

Assistentes de produção e direção

São aquelas pessoas que oferecem uma mão em tarefas específicas, como iluminação, transporte de equipamentos, apoio ao elenco etc.

Elenco

Quem estará na frente da câmera ou narrando atrás dela? Seus colaboradores ou atores e atrizes profissionais? Quem sabe até possa usar influenciadores para potencializar o reconhecimento da marca? Essas pessoas serão a cara da sua empresa para o público, então as escolha bem.

Figurino e beleza

Ao trabalhar com pessoas reais, um mínimo de cuidados com as roupas e com cabelo e maquiagem é necessário. Mesmo para homens, um pouco de maquiagem para retirar o brilho da pele, mais visível na câmera, dá aquele toque mais profissional ao conteúdo.

Captação de áudio

Às vezes, um microfone de lapela pode bastar, como em uma entrevista. Já um comercial de TV é outra história e demanda um(a) profissional para operar o microfone e garantir que o áudio esteja em perfeitas condições para a edição.

Edição de áudio e vídeo

Idealmente são duas funções diferentes, pois trabalham com competências bem diversas entre si. Mas uma coisa é o ideal, outra é o possível dentro do orçamento. Se a sua empresa tem alguém que consiga fazer ambas, ótimo!

Animação

Pode ser que tudo que sua empresa esteja tentando fazer é um vídeo institucional animado para apresentar sua missão, visão e valores. Isso economiza muitas das funções, como produção, direção, elenco (exceto narração), entre outras, entrando o papel da animação. Mas mesmo que seu vídeo tenha tudo isso, talvez ainda sejam necessários alguns toques animados para deixar o resultado mais atraente e dinâmico.

Leia também: Como fazer iluminação de vídeos para web e comerciais de TV

 

Sorria, você está gerando resultados! (Foto de Seth Doyle via Pexels.)

Veiculação de vídeo

Uma vez produzido, aprovado e finalizado o vídeo, ele pode ser veiculado de acordo com sua estratégia de mídia estabelecida antes mesmo da produção. Mas só veicular não é o bastante.

Social media

Sua empresa está pronta para o engajamento que virá? Mesmo que o foco da sua campanha seja a televisão, fazer crossmídia com o digital pode trazer ótimos resultados. Para isso, é preciso manter o dedo no pulso das interações on-line e responder ao público com agilidade.

Análise de dados

Acompanhar em tempo real os resultados obtidos pela sua campanha em vídeo ajuda a priorizar os meios e veículos de maior retorno sobre o investimento, além de gerar aprendizados valiosos para suas próximas ações de vídeo marketing.

Observação: A princípio, pode parecer um pouco assustador ver essa lista de funções. Mas, como ressaltamos, vários papéis podem ser assumidos por uma mesma pessoa, desde que consiga desempenhá-los. E tudo dependerá do tamanho do seu projeto e do formato desejado. Pense nesta lista como áreas de atenção ao fazer vídeos.

Como aumentar sua audiência

Quer aumentar o desempenho das suas produções audiovisuais e exibir seus vídeos para milhares de catarinenses?

A NSC traz muitas vantagens tanto em televisão quanto nos portais digitais para anunciar na líder em comunicação no Estado. Sua empresa ainda conta com o apoio de nossos consultores para otimizar seu investimento e obter melhores resultados na suas campanhas.

Descubra com quem entende tudo do assunto como é fácil anunciar em Santa Catarina.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico