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Por que é importante investir em comercial de TV [em dados]

11/01/2019

“A televisão é coisa do passado. Ninguém mais assiste. Investir em comerciais de TV não vale a pena. Só marcas grandes podem pagar…” Provavelmente você já ouviu uma ou várias dessas frases. Nenhuma delas é verdadeira.

Os fatos não mentem. Aqui no portal Negócios SC já trouxemos diversos dados que comprovam o alcance e a importância da TV para a comunicação de empresas que querem vender mais. Vimos que a televisão está presente em mais de 97% dos lares brasileiros, que 74% dos catarinenses assistem a ela diariamente, sendo um veículo importante para se comunicar com diversos públicos, e até quanto custa anunciar na TV aberta.

E tem mais. Neste artigo, vamos mostrar que a televisão não só é algo muito presente, como o consumo dela tem crescido no Brasil. Além disso, veremos de que modo os brasileiros percebem os comerciais de TV.

Vamos desbancar mais alguns mitos?

Por que é importante investir em comercial de TV

Ao contrário de algumas opiniões temerosas, a televisão se estabelece como um veículo em expansão no Brasil. Como prova disso, o tempo médio gasto pelos brasileiros em frente a ela tem crescido ano a ano, é o que revela uma pesquisa da Kantar IBOPE Media. Em 2007, esse tempo era de 5 horas e 10 minutos por dia. Hoje, chega a mais de 6 horas e 17 minutos diários.

Para se ter uma comparação, as redes sociais ocupam em média um tempo muito menor no dia a dia do brasileiro: 3 horas e 39 minutos, segundo a GlobalWebIndex.

Além de a TV passar mais tempo diante do consumidor, o aproveitamento dessas horas é melhor para as marcas que anunciam nela. Sob a perspectiva do recall, isto é, a capacidade de alguém se lembrar da marca após ver o anúncio, a televisão é o veículo mais eficaz. Na TV, 62% dos espectadores lembravam-se dos anunciantes, enquanto no smartphone esse índice caía para 46%, revelou um estudo da Hub Entertainment Research.

A mesma fonte apontou que a televisão retém uma maior atenção das pessoas. A Midia Intelligence Co. comprovou essa informação em um estudo próprio, indicando que a TV gera duas vezes mais atenção ativa que o YouTube e 14 vezes mais que o Facebook. Os mesmos pesquisadores afirmaram que comerciais televisivos tendem a gerar resultados 2,44 vezes maiores que os exibidos no Facebook e 2,75 maiores que no YouTube.

Em resumo, no Brasil se consome cada vez mais TV, que é o veículo de maior alcance no país, e quem anuncia nela é mais lembrado e tende a obter melhores resultados.

Leia também: Pesquisa sobre investimentos em mídias de massa 2018

Como o brasileiro avalia a televisão e os comerciais de TV

Outro dado relevante da pesquisa Kantar IBOPE Media diz respeito a como a TV permanece como referência para os telespectadores brasileiros: 53% deles confiam na televisão para se informar e 44% a têm como principal fonte de entretenimento.

As propagandas também são bem avaliadas na TV, com 56% de aprovação, conforme um estudo de mercado do Opinion Box, em parceria com a Digitalks. Os anúncios do Facebook ficaram atrás, com 51% de aprovação. Ainda de acordo com esse estudo, 67% dos entrevistados afirmam que, se a propaganda é bem feita, é prazeroso assistir a ela.

Acima de tudo, o brasileiro tem maior confiança na televisão. Esse é um dos motivos que levaram a Hemmer Alimentos, empresa blumenauense, a investir em comerciais de TV em um novo momento da marca:

“A gente precisava de um veículo que nos desse amplitude, mas com credibilidade” — revela Elisandro Nunes da Rosa, gerente comercial.

Assista ao case: Um novo momento da marca Hemmer

Alinhando as estratégias off-line e on-line

Além da Hemmer Alimentos, diversas empresas catarinenses já colhem os excelentes resultados das suas campanhas com a NSC. São exemplos de sucesso como o da Metronorte, que dobrou seu faturamento em tempo recorde, e de muitas outras.

Para trazer resultados positivos como esses às campanhas da sua empresa, é importante alinhar as estratégias de marketing off-line e on-line. O telespectador permanece conectado enquanto assiste à televisão e espera encontrar uma unidade na comunicação entre os diversos canais da marca, sem atritos.

Em vez de pensar nesta ou naquela estratégia isolada, o segredo é se colocar na pele desse novo consumidor multiplataforma e pensar que, independentemente do ponto de partida, o objetivo final da campanha deve ser o mesmo. Portanto, estes são alguns fatores cruciais para considerar:

  • Qual é o objetivo da campanha?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Qual é o melhor horário para alcançá-lo na televisão?
  • Quais são os canais digitais que ele acessa?
  • Que adaptações de formato ou de linguagem precisam ser feitas para cada veículo?
  • Os veículos se complementam e se relacionam sem confundir o público?

Respondendo previamente a essas questões, seu marketing on e off andará de mãos dadas e sua empresa poderá ter um retorno maior do investimento.

Leia também: Como divulgar minha empresa: principais dúvidas

Próximo passo

Como vimos, os dados comprovam que anúncios em TV são um ótimo investimento para empresas que desejam aumentar as vendas, ainda mais quando se alinha as estratégias de marketing em diferentes canais. A NSC pode ajudar você a alcançar os resultados esperados e orientar sua estreia nos comerciais de televisão, basta começar fazendo uma simulação sem custo.

 


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