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Comunicação

Passo a passo para criar uma campanha de TV com a NSC

01/12/2020

Uma campanha de TV pode ser um excelente meio para alcançar seus objetivos de marketing e vendas. A televisão não só traz incomparáveis retornos de investimento, como oferece oportunidades para marcas dos mais variados portes, áreas de atuação e até orçamentos.

Enquanto isso atrai novos anunciantes para a televisão todos os anos, também desperta algumas dúvidas de quem deseja fazer sua primeira campanha de TV. Mas não precisa se preocupar, pois anunciar na TV não é um bicho de sete cabeças. Isso porque a NSC auxilia em todo o processo e oferece oportunidades especiais para colocar sua marca diante de milhares de espectadores catarinenses de um jeito rápido, inteligente e econômico.

Para resolver algumas dessas dúvidas, confira a seguir um passo a passo da criação de campanhas de TV na NSC.

1. Descobrindo oportunidades na televisão

Diferentes negócios têm diferentes realidades, motivações e necessidades. A NSC entende que existem inúmeros pontos de partida para traçar uma estratégia de comunicação. Por isso, oferece soluções para variados cenários de marca.

Cenário A: anunciar ou não na televisão?

Às vezes, a marca não sabe ainda se a campanha de TV é o melhor caminho para alcançar seus objetivos — ou se está dentro das condições dela para aquele momento. Nesse caso, existem duas soluções gratuitas.

A primeira delas é o Simulador de Campanhas da NSC. Essa é uma ferramenta inteligente para auxiliar na elaboração de estratégias de mídia, pois nela é possível especificar seu objetivo, seu público-alvo e seu orçamento para receber um direcionamento mais preciso para sua comunicação. Ou você pode falar diretamente com nossos consultores para saber como é possível encaixar a campanha de TV na sua realidade.

Cenário B: deseja anunciar na TV, mas o orçamento é limitado

Em outras ocasiões, a equipe está mais segura de que a televisão é o caminho adequado a seguir, mas tem alguma restrição de orçamento que coloca a campanha em xeque.

Para esses casos, é possível contar com soluções de vídeo para economizar nas suas campanhas com a NSC. O melhor exemplo disso é o Vídeo Express NSC, que oferece produção do comercial em até 48 horas por uma produtora de vídeo, estratégia de veiculação feita pela NSC e condições facilitadas no plano de mídia. Tudo com um valor bastante acessível para pequenos negócios.

Aqui também vale consultar nossos especialistas comerciais para descobrir oportunidades especiais de mídia na programação. Dependendo da segmentação da campanha de TV, a veiculação pode sair mais em conta e com ótimo custo-benefício.

— Foi uma surpresa quando vimos quais eram as oportunidades da NSC TV. Está dentro do nosso alcance e a equipe comercial foi extremamente assertiva no que precisávamos em termos de pagamento, foram flexíveis. Então, decidimos aproveitar — comenta Sabrina Pama Castanho, proprietária da Mil e Uma Sapatilhas.

Cenário C: está pronta para anunciar

Se a empresa já tem um orçamento de marketing bem definido e só precisa alinhar o plano de mídia, pode usar o Simulador de Campanhas para testar diferentes abordagens à estratégia ou conversar com nossa equipe. Sempre recomendamos essa consulta mais direta porque a NSC está ao lado do anunciante desde o planejamento.

Além disso, com toda a expertise que temos no mercado catarinense, podemos orientar as marcas quanto aos melhores horários para anunciar, qual é a frequência recomendada e que outras mídias podem ser usadas para alcançar os objetivos de marketing e vendas.

Leia também: Audiência da Globo aumenta o alcance das marcas na pandemia

A NSC tem soluções para diferentes cenários de marcas que querem estar na televisão. (Foto via Freepik)

2. Desenvolvimento da estratégia

Como se vê, a NSC pode participar ativamente do planejamento da campanha de TV, sempre visando aos melhores resultados para a marca, se ela assim precisar. Entre os cases de sucesso que tiveram participação ativa da NSC, podemos destacar os da Container Florianópolis e Harmonize Home Decor, entre tantos outros.

Um fator comum aos anunciantes na NSC é que eles se sentem abraçados e apoiados pela empresa líder em comunicação em Santa Catarina. O foco da parceria está sempre no sucesso do anunciante, daí a atuação que vai muito além da veiculação de mídia.

— É sensacional o atendimento! Desde que cheguei, fui super bem recebido, de portas abertas. Sempre recebemos ajuda também para montar melhor as nossas estratégias. Só temos a agradecer e que essa parceria dure por muitos e muitos anos — declara Dartagnan Sant’ Anna, CEO da Bella Hub.

3. Compra de espaço de mídia

Quando falamos do espaço de mídia em si, existem alguns caminhos possíveis, dependendo de qual foi o ponto de partida da marca. Se ela escolheu uma solução como o Vídeo Express NSC, por exemplo, a mídia foi adquirida com a produção do comercial de TV.

Em outros casos, o contato pode ser feito com a área comercial da NSC. Vale destacar a importância de fazer essa compra de espaço de mídia com antecedência, para garantir o melhor posicionamento da marca.

Agências de publicidade, representando seus clientes, ainda podem fazer a compra eletrônica pelo sistema Globo Ads, uma vez que a NSC TV é afiliada à Rede Globo de Televisão.

4. Cadastro e credenciamento

Para anunciar na NSC, clientes e agências devem fazer os respectivos cadastros, com envio de documentos para análise financeira e jurídica. No caso de empresas que sejam representadas por agências, aquelas devem fazer o credenciamento destas por meio da emissão de Carta de Credenciamento e da documentação complementar, quando necessária.

Confira a lista completa de documentos em: Tudo sobre como Anunciar na Globo em SC

5. Produção da campanha de TV

Se você escolher a solução Vídeo Express NSC, terá a produção da campanha de TV em 48 horas, a partir da entrega dos materiais solicitados, com qualidade profissional de uma empresa parceira da NSC.

Por outro lado, se fizer a produção por conta própria ou via agência de publicidade, terá de contratar uma produtora de vídeo ou uma equipe de audiovisual à parte. Isso envolverá a criação de um roteiro, elaboração do storyboard, captação de áudio e vídeo, edição, entre outras etapas.

— Fiquei bem satisfeita. Foi bem focado nas nossas redes sociais e deu certo — aprova Joelma Nahyr Vicente Vieira, proprietária da Harmonize Home Decor, em relação ao Vídeo Express NSC.

6. Entrega digital dos arquivos de vídeo

A entrega dos arquivos para veiculação da campanha de TV é sempre digital, por meio de players homologados pela Globo. O prazo de entrega para exibição é até às 18 horas do dia útil que antecede a veiculação. Se houver necessidade de alguma compra ou alteração emergencial de mídia, ela deverá ser feita pelo plantão operacional Globoexpress, com antecedência mínima de quatro horas ao início do horário escolhido para exibição do anúncio.

7. Analise seus resultados

Existem diversas formas de analisar o impacto da TV nos seus resultados de marketing e vendas. É importante acompanhar algumas métricas nesse sentido para entender melhor a importância de uma campanha de TV para seu negócio e quando aumentar esse investimento.

Você pode analisar métricas de televisão relacionadas ao impacto direto nas vendas, ao engajamento digital, ao fortalecimento da marca etc. Pode também conversar com seus clientes para descobrir como eles conheceram a marca, pois muitas vezes eles mencionam a campanha de TV.

— Os clientes batem foto do momento em que está passando na televisão e mandam para a gente. A marca está ficando sólida, ficando conhecida, está bem legal. A NSC é líder — revela Leandro Mateus, da Mateus Casa de Carnes e Fiambreria, que também anunciou na NSC TV.

Para saber mais detalhes sobre como exibir sua marca para milhares de catarinenses ao mesmo instante, aproveite as informações e dicas do guia Tudo sobre como Anunciar na Globo em SC.


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