logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Comunicação

O impacto da TV no engajamento das redes sociais

19/06/2020

Estar presente nas redes sociais é suficiente para gerar engajamento com a marca? Como veremos, há um aspecto fundamental que não pode ser esquecido na estratégia de comunicação digital: o impacto da TV na presença on-line.

Embora pareçam existir em universos separados, as redes sociais e a televisão estão mais conectadas do que se imagina. Inclusive, o maior engajamento na primeira depende muito da segunda. Entenda melhor esse assunto adiante.

A televisão é tema das conversas na internet

A primeira prova da proximidade desses universos surge ao analisarmos o que as pessoas falam nas redes sociais. Com frequência, é algo que viram na televisão.

Como mostrado em “O que é TV?”, 97% dos tuítes sobre conteúdo são de menções à programação televisiva. Essa já é a base das conversas on-line.

Então avançamos para a relevância dos grandes fatos televisivos. Isto é, programas decisivos para a audiência, como eventos esportivos, coberturas especiais de notícias e até mesmo reality shows. Eles destacam ainda mais o impacto da TV nas redes sociais.

Por falar em reality show, podemos mencionar o caso da vigésima edição do Big Brother Brasil. Um único episódio do programa gerou mais de 2,5 milhões de menções nas redes sociais e o BBB 20 chegou a emplacar simultaneamente 21 termos entre os mais comentados do mundo no Twitter.

Agora, será que é possível gerar um debate também em torno de marcas que aparecem na televisão? Os números mostram que sim.

Leia também: Veja como anunciar na TV com rapidez e menor custo

Não à toa dizemos que a TV gera conversa. (Foto via Freepik)

O impacto da TV no engajamento das redes sociais

Para analisar mais precisamente o impacto da TV, a 4C realizou um estudo ao longo de seis meses com diversas marcas. A 4C é uma empresa especializada em ciência de dados e tecnologias de mídia, que concluiu a análise da seguinte forma:

“É importante para profissionais de marketing entenderem que anúncios na TV estimulam os consumidores a interagir com os perfis sociais e conteúdos da marca. Se há uma meta de engajamento para a campanha, a TV pode alcançar esse objetivo”.

O porquê dessa conclusão fica claro quando vemos os dados encontrados nesse estudo. De acordo com os pesquisadores, um em cada cinco engajamentos (19,5%) nas redes sociais da marca foram gerados por comerciais de TV. Não à toa eles definem a televisão como um dos elementos-chave para gerar esse tipo de engajamento para as empresas na internet.

Inclusive, supõe-se que anúncios nas próprias redes sociais teriam um desempenho muito superior, já que as marcas estão a um clique de distância do consumidor. Mas isso não se comprovou. Anúncios nas redes sociais representaram 34% dos engajamentos.

Isso quer dizer que a televisão não só traz um maior retorno da publicidade no longo prazo, como também tem um papel importante no curto prazo dentro dessa conversa com o digital.

Leia também: Qual é o retorno da publicidade das marcas?

Por que a televisão consegue impactar tanto as redes sociais?

Alguns fatores ajudam a explicar o porquê de a televisão gerar tamanho engajamento nas redes sociais.

Em primeiro lugar, a TV é uma mídia essencial com grande adesão do público. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, 73% dos catarinenses assistem à TV diariamente. Estamos falando de quase 5 milhões de pessoas, só em Santa Catarina, vendo televisão todos os dias.

O segundo ponto tem a ver com o comportamento do consumidor multitelas. Uma pesquisa do Google revela que 69% dos brasileiros usuários de internet consomem conteúdo em duas ou mais telas ao mesmo instante. Ou seja, enquanto assistem à TV, eles acessam a internet e vice-versa.

Aliás, é por causa desse comportamento que a tendência dos “anúncios compráveis” é tão promissora para as marcas. A maioria do público já está com o celular em mãos quando vê um comercial de televisão com QR Code, por exemplo.

Mas talvez o principal fator para explicar o impacto da TV no engajamento das redes sociais tenha a ver com confiança. A televisão é a mídia mais confiável para os brasileiros e a Covid-19 tem ressaltado isso.

Nas primeiras semanas da pandemia, praticamente só se falou do novo coronavírus e o assunto dominou as redes sociais. E onde as pessoas buscaram informação? Nos canais de TV e nos jornais de confiança. Em determinados horários, mais que dobrou o número de pessoas assistindo à Rede Globo.

A Kantar MEDIA Ibope aponta que para 79% dos brasileiros a TV é o meio mais confiável na hora de se obter informações sobre o novo coronavírus. Então, quando o assunto é conquistar respeito e atenção do público, seja em momentos especiais, seja no dia a dia, a televisão indispensável em uma estratégia de comunicação.

Leia também: Qual é a melhor emissora de TV em SC para anunciar?

Anuncie na Rede Globo

Você sabia que anunciar na Rede Globo pode ser rápido e fácil? Com a presença na maior rede de televisão do Brasil, sua empresa pode ter muito mais engajamento nas redes sociais. Além disso, pode fortalecer a marca, ajudar milhões de pessoas a descobrir seus produtos ou serviços, e vender mais.

Confira o passo a passo no e-book Tudo Sobre Como Anunciar na Globo em SC e conheça as oportunidades que farão a diferença para seu negócio.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico