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O que é publicidade nativa? Veja as vantagens dessa abordagem

21/12/2018

Com as facilidades e o grande público que a internet oferece, fazer parte desta rede é cada vez mais essencial para as organizações. No entanto, é preciso ter uma estratégia bem desenhada e um bom planejamento de ações de marketing digital, com estratégias e anúncios que levem a empresa a alcançar o público certo.

Embora pensemos logo em anúncios em redes sociais, portais de notícias ou em sites de busca, há outras formas bastante eficazes de fazer publicidade do seu negócio ou serviço no meio online. A publicidade nativa, ou Native Ads, é uma dessas formas, que tem recebido muita atenção por não se parecer com um anúncio em formato “tradicional”.

Veja mais sobre publicidade nativa, as vantagens de utilizá-la e dicas para fazer bons anúncios.

O que é publicidade nativa

A publicidade nativa é uma estratégia que busca entregar conteúdos relevantes para o público sem atrapalhar a sua experiência online.

Por exemplo, quando uma pessoa faz uma pesquisa e chega a uma página, ela acredita que encontrará o que está procurando. Porém, ela é surpreendida por banners de publicidade que não a interessam. Isso pode causar incômodo e até levá-la a sair da página.

A publicidade nativa não funciona dessa forma. Seu objetivo é transmitir a mensagem de uma empresa em espaços externos, ou seja, fora de seu site ou de suas plataformas.

Em vez de falar de uma marca ou produto, essa estratégia aborda assuntos relacionados ao contexto da organização, às atividades que exerce e ao que ela deseja dizer ao público por meio de materiais diversos, como conteúdos publicitários, anúncios, textos, entrevistas, infográficos e quizzes, por exemplo.

Dessa forma, conteúdos, peças e anúncios utilizam os elementos da página em que estão, utilizando o formato, a linguagem e as cores do ambiente em que são divulgados. Assim, não atrapalham a leitura e as pessoas de forma mais sutil para outros portais e marcas.

Leia também 5 tipos de canais de comunicação para atingir diferentes gerações.

Quais as vantagens da publicidade nativa

A publicidade nativa é mais contextualizada e direcionada a pessoas que se interessam pelos temas trabalhados pela empresa. Por oferecer informações relacionadas às da página em que o visitante está, ela é o próprio conteúdo ou está inserida em links e indicações ao final do conteúdo, sem causar impacto visual negativo.

Além de ser considerada uma forma de publicidade muito menos intrusa, a publicidade nativa também ajuda a criar uma conexão com a audiência, mostrando que a marca é especialista em determinado assunto e é uma fonte de informação confiável.

Essa estratégia ainda pode ser usada para alcançar objetivos distintos. Por exemplo, os anúncios podem aumentar o número de vendas, de assinatura de e-mails e gerar leads.

Saiba mais sobre a automação de marketing aqui.

Como fazer anúncios nativos de qualidade

Agora que você já sabe o que é a publicidade nativa e as vantagens de empregá-la em sua estratégia, veja como começar a fazer bons materiais e anúncios com essa abordagem. 

Conheça o seu público-alvo

A primeira coisa a fazer antes de pensar em qualquer estratégia é conhecer bem o seu público-alvo. Esse conhecimento servirá para construir um conteúdo ou anúncio direcionado para as pessoas certas, pensando em linguagem, temas, formatos e espaços de veiculação.

Você pode criar uma ou mais personas para ajudar a equipe de marketing a planejar a comunicação com a audiência, reunindo em personagens as principais características dos seus clientes. Se você tem dúvidas sobre como fazer uma persona, o artigo O que é buyer persona, como criar uma e como utilizá-la nas estratégias vai ajudar.

Tenha um planejamento

Qual o seu objetivo ao utilizar esse formato de publicidade? Pense no que você deseja, se quer gerar mais leads ou reforçar o propósito da sua marca, por exemplo, e construa uma estratégia para alcançar esse objetivo.

Reunindo essa decisão com as informações sobre o seu público será possível se planejar, estabelecendo orçamento, metas para serem cumpridas e indicadores para serem acompanhados durante a campanha.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Como montar o plano de mídia da sua marca ou produto.

Crie bons materiais

Com o planejamento pronto, chega a hora de pensar na produção. Quando uma pessoa clica no seu anúncio, ou em uma chamada que levará para o seu conteúdo publicitário, ela pode ainda não estar preparada para fazer uma compra, por isso, é importante considerar em que etapa da jornada de compra ela está.

Os anúncios ou conteúdos podem divulgar o seu produto ou serviço, oferecendo demonstrações e amostras, por exemplo, ou oferecer informações relacionadas ao setor, às funcionalidades, aos problemas que ele soluciona e assim por diante.

Em todos os casos é importante ter bons conteúdos, que sejam atrativos e entreguem ao consumidor ou potencial cliente o que ele procura. Pesquise características que tornem as ofertas mais atraentes e, caso elas sejam voltadas para pessoas no início da jornada de compra, garanta que os conteúdos tragam a informação que o leitor procura.

Vale lembrar: o que importa é o que o público quer ver, e não o que você quer dizer.

Para garantir materiais de maior qualidade, você também pode procurar uma agência de comunicação. Com o auxílio de profissionais do ramo, os conteúdos podem ser mais assertivos, chegando ao público ideal. 

Direcione para o público certo

Para que a publicidade chegue às pessoas com perfil mais próximo ao das suas personas, é preciso segmentar os anúncios. Você pode utilizar os algoritmos do Native Ads, que consideram dados como localização geográfica, informações de redes sociais e de buscas já feitas.

Considerando os interesses e as características do público é possível escolher o tipo de página em que o anúncio estará, focando no tema do seu negócio.

Onde anunciar para ter os melhores resultados

Ao optar pela publicidade nativa é possível incluir seus conteúdos publicitários ou anúncios em diferentes espaços, como redes sociais, portais, e blogs principalmente os de notícia. Para alcançar o público certo é importante escolher plataformas relevantes, que tenham bom alcance e sejam consideradas como fontes confiáveis de informação.

A NSC apresenta várias plataformas de comunicação, que têm como objetivo oferecer conteúdos de qualidade ao público de Santa Catarina e a quem acompanha os acontecimentos do estado.

Dessa forma, as empresas que desejam se conectar com os catarinenses podem anunciar nos seus diversos canais e obter os melhores resultados, seja para vender mais, fortalecer sua marca ou lançar algo novo. Simule a sua campanha e veja quais os melhores veículos e formatos para anunciar!

Neste post você viu que a publicidade nativa é uma alternativa eficaz para anunciar, que oferece ao usuário conteúdos e materiais relevantes, de acordo com a sua fase da jornada de compra.

Quer aprimorar sua estratégia de marketing e alcançar o seu público? Conheça as principais tendências em marketing para 2019 e 2020!


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