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Automação de marketing: 5 dicas para quem quer começar

19/12/2018

O marketing digital oferece várias ferramentas para melhorar um negócio, permitindo que uma marca se fortaleça, interaja com o público-alvo, aumente as vendas e monitore resultados em tempo real. Com tantas possibilidades, fica cada vez mais difícil ignorar esse tipo de marketing na estratégia de uma empresa.

Porém, quando pensamos em todas as ações que podem ser feitas no ambiente digital, fica a dúvida de como gerenciar todos os processos. Para isso, existe a automação de marketing, que tem como objetivo ajudar as organizações a se comunicarem com o público de forma personalizada – mesmo que ele seja bastante grande.

Quer saber como essa prática pode trazer benefícios para a sua estratégia de marketing? Neste texto, explicaremos o que é a automação de marketing, quais são os seus benefícios e como utilizá-la. Boa leitura!

O que é automação de marketing

A automação de marketing, ao contrário do que alguns pensam, não é simplesmente tornar processos automáticos. Envolve o uso de tecnologias, como softwares, para realizar as diversas tarefas do marketing digital e melhorar os resultados de uma empresa.

Se todas as ações de comunicação online fossem feitas manualmente, a equipe gastaria muito tempo e precisaria ter muitas pessoas. Por exemplo, seria necessário, além de produzir conteúdos e peças, monitorar o engajamento do público, o resultado das estratégias, coletar informações de cadastro e, ainda, criar e-mails um a um para os potenciais clientes.

Com a automação de marketing o trabalho da equipe diminui bastante. Por meio de soluções tecnológicas é possível enviar e-mails segmentados, analisar resultados, como a taxa de abertura e de cliques, agendar postagens para redes sociais, avaliar o engajamento e assim por diante. Dessa forma, melhora a estratégia e, ao mesmo tempo, facilita a rotina dos profissionais da área.

Benefícios da automação de marketing

  • Melhora na gestão de leads

Um dos maiores benefícios do uso de automação de marketing é a possibilidade de chegar até os clientes de forma personalizada, por meio de vários canais.

No marketing de conteúdo, que faz parte do marketing digital, há o que chamamos de jornada de compra. Ela começa quando o consumidor passa a procurar informações sobre determinado assunto e chega até os materiais que uma empresa produz.

A partir daí, ele continua em contato com os conteúdos, se cadastra para receber materiais e se torna um lead que passa a receber novos conteúdos por e-mail, vai aprendendo sobre seus desafios e soluções até compreender que precisa da solução oferecida pela companhia.

Ao observar as pesquisas do consumidor nos sites de busca é possível saber se ele está mais ou menos próximo de fechar uma compra. Assim, os profissionais conseguem pensar nas melhores formas de continuar em contato e conduzi-lo até o final da jornada.

Isso significa que quando uma pessoa se cadastra no seu site ela pode não estar perto de comprar. Nesse caso, é importante continuar interagindo com ela, ou seja, fazendo a nutrição de leads e oferecendo informações relevantes e que podem levá-la a adquirir a sua solução no futuro. Para isso, podem ser enviados materiais como e-books, quizzes e convites para webinars, por exemplo.

A automação de marketing é fundamental para esse processo, permitindo que a empresa localize e converta oportunidades em clientes ao longo do processo de nutrição.

  • Redução do ciclo de vendas

Com uma ferramenta de automação, a empresa pode colocar diversas tarefas em andamento sem sobrecarregar a equipe de marketing. Assim, os profissionais podem receber leads qualificados, ou seja, que já sabem quais são os seus problemas e como podem solucioná-los.

Dessa forma, os consumidores chegam até à equipe de vendas com menos dúvidas e questionamentos. Isso permite que os profissionais se dediquem mais à etapa final da jornada, ajudando os clientes a escolherem entre as opções disponíveis, tornando o ciclo de vendas menor.

  • Economia de tempo e trabalho

Como já vimos nos tópicos anteriores, a redução do ciclo de vendas está atrelada ao aumento da produtividade dos profissionais de marketing, que têm a ajuda das ferramentas de automação para saber no que os potenciais clientes estão interessados e, assim, gerar leads.

No entanto, é importante lembrar que a automação dos processos de marketing não acontece em um curto período de tempo ela demanda esforços técnicos e uma produção prévia de conteúdos. Porém, quando a prática é implementada, a equipe de vendas e de marketing consegue se dedicar às outras tarefas devido ao ganho de produtividade.

A adoção da prática agiliza os processos do marketing de uma empresa, reduz o tempo gasto no funil de vendas e pode até diminuir os custos com mão de obra.

Agora que você já conhece os principais benefícios da automação de marketing para um negócio, veja algumas dicas de como usá-la para melhorar a estratégia da empresa.

Dicas para utilizar a automação de marketing

1. Tenha uma estratégia

Pense nos seus objetivos ao investir na automação de marketing e defina o que e quem você pretende alcançar. Saiba quem é a persona que guiará as ações de comunicação e quais os indicadores serão usados para mensurar os resultados da estratégia ao final do processo.

Ao ter um foco claro é possível traçar possíveis caminhos para alcançá-lo, pensando sempre na jornada de compra e na experiência que os clientes terão em cada etapa dela.

Leia também Como montar o plano de mídia da sua marca ou produto.

2. Escolha a melhor ferramenta de automação

Escolha uma boa ferramenta de automação. Pesquise as opções mais adequadas para a sua empresa, veja os planos disponíveis e teste softwares.

Algumas marcas podem oferecer a você muitas opções que parecem vantajosas. Porém, somente após o período de trial você terá a certeza que que a ferramenta é o que você precisa para automatizar os processos do time de marketing.

Conheça o software para saber se ele é prático, tem um bom desempenho, tem as funcionalidades que você necessita, oferece possibilidades de segmentação, personalização e permite migrações com outras plataformas.

Leia mais em Por que análise de dados e segmentação de mercado são sinônimos de efetividade para o marketing.

3. Defina os fluxos de nutrição

Com o planejamento feito e a plataforma escolhida, chegou a hora de pensar no que será enviado para os leads em cada momento da jornada de compra. Defina qual o formato da comunicação de cada etapa – se ele receberá e-mail marketing, se verá posts nas redes sociais e assim por diante – e os conteúdos que serão enviados.

Os e-mails personalizados devem incluir conteúdos para pessoas que estiverem começando a compreender o problema e outros para quem já estiver interagindo com as soluções oferecidas pela organização.

Para se organizar, use tabelas. Em cada etapa da jornada liste os conteúdos disponíveis, os que estão sendo produzidos e os que você ainda precisa produzir. Coloque título, número de palavras e status. Faça essa listagem considerando cada produto que você oferece, pensando sempre no problema que ele soluciona para escolher os conteúdos a serem enviados.

4. Produza bons conteúdos

Para que o seu fluxo de nutrição funcione, produza conteúdos de qualidade, que ofereçam as informações que o cliente em potencial procura e que sejam atrativos o suficiente para fazê-lo se cadastrar para receber e-mails da empresa ou compartilhar dados pessoais nas landing pages. Você pode aproveitar conteúdos antigos, tornando-os mais robustos ou usando suas informações para construir materiais mais aprofundados, como e-books e guias.

5. Monitore os resultados

Não adianta ter um planejamento perfeito e escolher a melhor ferramenta de automação de marketing se você não acompanhar os resultados da sua estratégia. Utilize os indicadores definidos durante o planejamento para avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado no seu fluxo de automação.

Lembre que os próprios softwares têm ferramentas que ajudam a mensurar resultados e acompanhar métricas. O objetivo é conseguir tornar a campanha cada vez mais eficaz, aumentando seu alcance, a captura de leads e, consequentemente, o número de vendas.

O que você achou deste conteúdo? Depois de aprender mais sobre a automação de marketing que tal se informar sobre As principais tendências em marketing para 2019/2020?


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