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Como fazer um anúncio e quais os principais meios de divulgação

29/11/2018

Em um mercado tão competitivo, conquistar a atenção do público não é uma tarefa simples. Nesse cenário, uma empresa precisa, além de oferecer produtos ou serviços de qualidade, criar anúncios publicitários capazes de atrair clientes para a sua marca.

Por meio de uma boa divulgação, é possível alcançar o público certo e gerar mais vendas, alavancando o seu negócio. Para ter o melhor retorno sobre seus investimentos em marketing, veja a seguir como fazer um anúncio de sucesso e conheça algumas das principais estratégias que você pode utilizar para desenvolver seu negócio.

Como fazer um anúncio de sucesso

Antes de tudo, há dois tipos de anúncios: os promocionais e os institucionais. Enquanto os promocionais têm um incentivo maior de venda, os institucionais buscam fortalecer a marca. A forma de pensar nas estratégias da campanha de marketing será diferente para cada uma dessas opções.

Ao contrário do que muitos pensam, um anúncio deve ser simples, resumindo o diferencial de uma marca e do que ela oferece. Porém, na construção das peças, há aspectos que devem ser observados e estudados com atenção.

Estude bastante o produto

Esta dica pode parecer redundante, mas caso o seu anúncio seja promocional ou de varejo, é preciso conhecer muito bem o produto ou o serviço que você oferece.

Tenha as características, funcionalidades, vantagens e diferenciais da sua oferta bem claros, pois é a partir deste conhecimento que será possível pensar nas melhores formas de anunciar e alcançar o seu objetivo final.

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Conheça o seu público

Após estudar bem o produto ou serviço, é preciso conhecer o seu público-alvo. Para quem o produto é voltado? Embora o que você oferece possa ser bom para muitas pessoas, nem todas serão alcançadas ou impactadas pelo anúncio.

Procure os perfis de consumidores mais interessados na sua marca e estude quais deles seriam mais beneficiados ao adquirir o produto. O importante é alcançar as pessoas certas.

Nesse momento, você também pode listar as características do seu cliente em potencial, como gênero, idade, profissão e interesses. Use estas informações para pensar em estratégias que permitam que a marca se comunique com o seu público de forma eficaz, usando formatos de texto e imagem com os quais esse público se identifique, por exemplo.

Tenha um título ou slogan cativante

O objetivo principal do título é chamar a atenção do público e mostrar a ele que seu produto, serviço ou marca é especial. Por isso, pense em algo simples, objetivo e interessante, capaz de colocar suas soluções ou seus valores em destaque em relação aos dos concorrentes.

Surpreenda o leitor com textos cativantes, que despertem a curiosidade e boas sensações sobre a organização. Construa uma relação de confiança com o seu público e evite comprometer a reputação do seu negócio.

Use boas imagens

As imagens captam a atenção das pessoas e as ajudam a compreender a mensagem com mais rapidez. Por isso, a escolha desse elemento deve ser feita com muito cuidado.

Use imagens de qualidade, que representem o produto ou serviço de forma fiel, deem destaque a ele e atraiam o olhar do público. Escolher formas inovadoras ou pouco usadas em outros anúncios também é uma boa estratégia — peças de aparência mais exclusiva farão as pessoas lembrarem da sua marca rapidamente.

Dê atenção para a estrutura

Um anúncio deve atrair a atenção do público, mostrar a ele as vantagens de adquirir determinado produto ou serviço ou convidá-lo a interagir com a marca. Por isso, deve sempre ter um título, um corpo com texto e imagem e uma chamada para a ação (call to action).

Escolha a mídia certa

Não adianta ter um anúncio perfeito e não alcançar bons resultados, não é mesmo? Por isso, após prestar atenção em todos os pontos que citamos, é importante escolher o formato de anúncio correto.

Ao investir na mídia e no formato de anúncio certos você terá mais garantias de que o seu produto, serviço ou a sua marca cheguem até o público-alvo. Leia o conteúdo Tipos de mídia e 4 vantagens de anunciar nas mídias de massa para conhecer melhor as opções de mídias disponíveis.

Quais os principais meios?

Existem diversas opções de meios de comunicação em que você pode anunciar. Dentro de cada meio, há também opções de formatos para as peças de divulgação. Conheça alguns dos principais canais para analisar o que mais faz sentido para sua estratégia de comunicação.

Televisão

A televisão tem canais abertos e fechados. Comerciais, patrocínios de programas e merchandising são as formas mais comuns de divulgação nessa mídia. Como a programação de cada canal ou emissora é variada e o público também se altera de acordo com o horário dos programas, os anúncios devem ser pensados para canais e horários específicos.

Rádio

No rádio, as principais opções de anúncio também são comerciais (spots), toques ao vivo, patrocínios e merchandising. Assim como na televisão, canais e horários também devem ser levados em consideração para pensar na divulgação.

Mídia impressa

Em jornais e revistas, os anúncios mais comuns são página inteira, ½ página ou ⅓ de página, em rodapés, em uma sequência de páginas, em boxes ou encartes. Como o perfil de leitores também varia dependendo do meio, dos assuntos abordados e da região, é importante prestar atenção nesses fatores.

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Mídia externa

Em outdoors e painéis os anúncios são feitos nas medidas: 9x3m, 6x3m e 3,5m x 5,5m. Em busdoor, taxidoor e metrôs, por exemplo, as peças costumam ser adesivos em vidros, portas, laterais e traseira dos veículos.

Mídias online

Na internet, as opções para anúncios são bastante variadas. É possível criar sites e hotsites para divulgar uma marca e fazer anúncios em diversas plataformas. Em sites de pesquisa  podem ser feitos anúncios patrocinados, colocando um site nas primeiras posições dos resultados de determinadas buscas, por exemplo.

Em redes sociais, também há a possibilidade de criar anúncios que aparecem na linha do tempo e em páginas visitadas, atraindo visitantes para ofertas ou outras páginas. A mídia display é outra opção para anunciar. Ela funciona em telas digitais normalmente posicionadas em espaços com grande circulação de pessoas, e exibe conteúdos previamente produzidos em vídeo, áudio e texto.

Além disso, links, vídeos, imagens e banners digitais podem ser publicados em websites e blogs. Há ainda mecanismos que levam os anúncios para os internautas mais interessados, como a mídia programática — nela, é o computador que escolhe o anúncio a ser exibido para um grupo de pessoas tendo com base as suas compras anteriores.

Embora os anúncios devam ser simples, há muitos aspectos que devem ser observados com atenção na hora de pensar na sua construção. Por isso, para criar anúncios e estratégias de comunicação a consultoria de uma agência pode ser fundamental para ajudar você a alavancar o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre as mídias online no post 8 dicas de marketing na internet para empresas.


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