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8 dicas de marketing na internet para empresas

30/11/2018

O marketing digital ou marketing na internet implica em todas as ações de comunicação que podem ser utilizadas por uma empresa, associação, ONG ou pessoa dentro do universo da internet. Ele abrange todos os esforços para a promoção de produtos ou marcas em canais digitais, como sites, blogs, redes sociais, motores de busca e e-mail.

Por meio desses canais, uma marca pode construir uma relação com o seu público-alvo, além de promover engajamento e avaliar os seus resultados em tempo real. Neste artigo, explicaremos um pouco de como é realizado o marketing digital e daremos 8 dicas para empresas que pretendem utilizá-lo. Vamos começar?

Marketing na internet: como funciona?

Como já mencionado, o marketing digital tem como objetivo difundir informações sobre determinado produto ou serviço pela internet. Desta forma, busca promover a aproximação do público com a marca, fortalecendo-a e atraindo novos negócios.

Uma pesquisa da Federação Nacional de Dirigentes e Lojistas (2018) indica que 47% dos internautas só compra e loja física após pesquisar antes na internet. Com um volume tão expressivo de buscas na web, colocar informações que satisfaçam a essas pesquisas online é uma forma de conquistar clientes potenciais e ganhar espaço para que eles conheçam a empresa e os diferenciais que ela oferece.

Na internet, também há bastante espaço para interação. No ambiente digital, as organizações podem aproveitar as diversas formas de contactar as pessoas ou de ouvir o que elas têm a dizer para criar aproximação.

As ferramentas digitais ainda permitem o acompanhamento de forma mais próxima dos resultados das estratégias empregadas, monitorando-os em tempo real. Assim, é possível avaliar o que funciona bem, o que precisa ser ajustado e buscar um ROI (retorno sobre investimento) maior.

Com tantas vantagens para empreendedores, o marketing digital não pode ficar de lado, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a utilizar bem as ferramentas do ambiente digital e impulsionar o seu negócio.

8 dicas de marketing na internet para empresas

1. Conheça bem o seu público-alvo

Antes de começar a pensar na sua estratégia de marketing na internet, é preciso conhecer bem o seu público-alvo. Qual é o perfil das pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço? Pesquise as características do seu cliente em potencial, como gênero, idade, profissão, descubra seus interesses, e use-as para criar uma persona.

Você pode fazer isso com o auxílio de pesquisas, de métricas de redes sociais e de informações de cadastros em newsletters, por exemplo. Ao saber com quem a organização fala, será mais fácil adequar linguagem e estratégias de comunicação para alcançar o público certo.

2. Tenha um plano de marketing

Para começar a usar o marketing digital, é importante definir os objetivos da marca ao estar nas mídias digitais e fazer um planejamento das ações necessárias para alcançá-los. Dessa forma, um plano é o que guiará a empresa por todo o processo, indicando as melhores estratégias a serem seguidas a partir de pesquisas e estudos.

As avaliações dos resultados podem ajudar a melhorar o plano sempre que possível. Se algumas ações de marketing não estiverem funcionando conforme o previsto, elas podem ser adaptadas para trazerem melhores resultados.

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3. Mantenha o site institucional atualizado

O site da sua empresa será a sede dela na internet. Embora as redes sociais tenham um grande fluxo diário, é o site institucional que representa o seu negócio no ambiente virtual e, por meio dele, muitos consumidores farão o primeiro contato com a sua marca.

Por isso, mantenha-o sempre atualizado, com todas as informações que você julgar relevantes sobre o negócio. Além disso, tenha um website interessante, capaz de atrair a atenção de possíveis clientes e de levá-los a navegar por diversas páginas — assim, eles conhecerão melhor os produtos, a marca e terão mais oportunidades de se relacionar com ela.

4. Esteja em redes sociais

Ter um perfil em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin, é uma excelente estratégia de comunicação. Além de abrigarem anúncios e facilitarem a disseminação de informações sobre uma marca e seus produtos, as redes permitem que a organização se aproxime de clientes e prospects diretamente.

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Atuar em grandes redes é uma forma de estar em contato com o público, fortalecendo a marca e divulgando produtos e serviços. Por isso, monitorar o engajamento das suas páginas, observando dados como impressões, curtidas e compartilhamentos é essencial para garantir uma boa estratégia de marketing digital.

Além de informações preciosas sobre o perfil do seu público e a interação dele com a sua marca, as redes ainda permitem que você esteja em contato com empresas maiores e aprenda com elas. Ao seguir os grandes do seu segmento você poderá acompanhar estratégias empregadas por outras organizações e utilizar insights para o seu negócio a partir desses benchmarks.

5. Tenha um blog

Na era da informação, compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de mostrar ao consumidor que a sua empresa é especialista em um assunto e pode ajudá-lo a crescer e desenvolver seu negócio.

Em um blog, você pode divulgar informações importantes sobre o seu setor, sobre um tema específico, contar suas experiências profissionais e ainda responder dúvidas dos leitores. Gerar informação relevante atrai pessoas para a sua marca e para as soluções que você oferece.

Além disso, um blog ainda é capaz de melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca consequentemente, ele aumenta o tráfego na sua página. Segundo uma pesquisa do Hubspot, cerca de 55% dos profissionais de marketing tem como principal prioridade a manutenção de um blog.

6. Preste atenção no SEO

Não adianta ter um blog bem estruturado e com conteúdos de qualidade se eles não tiverem um bom alcance. Por isso é tão importante prestar atenção nas regras de SEO, sigla para Search Engine Optimization — “otimização para motores de busca”, em português.

O SEO é um conjunto de práticas que uma página deve adotar para ficar bem posicionada em mecanismos de busca, como o Google. Essas práticas incluem o uso de palavras-chave ao longo do texto, na URL e nos intertítulos, a inserção de hiperlinks e de fotos e vídeos no texto, por exemplo.

Essas práticas pretendem aumentar a autoridade e a relevância do seu blog, deixando seus conteúdos nas primeiras posições dos resultados dos motores de busca. Assim, os textos alcançam um número maior de pessoas e ajudam a aumentar o desempenho e a credibilidade da sua página.

7. Atualize-se

Novas tecnologias surgem a todo momento. As estratégias de poucos anos atrás podem não funcionar nos dias de hoje. Com mudanças em um ritmo tão acelerado, é preciso se atualizar sobre as novidades e garantir que a sua empresa está acompanhando o mercado e os concorrentes.

Estude as novidades tecnológicas, mantenha suas estratégias em constante evolução e crie campanhas de marketing atuais, capazes de levar a sua organização ao sucesso no ambiente digital.

8. Explore outros canais que já têm audiência para promover seus anúncios, conteúdos e site

Mesmo adotando todas as dicas que mencionamos, ter parcerias é uma estratégia que trará resultados positivos aos seus negócios. Ações com a participação de outras organizações são fundamentais para aumentar o alcance de suas ações e conquistar a confiança do público.

Você pode, por exemplo, investir em estratégias de distribuição dos seus conteúdos. Busque parceiros de publicação (publishers), páginas que direcionem os leitores para seu blog ou site por meio de links e recomendações em materiais e páginas de fora. Grandes portais podem dar mais relevância ao seu blog e mais visibilidade aos seus anúncios, fortalecendo a sua estratégia de marketing no ambiente online.

Gostou do conteúdo? Quer começar um planejamento para marketing na internet? Leia o artigo A importância de uma estratégia de comunicação e se prepare para crescer nas mídias online!


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