logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

A importância de ter uma estratégia de comunicação para fazer negócios

22/10/2018

Entenda porque estratégias de comunicação podem ser determinantes para o sucesso do negócio.

O mercado de consumo de Santa Catarina ainda possui um potencial pouco explorado pelo Brasil e pelo próprio Estado. Considerando que o país dispõe de dimensões continentais, o fato de que Santa Catarina detém apenas 1% do território nacional em abrangência acaba escondendo que ele é um dos campeões de produção de PIB, possui uma das melhores distribuições de renda, tem bons índices de qualidade de vida e bem-estar e, comparando com o restante do país, é onde as pessoas têm mais longevidade, praticam mais exercícios físicos e menos fumam. Os catarinenses ainda têm a vantagem de terem estações do ano bem marcadas, o que promove um giro de consumo na indústria de varejo, confecções, gastronomia e turismo.

Ainda que a dimensão geográfica do Estado oculte seu grande potencial produtivo, os números e o comportamento do consumidor provam que investir aqui traz vantagens. Enquanto a capital Florianópolis segue no segundo lugar da lista das melhores cidades brasileiras para empreender (perdendo apenas para São Paulo), o Estado se orgulha de ter a menor taxa de desemprego do país (6.5%). Impulsionado pelo crescimento de setores relacionados tanto à nova economia quanto à tradicional, os indicadores econômicos catarinenses indicam um bom cenário tanto para quem pretende empreender, quanto para quem já empreende aqui ou fora do Estado.

“As marcas que têm produtos ou serviços e querem comercializar em Santa Catarina podem aproveitar esse alto potencial de consumo que quando comparado com outras regiões do Brasil é muito maior. Já o fabricante, produtor e empresário que muitas vezes sonha em conquistar mercados de fora daqui pode se beneficiar ao mirar outras regiões do próprio Estado. O tão cobiçado mercado de São Paulo, por exemplo, realmente tem um potencial de consumo grande, mas o custo de levar mercadoria para lá, as diferenças sociais, a inadimplência e as questões de renda acabam sendo uma grande barreira de entrada”explica Delton Batista, diretor de negócios da NSC Comunicação.

“Santa Catarina tem uma rede de empresários e empresas incríveis que, em vários casos, são desconhecidos. Um exemplo são nossos produtos na linha de mel, que são premiados, reconhecidos no mundo inteiro, mas que o próprio consumidor local não consome”completa.

Comunicação como chave para conquistar mercados

Tanto para quem está começando quanto para quem quer expandir, é preciso pensar em estratégias que possibilitem o crescimento da marca e do negócio no longo prazo. Num cenário de alta competitividade, pensar em formas de promover a visibilidade da marca e entrar em contato tanto com o público já existente quanto com possíveis novos consumidores se torna um pré-requisito para o sucesso.

O primeiro passo para quem busca alcançar o máximo do potencial de negócios em Santa Catarina é procurar entender o mercado alvo do seu produto ou serviço. Hoje, não basta ter um produto de qualidade, que seja inovador e que atenda às demandas do mercado. Se o público não conhecer o produto, não tiver uma relação com a marca, ele vai ter desvantagem em relação ao concorrente. É por isso que a comunicação é essencial: porque ela revela a marca para que o consumidor tenha acesso a ela – complementa Delton.

A comunicação sempre vai trazer retorno tangível não só por acelerar vendas, mas também por fortalecer o posicionamento da marca, de um produto ou serviço para que ele fique na memória do consumidor. Seja qual for a necessidade, sempre existe alguma estratégia de comunicação, canal, meio ou formato que é mais adequado para gerar um bom retorno.

O grande desafio das empresas que buscam melhorar a forma de se comunicar com seus clientes, no entanto, é o desconhecimento sobre as melhores estratégias possíveis quando o assunto é comunicação.

Não tem forma ou receita de bolo para uma estratégia de comunicação. Ela é personalizada para cada empresa, para cada segmento, para cada momento da organização e para cada objetivo. Às vezes, é uma comunicação de oferta, de venda que vai funcionar. Outras, é um lançamento de produto ou serviço. É isso que diferencia essa economia da criatividade no qual a área de vendas e marketing estão inseridos – reforça Delton.

Conheça mais estratégias de marketing: saiba o que é branded content, publicidade nativa e marketing de conteúdo.

O ponto de partida da comunicação

Fazer comunicação é sempre um desafio, mas isso não significa que para ter sucesso é preciso ter uma grande estratégia multicanal com alto investimento, alta complexidade e sofisticação. É possível começar pequeno e testar abordagens diferentes, aprendendo com erros e crescendo com os acertos.

A melhor maneira de começar é começando, experimentando. Com todo o conjunto de opções disponíveis – seja jornal, seja digital, rádios ou televisão em diversos horários e momentos – o empreendedor de qualquer porte pode começar fazendo pequenas comunicações para testar a aderência para o seu público e ir crescendo com o retorno dessas estratégias – explica o diretor comercial.

Uma das grandes barreiras dos empreendedores de hoje é a noção equivocada de que a comunicação é inacessível. Hoje, com valores absolutamente acessíveis você pode fazer uma estratégia de comunicação de alto impacto e impulsionar os negócios, fidelizar o público-alvo, fortalecer a marca.

– A medida que o empreendedor começa a fazer comunicação de uma forma mais assertiva, ele vai evoluindo e alcançando bons resultados. Pode ser um restaurante, um pequeno negócio. Não tem barreira de entrada e nada substitui o valor de uma boa ideia. Tudo depende do posicionamento e de como a empresa se diferencia.

Por onde começar a se comunicar com Santa Catarina

O portal Negócios SC tem uma série de conteúdos pensados para facilitar a vida do empreendedor e ajudá-lo a chegar no coração e na mente dos seus consumidores. Um dos principais objetivos do portal é dar  visibilidade ao potencial econômico e social do estado de Santa Catarina. É uma vitrine para facilitar a vida dos empresários de qualquer porte e segmento.

A proposta da plataforma é essa: que empresários de todos os níveis possam identificar formas de se comunicar, se inspirar, obter informações e começar a testar. Começar pequeno, passo a passo. Esse é o legal da comunicação. Você vai alimentando e crescendo junto com ela – conclui Delton.

Se você pensa em começar a se comunicar com Santa Catarina, clique aqui e conheça o simulador de mídia da NSC e entenda todas as suas possibilidades.

Fique por dentro das tendências de comunicação. Entenda o que é growth hacking e como esse metodologia pode auxiliar suas estratégias.


Luisa Wink

Luisa Wink

Produtora de Conteúdo do Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico