A importância de ter uma estratégia de comunicação para fazer negócios

09/10/2018

Marketing

A importância de ter uma estratégia de comunicação para fazer negócios

Entenda porque estratégias de comunicação podem ser determinantes para o sucesso do negócio.

O mercado de consumo de Santa Catarina ainda possui um potencial pouco explorado pelo Brasil e pelo próprio Estado. Considerando que o país dispõe de dimensões continentais, o fato de que Santa Catarina detém apenas 1% do território nacional em abrangência acaba escondendo que ele é um dos campeões de produção de PIB, possui uma das melhores distribuições de renda, tem bons índices de qualidade de vida e bem-estar e, comparando com o restante do país, é onde as pessoas têm mais longevidade, praticam mais exercícios físicos e menos fumam. Os catarinenses ainda têm a vantagem de terem estações do ano bem marcadas, o que promove um giro de consumo na indústria de varejo, confecções, gastronomia e turismo.

Ainda que a dimensão geográfica do Estado oculte seu grande potencial produtivo, os números e o comportamento do consumidor provam que investir aqui traz vantagens. Enquanto a capital Florianópolis segue no segundo lugar da lista das melhores cidades brasileiras para empreender (perdendo apenas para São Paulo), o Estado se orgulha de ter a menor taxa de desemprego do país (6.5%). Impulsionado pelo crescimento de setores relacionados tanto à nova economia quanto à tradicional, os indicadores econômicos catarinenses indicam um bom cenário tanto para quem pretende empreender, quanto para quem já empreende aqui ou fora do Estado.

“As marcas que têm produtos ou serviços e querem comercializar em Santa Catarina podem aproveitar esse alto potencial de consumo que quando comparado com outras regiões do Brasil é muito maior. Já o fabricante, produtor e empresário que muitas vezes sonha em conquistar mercados de fora daqui pode se beneficiar ao mirar outras regiões do próprio Estado. O tão cobiçado mercado de São Paulo, por exemplo, realmente tem um potencial de consumo grande, mas o custo de levar mercadoria para lá, as diferenças sociais, a inadimplência e as questões de renda acabam sendo uma grande barreira de entrada”explica Delton Batista, diretor de negócios da NSC Comunicação.

“Santa Catarina tem uma rede de empresários e empresas incríveis que, em vários casos, são desconhecidos. Um exemplo são nossos produtos na linha de mel, que são premiados, reconhecidos no mundo inteiro, mas que o próprio consumidor local não consome”completa.

Comunicação como chave para conquistar mercados

Tanto para quem está começando quanto para quem quer expandir, é preciso pensar em estratégias que possibilitem o crescimento da marca e do negócio no longo prazo. Num cenário de alta competitividade, pensar em formas de promover a visibilidade da marca e entrar em contato tanto com o público já existente quanto com possíveis novos consumidores se torna um pré-requisito para o sucesso.

O primeiro passo para quem busca alcançar o máximo do potencial de negócios em Santa Catarina é procurar entender o mercado alvo do seu produto ou serviço. Hoje, não basta ter um produto de qualidade, que seja inovador e que atenda às demandas do mercado. Se o público não conhecer o produto, não tiver uma relação com a marca, ele vai ter desvantagem em relação ao concorrente. É por isso que a comunicação é essencial: porque ela revela a marca para que o consumidor tenha acesso a ela – complementa Delton.

A comunicação sempre vai trazer retorno tangível não só por acelerar vendas, mas também por fortalecer o posicionamento da marca, de um produto ou serviço para que ele fique na memória do consumidor. Seja qual for a necessidade, sempre existe alguma estratégia de comunicação, canal, meio ou formato que é mais adequado para gerar um bom retorno.

O grande desafio das empresas que buscam melhorar a forma de se comunicar com seus clientes, no entanto, é o desconhecimento sobre as melhores estratégias possíveis quando o assunto é comunicação.

Não tem forma ou receita de bolo para uma estratégia de comunicação. Ela é personalizada para cada empresa, para cada segmento, para cada momento da organização e para cada objetivo. Às vezes, é uma comunicação de oferta, de venda que vai funcionar. Outras, é um lançamento de produto ou serviço. É isso que diferencia essa economia da criatividade no qual a área de vendas e marketing estão inseridos – reforça Delton.

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O ponto de partida da comunicação

Fazer comunicação é sempre um desafio, mas isso não significa que para ter sucesso é preciso ter uma grande estratégia multicanal com alto investimento, alta complexidade e sofisticação. É possível começar pequeno e testar abordagens diferentes, aprendendo com erros e crescendo com os acertos.

A melhor maneira de começar é começando, experimentando. Com todo o conjunto de opções disponíveis – seja jornal, seja digital, rádios ou televisão em diversos horários e momentos – o empreendedor de qualquer porte pode começar fazendo pequenas comunicações para testar a aderência para o seu público e ir crescendo com o retorno dessas estratégias – explica o diretor comercial.

Uma das grandes barreiras dos empreendedores de hoje é a noção equivocada de que a comunicação é inacessível. Hoje, com valores absolutamente acessíveis você pode fazer uma estratégia de comunicação de alto impacto e impulsionar os negócios, fidelizar o público-alvo, fortalecer a marca.

– A medida que o empreendedor começa a fazer comunicação de uma forma mais assertiva, ele vai evoluindo e alcançando bons resultados. Pode ser um restaurante, um pequeno negócio. Não tem barreira de entrada e nada substitui o valor de uma boa ideia. Tudo depende do posicionamento e de como a empresa se diferencia.

Por onde começar a se comunicar com Santa Catarina

O portal Negócios SC tem uma série de conteúdos pensados para facilitar a vida do empreendedor e ajudá-lo a chegar no coração e na mente dos seus consumidores. Um dos principais objetivos do portal é dar  visibilidade ao potencial econômico e social do estado de Santa Catarina. É uma vitrine para facilitar a vida dos empresários de qualquer porte e segmento.

A proposta da plataforma é essa: que empresários de todos os níveis possam identificar formas de se comunicar, se inspirar, obter informações e começar a testar. Começar pequeno, passo a passo. Esse é o legal da comunicação. Você vai alimentando e crescendo junto com ela – conclui Delton.

Se você pensa em começar a se comunicar com Santa Catarina, clique aqui e conheça o simulador de mídia da NSC e entenda todas as suas possibilidades.

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