Como manter sua empresa relevante na era digital

16/05/2019

Marketing

Como manter sua empresa relevante na era digital

O que é ser uma empresa relevante na era digital?

Se analisarmos o significado de relevância, o primeiro sentido é o da pertinência, isto é, de ser oportuno e vir a um propósito. O segundo é o de importância, algo que merece ser levado em conta.

Trazendo essas definições para o contexto do marketing, ser uma empresa relevante quer dizer que ela se conecta melhor com os interesses do público e com o próprio mercado em que atua, e também que ela se destaca e recebe atenção.

Mas como manter a relevância nos negócios quando tudo muda tão rápido nesta era digital? Isso é o que veremos a seguir.

7 passos para manter sua empresa relevante na era digital

Manter-se relevante na era digital é uma tarefa da empresa como o todo. Deve ser um dos pilares da sua cultura interna e refletir essa postura em cada um de seus processos, serviços e também nas ações de marketing.

Vejamos então quais são os passos para superar esse desafio.

1. Crie uma comunidade, em vez de uma clientela

O engajamento com os valores e posicionamentos das empresas é uma das marcas do consumidor moderno. Esse é um dos fatores essenciais para transformar clientes em embaixadores de seus produtos ou serviços.

Para conseguir isso, é preciso definir com muita transparência e clareza o posicionamento do seu negócio, além de saber exatamente quem é seu público-alvo. Com esse foco é possível direcionar melhor suas estratégias e criar relacionamentos mais próximos com seu público de verdade.

Leia também: Como passar a mensagem da marca através de conteúdo relevante

Consumidores engajados são mais fiéis e divulgam a marca espontaneamente. (Foto de Kobu Agency via Unsplash)

2. Seja referência no que faz

Esse novo consumidor espera uma postura cada vez mais consultiva e menos comercial das marcas. Aquelas que entenderem melhor suas dificuldades e souberem como ajudá-lo ganharão relevância no mercado.

É aí que entram o marketing de conteúdo e as mídias essenciais. De um lado se tem um funil para captar o interesse de potenciais leads, estabelecendo uma relação prestativa desde o início com essa pessoa. De outro, as mídias essenciais são capazes de levar sua mensagem a um público muito maior e que talvez não passaria de outra forma pela fase de aprendizado e descoberta na jornada do consumidor.

3. Faça ações com inteligência, mas também com coração

Talvez você já tenha uma estratégia em mente de marketing de experiência, ou planeje fazer uma ação com influenciadores. De todo modo, o público com certeza saberá que é uma iniciativa em prol da marca, portanto a verdadeira questão é: ele aceitará a ação e engajará com ela apesar disso?

Nesses casos é sempre necessário ser honesto na forma de divulgar sua mensagem e de trabalhar com as parcerias. Por exemplo, quanto mais natural for para um influenciador falar da sua empresa, como se fosse um conteúdo que ele produziria sem qualquer vínculo, maior é a chance de esse conteúdo ser bem recebido pela audiência dele.

4. Os dados devem orientar você e não o contrário

Existem duas formas de encarar dados na era digital: uma é partir de opiniões e procurar informações que as confirmem, enquanto outra é analisar os dados e só então tirar conclusões. Qual dessas formas você considera mais eficiente para seu negócio?

Pesquisar, analisar e, a partir disso, definir ações é ser verdadeiramente orientado por dados, ou data-driven. Essa é a postura que sua empresa precisa ter para conhecer melhor as necessidades dos seus clientes e se manter relevante.

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5. Ofereça um serviço constante em todos os canais

Já falamos aqui no blog do novo papel das lojas físicas, cada vez mais integradas a uma estratégia multicanal de marketing e vendas. Isso porque a era digital demanda uma nova postura do ambiente físico, mas não o anula. Como vimos, a cooperação on-line e off-line é fundamental para o sucesso da empresa.

E se isso vale para os canais de venda, vale também para os canais de comunicação e relacionamento com o cliente. A excelência no atendimento deve ser constante em cada ponto de contato e, mais do que isso, a migração de um canal para outro deve ser fácil para o consumidor. Uma conversa que começa no Facebook deve se integrar ao e-mail ou ao telefone sem o cliente precisar repetir tudo de novo a outra pessoa.

Leia também: Guia completo da jornada do consumidor: o que vem após a compra?

6. Atualize seus processos internos

Para manter sua empresa relevante, é preciso ter processos internos ágeis que permitam acompanhar as transformações do mercado e do comportamento do consumidor.

Uma forma de conseguir isso é investir em ferramentas digitais que integrem e automatizem funções internas, liberando sua equipe para executar tarefas menos mecânicas e mais de inteligência. Por meio de softwares de gestão e da inteligência virtual, inclusive, é possível otimizar a aplicação de recursos, com redução de gastos e maior desempenho.

7. Continue aprendendo

Ter uma empresa relevante na era digital não é um destino, mas um caminho. É uma procura cotidiana que os gestores devem ter e fortalecer em todos os setores.

Para tanto, a capacidade de adaptação a mudanças é essencial. E existem duas formas de conseguir isso: a primeira é investindo em treinamentos constantes, não só para suprir necessidades de conhecimentos dos colaboradores, mas também para antecipar tendências em tecnologias, vendas e marketing.

A segunda é continuar buscando conteúdos que agreguem valor à sua empresa e que mostrem caminhos para ter sucesso nos negócios. Confira então aqui no blog Negócios SC o que mais preparamos para você manter a relevância na era digital.

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