Ideias para fazer um anúncio publicitário de sucesso

20/12/2018

Marketing

Ideias para fazer um anúncio publicitário de sucesso

Um anúncio publicitário é uma peça de comunicação com o objetivo de promover um produto, um serviço, uma marca ou uma ideia. Mas só isso não basta. Para ser um anúncio publicitário de sucesso, ele precisa contribuir para diferenciar o que está sendo anunciado e despertar a ação desejada do público.

Em um mercado tão competitivo, conquistar a atenção do público não é uma tarefa simples. Nesse cenário, uma empresa precisa, além de oferecer produtos ou serviços de qualidade, criar anúncios publicitários capazes de atrair clientes para a marca.

Por meio de uma boa divulgação, é possível alcançar as pessoas certas e gerar mais vendas, alavancando o negócio. Então, para ter o melhor retorno sobre seus investimentos em marketing, veja a seguir como fazer um anúncio de sucesso e conheça algumas das principais estratégias que você pode utilizar na sua comunicação.

Como fazer um anúncio publicitário de sucesso?

Defina a orientação da campanha

Antes de tudo, saiba que há dois tipos de anúncios: os promocionais e os institucionais. Enquanto os promocionais têm um incentivo maior de venda, os institucionais buscam fortalecer a marca. A forma de pensar nas estratégias das campanhas de marketing será diferente para cada uma dessas opções. Portanto, é preciso definir essa orientação desde o início.

Ao contrário do que muitos pensam, um anúncio publicitário deve ser simples, resumindo o diferencial de uma marca e do que ela oferece. Porém, na construção das peças, há aspectos que devem ser observados e estudados com atenção.

Estude bastante o produto

Esta dica pode parecer redundante, mas caso o seu anúncio publicitário seja promocional ou de varejo, é preciso conhecer muito bem o produto ou o serviço que você oferece.

Tenha as características, funcionalidades, vantagens e diferenciais da sua oferta bem claros, pois é a partir desse conhecimento que será possível pensar nas melhores formas de anunciar e alcançar o seu objetivo final.

Leia também: Estratégias para atrair clientes no varejo físico e on-line

Conheça o seu público

Após estudar bem o produto ou serviço, é preciso conhecer o seu público-alvo. Para quem a solução é destinada? Embora o que você ofereça possa ser bom para muitas pessoas, nem todas serão alcançadas ou impactadas pelo anúncio publicitário.

Procure os perfis de consumidores mais interessados na sua marca e estude quais deles seriam mais beneficiados ao adquirir o produto ou serviço. O importante é alcançar as pessoas certas.

Nesse momento, você também pode listar as características do seu cliente em potencial, como gênero, idade, profissão e interesses. Use essas informações para pensar em estratégias que permitam que a marca se comunique com o público de forma eficaz, trazendo formatos de texto e imagem com os quais esse público se identifique.

Tenha um título ou slogan cativante

O objetivo principal do título é chamar a atenção do público e mostrar a ele que seu produto, serviço ou marca é especial. Por isso, pense em algo simples, objetivo e interessante, capaz de colocar suas soluções ou seus valores em destaque em relação aos dos concorrentes.

Surpreenda o leitor com textos cativantes, que despertem a curiosidade e boas sensações sobre a organização. Construa uma relação de confiança com o seu público e evite comprometer a reputação do seu negócio.

Dê atenção para a estrutura

Um anúncio deve atrair a atenção do público, mostrar a ele as vantagens de adquirir determinado produto ou serviço ou convidá-lo a interagir com a marca. Além disso, deve oferecer um entendimento fácil e uma boa organização das informações apresentadas. Portanto, deve sempre ter um título, um corpo com texto e imagem e uma chamada para a ação (call to action).

Leia também: Como fazer chamadas para ação (CTAs)

Use boas imagens

As imagens captam a atenção das pessoas e as ajudam a compreender a mensagem com mais rapidez. Por isso, a escolha desse elemento deve ser feita com muito cuidado.

Use imagens de qualidade, que representem o produto ou serviço de forma fiel, deem destaque a ele e atraiam o olhar do público. Escolher formas inovadoras ou pouco usadas em outros anúncios publicitários também é uma boa estratégia — peças de aparência mais exclusiva farão as pessoas recordar-se da sua marca rapidamente.

Escolha a mídia certa

Não adianta ter um anúncio perfeito e não alcançar bons resultados, não é mesmo? Por isso, após prestar atenção em todos os pontos que citamos, é importante escolher o formato de anúncio correto.

Ao investir na mídia e no formato de anúncio publicitário certos, você terá mais garantias de que o seu produto, serviço ou a sua marca cheguem até o público-alvo. 

Saiba mais: Tipos de mídia e 4 vantagens de anunciar nas mídias de massa

Um bom anúncio publicitário começa com uma boa estratégia. (Foto via Freepik)

Quais os principais meios para anúncios publicitários?

Existem diversas opções de meios de comunicação em que você pode anunciar. Dentro de cada meio, há também opções de formatos para as peças de divulgação. A seguir, conheça alguns dos principais meios para analisar o que mais faz sentido para sua estratégia de comunicação.

Televisão

A televisão tem canais abertos e fechados. Comerciais, patrocínios de programas e merchandising são as formas mais comuns de divulgação nessa mídia. Como a programação de cada canal ou emissora é variada e o público também se altera de acordo com o horário dos programas, os anúncios devem ser pensados para canais e horários específicos.

Mídia impressa

Em jornais e revistas, os anúncios mais comuns são de página inteira, meia página ou um terço de página, em rodapés, em uma sequência de páginas, em boxes ou encartes. Como o perfil de leitores também varia dependendo do meio, dos assuntos abordados e da região, é importante prestar atenção nesses fatores.

Rádio

Na rádio, as principais opções de anúncio publicitário são comerciais (spots), toques ao vivo, patrocínios e merchandising. Assim como na televisão, canais e horários também devem ser levados em consideração na estratégia de divulgação da marca.

Leia também: O segredo para fazer um spot de rádio (com exemplos)

Mídia externa

A mídia externa é destinada a locais públicos, muitas vezes consumida em poucos segundos, por isso deve ser bastante objetiva. Em outdoors e painéis, os anúncios são feitos nas medidas: 9×3 metros, 6×3 metros e 3,5×5,5 metros. Em busdoor, taxidoor e metrôs, por exemplo, as peças costumam ser adesivos em vidros, portas, laterais e traseira dos veículos.

Mídias on-line (Facebook, Instagram, sites etc.)

Na internet, as opções para anúncios são bastante variadas. É possível criar sites e hotsites para divulgar uma marca e anunciar em diversas plataformas. Em sites de pesquisa podem ser feitos anúncios patrocinados, colocando um site nas primeiras posições dos resultados de determinadas buscas, por exemplo.

Em redes sociais, também há a possibilidade de criar anúncios que aparecem na linha do tempo e em páginas visitadas, atraindo visitantes para ofertas ou outras páginas. Outra opção bastante usada de anúncio publicitário nas redes, como Facebook e Instagram, são os dark posts. Isto é, publicações que não ficam visíveis na página da marca.

A mídia display é outra opção para anunciar. Ela funciona em telas digitais usualmente posicionadas em espaços com grande circulação de pessoas e exibe conteúdos previamente produzidos em vídeo, áudio e texto.

Além disso, links, vídeos, imagens e banners digitais podem ser publicados blogs e sites, como no NSC Total. Há ainda mecanismos que levam os anúncios para os internautas mais interessados, como a mídia programática — nela, é a máquina que escolhe o anúncio a ser exibido para um grupo de pessoas, tendo com base as compras ou ações anteriores delas.

Embora os anúncios devam ser simples, há muitos aspectos a ser observados com atenção na hora de pensar na construção deles. Por isso, para criar um anúncio publicitário de qualidade e estratégias de comunicação que tragam retorno, ter parceiros especializados é fundamental para alavancar o seu negócio.

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