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Estratégias para atrair clientes no varejo físico e on-line

29/07/2019

Varejo é a venda de produtos ou serviços em pequenas quantidades, diretamente ao consumidor final. Mas essa definição quer dizer que todo varejo é igual?

Diferentes segmentos precisam de estratégias próprias para atrair clientes e vender mais. A loja virtual e a loja física, mesmo que se comuniquem entre si, têm apelos particulares a serem explorados na comunicação. Moda e decoração, supermercados e eletrônicos, entre tantos outros setores, também precisam ser analisados caso a caso.

É exatamente essa análise, com dicas específicas para cada segmento do varejo, que trazemos adiante. Boa leitura!

Leia também: O futuro do varejo: como se manter relevante em um setor em transformação

Estratégias de comunicação para diferentes tipos de varejo

E-commerce

Vamos começar então com as lojas virtuais, que têm crescido ano a ano no Brasil. Só no primeiro trimestre de 2019, as compras on-line cresceram 16% com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. O faturamento no período chegou a 17 bilhões de reais.

No ambiente on-line, é importante dar atenção a quatro pontos na sua comunicação:

  • Segmentação de ofertas e anúncios;
  • Otimização para mecanismos de busca;
  • Gestão de comentários e avaliações;
  • Incentivos para teste.

No primeiro e segundo pontos, para atrair mais clientes é necessário chegar a mais pessoas. Mas não quaisquer umas, apenas aquelas que são seu público-alvo. Nesse sentido, convém investir em buscas pagas, anúncios em redes sociais, mídia display e mídia programática segmentando suas ofertas e anúncios só a quem interessa.

Na prática, isso quer dizer que sua empresa investirá em palavras-chave associadas a seus produtos ou serviços para que apareçam em destaque quando alguém pesquisar por elas no Google, Bing ou demais buscadores. Quer dizer também que segmentará a veiculação da comunicação para atingir determinados públicos conforme o perfil demográfico, a localização ou padrões de interesse e comportamento on-line.

Além disso, uma forma de incentivar a busca pela sua marca é fazer uma campanha crossmídia em meios como televisão, jornal e rádio. Ao alcançar um número maior de pessoas, também segmentadas, por meio das mídias essenciais, você atrai interesse para o seu negócio. Isso se reflete em um aumento nas pesquisas digitais.

Ainda dentro de SEO, comentários e avaliações que seus clientes deixam em suas páginas podem tanto impulsionar quanto ocultar seu negócio. Eles também servem de validação para futuros compradores, então é importante fazer uma boa gestão dessas interações e responder o quanto antes.

Já quanto aos incentivos para testes, deve-se notar que a loja virtual ainda é percebida como menos segura e mais demorada para usar o produto que o PDV físico. Para superar essa percepção e incentivar a primeira compra, que tal oferecer alguma vantagem? Um cupom de desconto, frete grátis ou entrega a jato no primeiro pedido podem dar aquele “empurrãozinho” que seu e-commerce precisa para conquistar as pessoas.

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Um mix de estratégias on-line e off-line ajudam a vender mais. (Foto de Negative Space via Pexels.)

Loja física

Assim como uma estratégia de comunicação off-line pode ajudar suas vendas on-line, ações digitais também contribuem para atrair mais clientes na loja física.

Portanto, além do básico da presença digital — redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing e anúncios virtuais —, sua empresa deve dirigir cada vez mais esforços para uma comunicação geolocalizada. Isto é, baseada na localização específica do seu negócio ou do público-alvo.

Considerando que as buscas no Google por “perto de mim” cresceram 500% entre 2016 e 2018, ter uma página bem definida no Google Negócios e patrocinar resultados de pesquisas na região das suas lojas é uma forma eficiente de atrair mais visitantes.

É importante notar que a própria comunicação dentro do PDV contribui para aumentar as vendas. Não só a decoração e a disposição da vitrine, mas também as informações a que o consumidor tem acesso na loja fazem toda a diferença.

Os segmentos de moda e decoração, por exemplo, estão apostando cada vez mais em experiências tecnológicas que tragam muito mais conteúdo sobre os produtos oferecidos. Por meio de QR Codes, beacons, tablets e realidade aumentada, as marcas podem entregar mais informações e até permitem fazer simulações de como ficaria uma roupa no corpo.

Como são segmentos muito aspiracionais, a comunicação deve trazer uma pegada forte de estilo de vida do público-alvo. Daí a importância de estar presente nas mídias essenciais e contar com influenciadores para fortalecer o posicionamento da marca e associá-la a determinado modo de viver.

Supermercados também têm muito a ganhar ao trazer mais conteúdo e estilo de vida para sua comunicação. Além disso, como trabalham em geral os mesmos produtos durante o ano inteiro, campanhas sazonais que foquem em ocasiões diferentes permitem às empresas do setor se apresentarem de formas variadas e com criatividade.

O Hippo Supermercado utilizou essa estratégia com ótimos resultados, como você pode conferir no case de sucesso.

Falando em experiência do consumidor, o comércio físico de eletrônicos se encaminha para se tornar cada vez mais um espaço de interação com os produtos, um local onde o cliente possa “colocar as mãos na massa”, mesmo que só conclua a compra on-line. Apple e Samsung, por exemplo, focam no PDV mais em uma comunicação informativa que de venda direta.

Como melhorar sua comunicação para atrair clientes

Uma boa comunicação, que traga retorno para seu investimento em marketing, se baseia em três pilares de entrega:

  • Para o público certo;
  • No lugar certo;
  • Com a mensagem certa.

A princípio, parece fácil. Mas sabemos como é complicado e trabalhoso elaborar uma estratégia eficiente para o varejo, especialmente em um mercado tão competitivo e com tanta busca por resultados expressivos. Muitas empresas se sentem perdidas nesse processo.

Mas nós temos uma solução. A NSC, enquanto líder em comunicação em Santa Catarina, criou um estúdio especializado em melhorar a forma como nossos anunciantes interagem com o público. Nossa missão é ajudar negócios como o seu a atrair mais clientes, vender mais, fortalecer a marca e lançar novos produtos e serviços.

Quer saber mais como é fácil contar com o apoio da NSC e como podemos ajudar no seu caso? Então conheça nosso Estúdio de Branded Content e descubra nossa solução de ponta a ponta para a sua comunicação.


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