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Comunicação

A diferença entre comunicação interna, institucional e promocional

12/02/2019

O que lhe vem à mente quando falamos de comunicação? Segundo o dicionário, ela se refere ao conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas à troca de informações. Quer dizer também um conjunto de conhecimentos ministrado como disciplina e ainda a capacidade de dialogar, entre outros significados possíveis.

Sua definição é ainda mais versátil quando abordamos a comunicação no marketing de uma empresa. Ou o melhor seria dizer “as comunicações”, porque são muitas e variadas.

Você sabe, por exemplo, a diferença entre comunicação interna, institucional e promocional? Pois é justamente esse tema que explicaremos hoje.

Apesar de muitas vezes estarem relacionadas e terem impacto umas sobre as outras, essas três formas de comunicar funcionam de maneiras próprias e têm objetivos específicos. Descubra mais sobre este assunto e tire suas dúvidas a seguir.

Comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa é o diálogo que a organização propõe com seus colaboradores – e também entre eles – com o objetivo de informar, instruir, engajar, estimular comportamentos positivos e fortalecer a cultura organizacional.

Diferentemente do endomarketing, com funções mais de motivação e valorização dos colaboradores, a comunicação interna visa a alinhar todos em torno das mesmas informações, metas e atitudes.

Ela é usada para transmitir orientações importantes ao funcionamento da empresa e em prol dos colaboradores. Essas orientações pode ser tanto de práticas representativas da missão, visão e valores da organização quanto normas de segurança e medidas de preservação do meio ambiente.

É usada também para compartilhar os resultados alcançados, engajando os mais diversos setores em torno do crescimento da empresa. Quando se infunde o senso de pertencimento em cada colaborador e quando cada um percebe que seu trabalho tem impacto no sucesso de todos, o negócio evolui com mais rapidez e mais constância.

Os meios mais comuns para comunicação interna são murais institucionais, newsletters e e-mails, intranet, além de revistas e jornais corporativos. É importante ressaltar, no entanto, que a comunicação interna não deve se resumir a passar informações hierarquia abaixo. Ela deve ser um caminho de mão dupla, em que qualquer colaborador possa comunicar-se com seus superiores e se ver representado, quando convir, nessa comunicação.

Leia também: 8 dicas essenciais para uma comunicação efetiva e de qualidade

Comunicação institucional

Enquanto a comunicação interna é restrita ao ambiente da empresa, a comunicação institucional abrange uma mensagem tanto ao público interno quanto externo.

O objetivo desta não é vender diretamente um produto ou serviço, mas expressar o posicionamento da instituição de acordo com sua missão, visão e valores. Ela se refere a quem a marca é em sua essência, quais ações ela pratica que confirmam seu posicionamento, provas de sua transparência enquanto organização, se apoia alguma causa, como lida na eventualidade de uma crise de imagem e como se relaciona com o público em cada ponto de contato. Algumas formas de comunicação institucional estão inclusive previstas em leis, como é o caso da publicação de balanços.

Saiba mais: Publicação de balanços: como divulgar de acordo com a lei

Como estratégia de marketing, uma comunicação institucional bem feita é capaz de agregar valor e diferenciar determinado negócio no mercado. Hoje, o consumidor não se limita a comprar produtos ou serviços, ele fomenta iniciativas em consonância com seus princípios e ter um propósito bem definido ajuda a aumentar o valor da marca.

Respeito, transparência e uniformidade no tratamento são indispensáveis nesse tipo de comunicação. Isso porque a comunicação institucional está longe de se limitar a uma campanha engajada ou a uma comemoração de aniversário da empresa. Ela está presente também em cada interação com o público.

Imagine comprar uma passagem aérea por certa companhia. Nas redes sociais, os posts são incríveis. A experiência no site é ótima. O atendimento no guichê foi bom. Mas, então, o serviço no voo foi péssimo. Você voaria de novo com ela?

A lição que fica é: todo contato com o público deve refletir a essência geral da marca, em vez de a ação isolada de uma pessoa.

Nesse sentido, difundir o entendimento da persona da marca em todos os meios de comunicação é essencial, pois o público não está só on-line ou off-line. Na jornada omnichannel, sua empresa precisa se apresentar como uma só, independentemente de onde esteja. Por exemplo, se comunica pela internet ter determinado propósito, a experiência nas lojas físicas e por telefone devem comprovar isso.

Leia também: Reconhecimento de marca: como mensurar seu sucesso?

Comunicação promocional

Completando as definições deste artigo, comunicação promocional é aquela a que estamos mais acostumados a falar, porque diz respeito ao pilar da promoção dentro dos 4 Ps do marketing. E quando mencionamos esse tipo de divulgação, nós nos referimos à abordagem comercial de produtos e serviços.

O propósito dessa comunicação é a conversão em vendas. A linguagem neste caso deve ser muito mais direta e mais enxuta, encaminhando o público a uma ação desejada. Por isso é acompanhada de chamadas para ação (CTAs), como “compre, visite a loja, leve dois e pague um”.

Enquanto a comunicação institucional agrega valor aos produtos e serviços com a essência da marca, mas de uma forma mais elaborada, a promocional tem a missão de explicar sucintamente os benefícios de uma oferta e logo estimular o fechamento do negócio. É uma ciência com pesquisas e dados a serem estudados, e é também uma arte da escolha de imagens e palavras certas para cada situação.

Para cumprir essa missão, é importante ser estratégico. Sem um plano de comunicação promocional, com objetivo definido e meios de comunicação criteriosamente selecionados para alcançar o público-alvo, o investimento pode ser desperdiçado.

Um plano ideal compreende um mix de meios on-line e off-line que alcançam o público em diferentes momentos do dia e nas várias formas como ele consome informação. Aqui vale aquela máxima de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”, porque o mundo é a cesta desse novo consumidor.

Saiba mais: Como escolher os meios de divulgação ideais para o seu negócio

Conclusão

Como visto acima, cada comunicação tem funcionamento e objetivos próprios. Na vida de uma empresa, elas se complementam e se somam para que o negócio se fortaleça diante de públicos internos e externos.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, sair na frente com uma ótima estratégia de comunicação faz toda a diferença. Clique aqui e descubra agora como o Estúdio NSC pode ajudar você nesse sentido.

 


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