logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Como escolher os meios de divulgação ideais para o seu negócio

23/10/2018

Investir em marketing é uma estratégia imprescindível para o posicionamento da sua marca e para aumentar as vendas.

No entanto, para que os resultados sejam expressivos, é preciso escolher os meios de divulgação mais coerentes com o seu público-alvo e com os objetivos da empresa.
A seguir, conheça os principais meios de divulgação e aprenda a escolher os mais interessantes para seu negócio.

POR QUE UMA PEQUENA EMPRESA DEVE INVESTIR EM MARKETING?

Como empreendedor, é provável que você já tenha percebido o quanto o marketing é importante para os negócios. Toda empresa, qualquer que seja seu tamanho ou segmento de atuação, deve investir em divulgação.

Segundo a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC – prestadora de serviços profissionais nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços –, os investimentos em marketing digital devem crescer 12% ao ano até 2021 no Brasil.

Apesar disso, especialmente durante crises econômicas, muitas empresas deixam de lado esse investimento. Mas o marketing não pode ser considerado uma simples despesa. Dados recentes indicam que:

  • 56% dos clientes são mais propensos a comprar com uma experiência personalizada;
  • 41% dos clientes interagem mais com assuntos direcionados aos seus interesses.

Com um mercado cada vez mais concorrido, ter uma estratégia de divulgação do seu diferencial é imprescindível. Afinal, é preciso convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é o que ele precisa – um objetivo que se torna mais simples por meio de uma boa ação de marketing direcionada.

QUAIS OS PRINCIPAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO?

Nos últimos anos, o relacionamento entre a empresa e seus consumidores evoluiu bastante. Não há mais uma simples interação entre “vendedor e comprador”.

Pelo contrário, o cliente passou a interagir com a marca, trocar experiências e direcionar o modo como ela se comporta no mercado.

Além disso, a evolução da sociedade e da tecnologia fez com que novos canais surgissem. Atualmente, a empresa pode desfrutar de inúmeras possibilidades e escolher a que melhor se adapta às suas possibilidades e objetivos. Conheça os principais meios de divulgação:

Televisão

É um dos principais canais de comunicação e, por isso, está entre os meios mais efetivos para se divulgar uma empresa. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que apenas 2,8% dos lares brasileiros não possuem televisão. Além disso, em Santa Catarina, 74% das pessoas que assistem TV fazem isso diariamente. Esses dados revelam todo o poder dessa ferramenta e demonstram como as empresas podem aumentar o alcance da marca com esse investimento.

Para uma campanha efetiva na televisão, deve-se avaliar a emissora mais assistida pelo público, o horário com maior audiência e o formato e linguagem do conteúdo.

Rádio

Também é considerado um meio de divulgação fundamental. Divulgar nesse canal é um ótimo investimento, já que ele possui características que o diferencia dos demais, como a capacidade de adaptação e mobilidade – o rádio alcança 87% das pessoas nas 13 regiões metropolitanas (cidade e arredores de Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Florianópolis, Vitória, Salvador e Distrito Federal) onde a audiência é aferida, segundo pesquisa realizada em setembro/2018 pela Kantar Ibope.

Por acompanhar o brasileiro dentro e fora de casa, ele se tornou uma importante fonte de informação. Pesquisa recente da Kantar Ibope mostrou que o brasileiro escuta, em média, quase 5 horas de rádio por dia.

Para atrair a atenção do ouvinte, é preciso investir na qualidade da publicidade. A criação de jingles, conteúdo de valor e o uso de frases claras e objetivas e a repetição do nome da marca são algumas estratégias eficientes.

Jornal

Apesar da ascensão da internet, o jornal impresso ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação, pois prende a atenção do leitor — 59% dos leitores tem atenção exclusiva enquanto leem o jornal e não realizam outras atividades durante esse período.

Além disso, 63% das pessoas afirmam que os anúncios em jornais têm mais credibilidade do que em qualquer outra mídia — mais um motivo para investir em campanhas publicitárias voltadas para os milhares de leitores que não abrem mão dessa fonte de informação diária e qualificada. As empresas podem usá-lo como um recurso para atingir seu público-alvo e, ainda, apostar em um diálogo com outros meios, como a televisão e as redes sociais.

Internet

É um dos mais promissores canais de comunicação da atualidade. Só em 2017, o investimento no digital chegou a R$ 14,8 bilhões, representando um crescimento de 25,4% em relação a 2016, segundo a IAB Brasil.

As redes sociais e os blogs corporativos, ou portais digitais, por exemplo jornais digitais, são excelentes investimentos para o empreendedor que deseja se aproximar de seu público e aumentar as vendas, já que 61% das residências brasileiras possuem acesso à internet — dados da Pesquisa TIC Domicílios 2017. Por isso, investir em marketing digital é uma opção interessante e que permite ao pequeno negócio divulgar seu produto de maneira eficiente e produtiva.

É importante lembrar que um dos pontos que diferencia blogs de portais de jornais por exemplo, é que todo conteúdo do jornal digital segue as regras editoriais de um jornal impresso, por isso as fake news são excluídas, e o jornal é um meio de confiança para a busca de informações tanto em sua versão impressa quanto digital.

Cartões de visita e panfletos

Por último, vale a pena lembrar dos cartões de visita e dos panfletos. Tratam-se de meios de divulgação off-line que, apesar de serem mais usuais, trazem bons resultados ao negócio e podem ser utilizados para complementar os demais. Atualmente, podemos perceber uma renovação no design desses itens, o que ajuda a chamar a atenção do público.

COMO ESCOLHER O MEIO IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que a empresa pode investir em mais de um meio de divulgação. Na verdade, a depender do objetivo e poder de investimento que o empresário possui, é essencial diversificar os canais.

Todos os meios apresentados possuem vantagens e desvantagens e a escolha deve ser baseada em alguns aspectos. Para ajudá-lo, reunimos alguns passos essenciais para escolher o meio de divulgação ideal para o seu negócio.

CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO

Não há como desenvolver uma boa estratégia de marketing sem ter um público-alvo bem definido. Para que seu investimento tenha o retorno esperado, é preciso reunir informações básicas de seus clientes, como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Renda média;
  • Estilo de vida;
  • Principais dificuldades.

Esses dados são essenciais para o planejamento de marketing. Por meio deles, você consegue definir a linguagem a ser adotada e os meios de divulgação mais efetivos.

Caso a empresa possua um público jovem, por exemplo, é provável que ele seja mais conectado à internet e que goste de entretenimento rápido. Por isso, é interessante mesclar ações nas redes sociais, portais digitais e no rádio.

DEFINA O ORÇAMENTO

O orçamento é outro ponto importante a ser avaliado durante a definição do canal de divulgação ideal. Afinal, o investimento não deve comprometer outras áreas da empresa.

Entretanto, é necessário enfatizar que os investimentos em marketing jamais devem ser ignorados. Esse é um diferencial das grandes marcas do mercado e pode colocar sua empresa em condições de disputar espaço com a concorrência.

ENTENDA O SEU OBJETIVO

É imprescindível definir e entender o objetivo de sua empresa com determinada estratégia de marketing. Isso porque, esse fator é decisivo para a escolha do canal a ser utilizado nas estratégias de marketing.

Caso a empresa tenha como meta aumentar o raio de atuação na cidade, por exemplo, investir em ações no rádio ou participar de eventos com empresas fortalecidas nesse mercado é uma estratégia efetiva.

Para mensurar os resultados alcançados, além de avaliar o ROI (Retorno sobre o Investimento) da ação, vale a pena utilizar indicadores de desempenho específicos para o canal utilizado, como, no caso da televisão em que o gross rating points (GRP) avalia a audiência da campanha.

A função do marketing é permitir que a empresa se comunique melhor com seu público-alvo e, claro, aumente suas vendas. Por essa razão, é de grande importância estudar e planejar essas ações, investindo em canais que sejam adequados ao perfil de seus consumidores e que estejam alinhados ao orçamento e aos objetivos do negócio.

Aproveite e entenda tudo sobre marketing, com 127 termos essenciais com definições.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico