logo Negócios SC
Acelere suas vendas
Marketing

Como escolher os meios de divulgação ideais para o seu negócio

23/10/2018

Investir em marketing é uma estratégia imprescindível para o posicionamento da sua marca e para aumentar as vendas.

No entanto, para que os resultados sejam expressivos, é preciso escolher os meios de divulgação mais coerentes com o seu público-alvo e com os objetivos da empresa.
A seguir, conheça os principais meios de divulgação e aprenda a escolher os mais interessantes para seu negócio.

POR QUE UMA PEQUENA EMPRESA DEVE INVESTIR EM MARKETING?

Como empreendedor, é provável que você já tenha percebido o quanto o marketing é importante para os negócios. Toda empresa, qualquer que seja seu tamanho ou segmento de atuação, deve investir em divulgação.

Segundo a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC – prestadora de serviços profissionais nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços –, os investimentos em marketing digital devem crescer 12% ao ano até 2021 no Brasil.

Apesar disso, especialmente durante crises econômicas, muitas empresas deixam de lado esse investimento. Mas o marketing não pode ser considerado uma simples despesa. Dados recentes indicam que:

  • 56% dos clientes são mais propensos a comprar com uma experiência personalizada;
  • 41% dos clientes interagem mais com assuntos direcionados aos seus interesses.

Com um mercado cada vez mais concorrido, ter uma estratégia de divulgação do seu diferencial é imprescindível. Afinal, é preciso convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é o que ele precisa – um objetivo que se torna mais simples por meio de uma boa ação de marketing direcionada.

QUAIS OS PRINCIPAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO?

Nos últimos anos, o relacionamento entre a empresa e seus consumidores evoluiu bastante. Não há mais uma simples interação entre “vendedor e comprador”.

Pelo contrário, o cliente passou a interagir com a marca, trocar experiências e direcionar o modo como ela se comporta no mercado.

Além disso, a evolução da sociedade e da tecnologia fez com que novos canais surgissem. Atualmente, a empresa pode desfrutar de inúmeras possibilidades e escolher a que melhor se adapta às suas possibilidades e objetivos. Conheça os principais meios de divulgação:

Televisão

É um dos principais canais de comunicação e, por isso, está entre os meios mais efetivos para se divulgar uma empresa. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que apenas 2,8% dos lares brasileiros não possuem televisão. Além disso, em Santa Catarina, 74% das pessoas que assistem TV fazem isso diariamente. Esses dados revelam todo o poder dessa ferramenta e demonstram como as empresas podem aumentar o alcance da marca com esse investimento.

Para uma campanha efetiva na televisão, deve-se avaliar a emissora mais assistida pelo público, o horário com maior audiência e o formato e linguagem do conteúdo.

Rádio

Também é considerado um meio de divulgação fundamental. Divulgar nesse canal é um ótimo investimento, já que ele possui características que o diferencia dos demais, como a capacidade de adaptação e mobilidade – o rádio alcança 87% das pessoas nas 13 regiões metropolitanas (cidade e arredores de Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Florianópolis, Vitória, Salvador e Distrito Federal) onde a audiência é aferida, segundo pesquisa realizada em setembro/2018 pela Kantar Ibope.

Por acompanhar o brasileiro dentro e fora de casa, ele se tornou uma importante fonte de informação. Pesquisa recente da Kantar Ibope mostrou que o brasileiro escuta, em média, quase 5 horas de rádio por dia.

Para atrair a atenção do ouvinte, é preciso investir na qualidade da publicidade. A criação de jingles, conteúdo de valor e o uso de frases claras e objetivas e a repetição do nome da marca são algumas estratégias eficientes.

Jornal

Apesar da ascensão da internet, o jornal impresso ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação, pois prende a atenção do leitor — 59% dos leitores tem atenção exclusiva enquanto leem o jornal e não realizam outras atividades durante esse período.

Além disso, 63% das pessoas afirmam que os anúncios em jornais têm mais credibilidade do que em qualquer outra mídia — mais um motivo para investir em campanhas publicitárias voltadas para os milhares de leitores que não abrem mão dessa fonte de informação diária e qualificada. As empresas podem usá-lo como um recurso para atingir seu público-alvo e, ainda, apostar em um diálogo com outros meios, como a televisão e as redes sociais.

Internet

É um dos mais promissores canais de comunicação da atualidade. Só em 2017, o investimento no digital chegou a R$ 14,8 bilhões, representando um crescimento de 25,4% em relação a 2016, segundo a IAB Brasil.

As redes sociais e os blogs corporativos, ou portais digitais, por exemplo jornais digitais, são excelentes investimentos para o empreendedor que deseja se aproximar de seu público e aumentar as vendas, já que 61% das residências brasileiras possuem acesso à internet — dados da Pesquisa TIC Domicílios 2017. Por isso, investir em marketing digital é uma opção interessante e que permite ao pequeno negócio divulgar seu produto de maneira eficiente e produtiva.

É importante lembrar que um dos pontos que diferencia blogs de portais de jornais por exemplo, é que todo conteúdo do jornal digital segue as regras editoriais de um jornal impresso, por isso as fake news são excluídas, e o jornal é um meio de confiança para a busca de informações tanto em sua versão impressa quanto digital.

Cartões de visita e panfletos

Por último, vale a pena lembrar dos cartões de visita e dos panfletos. Tratam-se de meios de divulgação off-line que, apesar de serem mais usuais, trazem bons resultados ao negócio e podem ser utilizados para complementar os demais. Atualmente, podemos perceber uma renovação no design desses itens, o que ajuda a chamar a atenção do público.

COMO ESCOLHER O MEIO IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO?

Em primeiro lugar, é necessário compreender que a empresa pode investir em mais de um meio de divulgação. Na verdade, a depender do objetivo e poder de investimento que o empresário possui, é essencial diversificar os canais.

Todos os meios apresentados possuem vantagens e desvantagens e a escolha deve ser baseada em alguns aspectos. Para ajudá-lo, reunimos alguns passos essenciais para escolher o meio de divulgação ideal para o seu negócio.

CONHEÇA O SEU PÚBLICO-ALVO

Não há como desenvolver uma boa estratégia de marketing sem ter um público-alvo bem definido. Para que seu investimento tenha o retorno esperado, é preciso reunir informações básicas de seus clientes, como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Renda média;
  • Estilo de vida;
  • Principais dificuldades.

Esses dados são essenciais para o planejamento de marketing. Por meio deles, você consegue definir a linguagem a ser adotada e os meios de divulgação mais efetivos.

Caso a empresa possua um público jovem, por exemplo, é provável que ele seja mais conectado à internet e que goste de entretenimento rápido. Por isso, é interessante mesclar ações nas redes sociais, portais digitais e no rádio.

DEFINA O ORÇAMENTO

O orçamento é outro ponto importante a ser avaliado durante a definição do canal de divulgação ideal. Afinal, o investimento não deve comprometer outras áreas da empresa.

Entretanto, é necessário enfatizar que os investimentos em marketing jamais devem ser ignorados. Esse é um diferencial das grandes marcas do mercado e pode colocar sua empresa em condições de disputar espaço com a concorrência.

ENTENDA O SEU OBJETIVO

É imprescindível definir e entender o objetivo de sua empresa com determinada estratégia de marketing. Isso porque, esse fator é decisivo para a escolha do canal a ser utilizado nas estratégias de marketing.

Caso a empresa tenha como meta aumentar o raio de atuação na cidade, por exemplo, investir em ações no rádio ou participar de eventos com empresas fortalecidas nesse mercado é uma estratégia efetiva.

Para mensurar os resultados alcançados, além de avaliar o ROI (Retorno sobre o Investimento) da ação, vale a pena utilizar indicadores de desempenho específicos para o canal utilizado, como, no caso da televisão em que o gross rating points (GRP) avalia a audiência da campanha.

A função do marketing é permitir que a empresa se comunique melhor com seu público-alvo e, claro, aumente suas vendas. Por essa razão, é de grande importância estudar e planejar essas ações, investindo em canais que sejam adequados ao perfil de seus consumidores e que estejam alinhados ao orçamento e aos objetivos do negócio.

Confira aqui um caso de sucesso para inspirar seu negócio.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Veja como deixar sua marca na memória do consumidor Conheça o Estúdio NSC
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico