Como aumentar o interesse do público pelo seu produto?

16/09/2020

Marketing

Como aumentar o interesse do público pelo seu produto?

Uma pesquisa realizada pela Nielsen revela que 60% dos consumidores preferem comprar um novo produto de uma marca habitual que mudar para outra desconhecida. Diante disso, empresas que desejam ter uma fatia maior de mercado enfrentam um grande desafio: aumentar o interesse do público pelos produtos ou serviços que oferecem.

Ao competir pela atenção do consumidor, então vale seguir as dicas adiante para destacar seu negócio.

É preciso merecer o interesse do público

Uma boa experiência com a marca é a principal razão para o público continuar comprando dela. De fato, dados de Ipsos e Medallia mostram que 77% dos consumidores escolhem produtos ou serviços com base na satisfação que tiveram anteriormente com eles.

No entanto, há outros fatores em jogo, especialmente se levarmos em consideração os comportamentos de consumo surgidos na pandemia de Covid-19. Segundo a Edelman, 46% dos consumidores brasileiros decidiram experimentar novas marcas em resposta à postura exemplar que elas adotaram durante a crise.

A experiência com a marca, portanto, é o ponto de partida para conquistar o interesse do público. Mas essa experiência vai além da qualidade dos produtos ou serviços, ela abrange também os valores e as ações praticadas pelo negócio.

Leia também: O que está levando o consumidor a experimentar novas marcas?

Oferecer uma experiência melhor que seus competidores é uma boa forma de atrair interesse. (Foto via Freepik)

Alinhando a mensagem com seu cliente ideal

Aumentar o interesse do público não quer dizer necessariamente falar com o maior número de pessoas. Na verdade, é mais uma questão de comunicar-se com o perfil mais adequado de consumidores.

Uma vez que sua empresa tenha bem definido quem é seu público-alvo, pode buscar os meios de comunicação de maior afinidade com esse determinado público. Isso possibilitará ter um retorno do investimento mais expressivo.

Entretanto, é igualmente importante deixar claro para esse consumidor o que é sua marca, seu produto ou seu serviço. Por exemplo, ao se anunciar apenas como “uma nova experiência gastronômica em alimentação saudável”, o potencial cliente não sabe se é um restaurante, um serviço de assinatura de comida, um produto que se encontra no mercado etc. Essa dúvida pode dissipar o interesse que ele teria se soubesse exatamente do que se trata.

Ou seja, a solução ou proposta deve ser facilmente entendida. A diferenciação do seu negócio está na forma como ela é apresentada.

Leia também: 3 lições das marcas que anunciaram em meio à crise

[newsletter newsletter-title=”Assine nossa newsletter para receber novidades e conteúdos exclusivos!” ]

Melhore a percepção do seu produto ou serviço

Para competir com marcas conhecidas, é preciso ganhar o reconhecimento do público. Nesse sentido, existe um gatilho mental importantíssimo para fortalecer a imagem do seu negócio: a prova social. Isto é, quando há a validação do produto ou serviço por outras pessoas.

Agora, você sabia que é possível ter esse efeito por meio de mídias como TV, rádio e jornal? Isso acontece porque, ao ver um anúncio na Globo, por exemplo, à qual a NSC TV é afiliada, o espectador tem uma percepção melhorada da marca. 

— Ao associar a marca com a NSC e a Globo há uma clara elevação da percepção de valor da empresa, pois conseguimos transmitir autoridade e credibilidade com relação ao nosso serviço para o público catarinense — explica Douglas Oliveira, sócio do VET Análises, sobre os resultados de anunciar nos veículos da NSC.

Pressupõe-se que, para a empresa estar presente nesses meios, ela tenha muitos clientes ou esteja atraindo bastante atenção. Isso então lhe confere a prova social.

Surpreendentemente, anunciar nas mídias essenciais é bastante acessível, em especial se considerarmos a segmentação do público que comentamos antes. Divulgar seu produto ou serviço para as pessoas certas pode ser um investimento muito menor do que se imagina.

Ainda vale destacar a relevância que os veículos de comunicação de massa têm junto à população. Ao buscar informações sobre os principais assuntos em nossa sociedade, essas são as fontes de maior confiança. São elas também que pautam os debates sociais.

Essa credibilidade foi o que ajudou marcas dos mais diversos segmentos a alcançar resultados formidáveis em parceria com a NSC. A Rôgga Empreendimentos superou em 130% a meta de vendas. A Mil e Uma Sapatilhas teve um aumento de 40% em público na loja. A Unimed Grande Florianópolis cresceu 545% de um ano para outro. A Paviloche aumentou a busca por produtos em 400%.

Quer saber como sua marca também pode conquistar o interesse do público? Simule gratuitamente uma campanha e veja como é fácil anunciar na NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui