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Marketing

Como aumentar a busca por produtos em 400%?

14/04/2020

Uma empresa tradicional de Santa Catarina conseguiu aumentar a busca por produtos em 400% graças à parceria com a NSC Comunicação e o apoio de uma startup de tecnologia. Mas este caso de sucesso da Paviloche não tem mistério algum e mostramos como ela conseguiu isso.

Confira as lições de marketing a seguir e descubra como ter resultados impressionantes também para o seu negócio.

Parceria da Paviloche com NSC e Gofind

A Paviloche é uma empresa de sorvetes e picolés que surgiu em Joinville, Santa Catarina, em 1990. Nesses 30 anos de mercado, ela expandiu o portfólio para mais de uma centena de produtos.

Eis aí o primeiro desafio da Paviloche. Com tamanha variedade de itens no catálogo, torna-se mais difícil satisfazer 100% a busca por produtos. O consumidor pode ir atrás de determinado sabor em uma loja própria ou mercado e não encontrá-lo naquele momento, tendo assim uma experiência negativa com a marca.

Isso está relacionado diretamente com o segundo desafio: mensurar com maior precisão o retorno da publicidade. Como avaliar o desempenho de uma campanha nas mídias essenciais se o público não encontra o produto anunciado?

Foi nesse contexto que a Paviloche firmou, por meio da NSC, uma parceria com a Gofind. A startup catarinense oferece um localizador de produtos com base na proximidade do usuário. O resultado da busca por produtos específicos então é direcionado ao ponto de venda mais perto da pessoa.

Com isso, foi possível mensurar com maior precisão os efeitos das campanhas em rádio e TV da Paviloche.

— Integramos a tecnologia do localizador de produtos às ações veiculadas na rádio e na TV, tendo um retorno mais preciso da audiência e de como o consumidor foi impactado nesses canais — avalia Douglas Pavinato, CEO da Paviloche.

Leia também: Veja como usar geomarketing na sua estratégia

Tecnologia para direcionar o consumidor logo após o impacto do anúncio. (Foto via Freepik)

Lições para aumentar a busca por produtos

O resultado dessa parceria foi um aumento na busca por produtos da Paviloche em 400%. Inspire-se em mais este caso de sucesso com a NSC para saber como é possível ter resultados incríveis para sua marca.

Mídias essenciais no fundo do funil

O investimento em televisão e rádio foi importante para dar maior alcance à comunicação. Pela TV, pode-se impactar milhares de consumidores simultaneamente, enquanto a rádio possibilita veicular os anúncios mais vezes ao longo da duração da campanha, considerando apenas a questão de orçamento disponível. Juntas, elas se complementam.

Além disso, a abordagem de vendas, já que a busca por produtos como sorvetes e picolés não demanda um grande trabalho de educação do público, focou na conversão de fundo de funil.

Segmentação e geolocalização

É claro, não adianta veicular um anúncio com foco na conversão em vendas se a marca não está presente em determinada região. Portanto, a estratégia da campanha — estando a segmentação geográfica incluída aí — é um fator determinante para o desempenho da comunicação.

Leia também: A força da NSC em cada região de Santa Catarina

Tecnologia para melhorar a experiência do consumidor

Mesmo dentro de determinada praça, como a cidade de Florianópolis, é possível facilitar ainda mais a busca por produtos. Aí entrou a tecnologia da Gofind, informando ao consumidor exatamente onde encontrar o item desejado.

— Nosso objetivo com a Paviloche foi melhorar a experiência dos clientes, fazendo com que fossem direcionados para a loja certa, de acordo com a localização, evitando, desta forma, uma possível ruptura — explica Felipe Samy, diretor de marketing da Gofind.

A ferramenta da Gofind pode ser incluída nas redes sociais e no site da marca. O aumento na procura serve, então, de termômetro para a efetividade da campanha nas mídias essenciais, como rádio e TV.

— A NSC está sempre em busca de novas soluções de comunicação para os clientes. Neste caso, além de melhorar a experiência do consumidor, entregamos outra forma de mensuração de mídia — completa o diretor-geral de mercado na NSC, Adriano Araldi.

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