3 lições das marcas que anunciaram em meio à crise

15/09/2020

Marketing

3 lições das marcas que anunciaram em meio à crise

Muito do que aconteceu neste ano de 2020 certamente não estava nos planos de qualquer empresa. No entanto, mais uma vez Santa Catarina dá mostras de superação frente à crise. Se os desafios foram grandes, maiores ainda foram os aprendizados, como ilustram as lições das marcas que anunciaram nas mídias essenciais durante a pandemia.

Quer descobrir o que elas aprenderam e quais resultados alcançaram com a ajuda da NSC? Acompanhe a seguir.

Lições das marcas que anunciaram na pandemia

1. O show precisa continuar

A primeira lição diz respeito à resiliência do negócio diante da crise causada pelo novo coronavírus. Talvez a empresa não tenha podido alcançar os objetivos da forma ou no nível que esperava, mas isso não significa que ela deva perder de vista os objetivos.

Veja o exemplo da Floripa Lançamentos. A empresa de consultoria imobiliária foi fundada em 2019 e tinha muitos planejamentos para fortalecer a marca em 2020.

Esse fortalecimento da marca é um processo que leva tempo. Ela precisa tornar-se conhecida, para então ser confiável e desejada. E isso somente é possível por meio de um trabalho de divulgação.

Desde o começo, a postura da Floripa Lançamentos foi de empresa grande e entendeu que não poderia pausar o planejamento na crise. Como a vontade de crescer era maior que os desafios do período, o negócio resolveu ir além dos meios em que já comunicava, ou seja, de redes sociais, site próprio e buscas do Google.

Ao ser apresentado à possibilidade de anunciar nos veículos da NSC, Pedro Henrique Genevro, CEO da Floripa Lançamentos e corretor de imóveis, percebeu como poderia levar sua mensagem a muito mais pessoas.

— A executiva de contas da NSC entrou em contato, uma pessoa incrível que virou minha amiga, e sem dúvida esse carinho que ela demonstrou desde o primeiro atendimento me fez fechar essa parceria e abrir novos horizontes para expandir a visibilidade da marca — comenta Genevro.

Com uma estratégia de comunicação na Rádio Itapema e em mídia display no NSC Total, cujas audiências têm maior afinidade com o público-alvo da marca, a Floripa Lançamentos alcançou um ótimo resultado. Houve um aumento de aproximadamente 120% nos acessos ao site, vindos tanto do NSC Total quanto nos horários em que a propaganda passava na rádio.

Desse modo, o novo negócio não interrompeu o processo de fortalecimento de marca, atraindo potenciais clientes desde já, e sairá dessa crise com uma presença maior na vida do público.

Veja o case de sucesso: NSC ajuda a fortalecer a marca Floripa Lançamentos.

As lições das marcas que conseguiram bons resultados mesmo na crise. (Foto via Freepik)

2. Mantenha-se ainda mais próximo dos consumidores

Uma das grandes dificuldades das empresas durante o período de maior distanciamento social foi conectar-se com o consumidor. Mesmo entre aquelas que tinham um relacionamento quase que diário com o público no estabelecimento físico, foi preciso redobrar os esforços na comunicação.

Um exemplo disso foi o da Padaria Manchester. O começo da crise representou um baque financeiro para o pequeno negócio, mas graças à ajuda da NSC logo foi possível dar a volta por cima.

— A NSC nos deu a oportunidade em um momento de grandes incertezas, o início da pandemia. Ela apareceu dando suporte aos pequenos empresários em Joinville. Era um momento delicado, com o faturamento da empresa caindo em 60% e toda a equipe preocupada, dependendo de uma rápida recuperação para que todos pudessem ter um pouco de segurança em um momento tão difícil — explica Carlos Roberto Shigeoka, sócio-gestor da Padaria Manchester.

Em busca dessa recuperação, a empresa necessitava aproximar-se do público. E como fazer isso?

A Padaria Manchester decidiu investir nessas duas frentes. Por um lado, anúncios na rádio, que permitem um excelente custo-benefício e aumento da veiculação de mídia, fortaleceram a marca na mente do público. Por outro, ações no Instagram da Atlântida Joinville e da Rádio Globo serviram como ponte para aumentar o número de seguidores da padaria.

— Desde quando iniciamos o processo com a NSC, o número de seguidores no Instagram subiu 4,6 vezes. Minhas vendas através dos canais subiram na mesma proporção e meu ticket médio por venda quase que dobrou! — celebra Shigeoka.

Falando em ganhar seguidores, o Imperatriz Gourmet foi outra marca que soube usar o potencial das mídias essenciais para atrair um público ainda maior. Com uma estratégia de atração baseada em um sorteio entre os fãs no Instagram, foram utilizados dark posts nas contas nos perfis do DC e da NSC TV, além de mídia display no G1, para expandir a divulgação. Isso resultou em um crescimento de 86% no número de seguidores do supermercado ao longo da ação.

— Os resultados foram extremamente satisfatórios, superando a previsão da ação — declara George Neis, gerente de marketing.

Confira os cases da Padaria Manchester e do Imperatriz Gourmet.

3. Aproveite as oportunidades especiais 

Completando as lições das marcas que anunciaram em meio à crise, lembramos o velho adágio de que quando uma porta se fecha, outra se abre. No caso, a NSC criou soluções especiais para marcas divulgarem durante a pandemia, servindo de porta de entrada para muitas delas ao mundo da televisão, da rádio e demais mídias essenciais.

Entre as empresas que aproveitaram a oportunidade, está a Mateus Casa de Carnes e Fiambreria. Mesmo já tendo experiência de anunciar nesses meios, o pequeno negócio foi surpreendido pela facilidade de aumentar sua visibilidade com os veículos da NSC.

— A executiva da NSC veio com uma proposta de rádio superinteressante no começo da pandemia. Vi que eu poderia colocar em três rádios — conta Leandro Mateus, administrador-proprietário da empresa. — Foi muito legal!

A resposta do consumidor foi tão positiva, gerando inclusive comentários ao visitar o estabelecimento de que ouviu o comercial na rádio, que o proprietário se sentiu motivado a expandir o investimento para a TV.

— Como a gente já vinha anunciando na rádio, veio essa proposta de televisão. Conseguiu colocar até no Bom Dia Santa Catarina. Enquanto eu puder estar na mídia, com certeza a gente vai continuar — Mateus declara.

E você, o que está esperando para aproveitar as oportunidades especiais da NSC para levantar sua marca e suas vendas neste momento? Saiba mais sobre elas baixando o e-book Soluções para divulgar seu negócio na crise ou fale com nossos consultores diretamente pelo WhatsApp: (48) 99174-3847.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui