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Comunicação

Qual a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo?

26/03/2019

Assessoria de imprensa e marketing de conteúdo muitas vezes são vistos como filosofias opostas de comunicação. Pelo contrário, têm mais pontos em comum do que se imagina.

É claro, essas duas formas de ação de marketing apresentam certas diferenças. Mas aqui não é uma questão de uma forma antiga e outra nova de comunicar, ou mesmo de escolher uma em detrimento da outra. Como veremos, assessoria de imprensa e marketing de conteúdo são complementares e juntas podem trazer ótimos resultados para sua empresa.

Neste artigo veremos então as diferenças, assim como as semelhanças e de que modo é possível integrar as duas estratégias na sua comunicação.

Leia também: A diferença entre comunicação interna, institucional e promocional

Definição de assessoria de imprensa e marketing de conteúdo

Tanto a assessoria de imprensa quanto o marketing de conteúdo trabalham com criação de materiais informativos que sejam de interesse do público, criem uma relação com este e fortaleçam a imagem de uma instituição. Aqui a trataremos como marca, mas além de empresas essas instituições podem ser órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos e até indivíduos.

No entanto, as diferenças começam a surgir quando analisamos os objetivos específicos e a forma de trabalhar em cada estratégia.

A assessoria de imprensa é responsável por se relacionar e cuidar da imagem da marca junto aos veículos de comunicação. Geralmente é uma atividade exercida por profissionais formados em jornalismo ou relações públicas, seja internamente, seja por meio de uma empresa contratada para essa função.

Por trabalhar com a difusão da marca via fontes externas, como mídias essenciais, veículos especializados e influenciadores, a assessoria tem o aumento da visibilidade como grande vantagem. Isso porque canais como a televisão, o jornal ou a rádio têm um alcance muito maior do que a maioria das marcas teria em seus canais próprios.

Outra vantagem é se valer da credibilidade desses veículos externos para reforçar a marca. Traz muito mais confiança quando alguém fala bem de nós, do que se apenas falássemos bem de nós mesmos. Por isso, a assessoria de imprensa é essencial também na administração de crises de imagem das empresas.

O marketing de conteúdo igualmente confere valor à marca, mas com um foco maior em agregar autoridade e utilidade na comunicação. Como um dos pilares do inbound marketing, o conteúdo desempenha aqui um papel muito mais de relacionamento que promocional.

Ainda assim, a geração de leads é um dos objetivos do marketing de conteúdo, que devem ser convertidos em clientes ao longo do funil de vendas. Só que em vez de a marca anunciar para ir atrás do consumidor, ela o atrai com informações relevantes que tenham relação com seu negócio.

Leia também: As características de um branded content de sucesso

Como funcionam na prática

Uma das missões da assessoria de imprensa é apresentar a marca (seu trabalho, sua história, suas novidades, além de produtos e serviços) para veículos de comunicação on-line e off-line. Para que a marca receba espaço nesses veículos, é preciso que os assessores tenham um bom relacionamento com jornalistas e que atendam aos pré requisitos de uma notícia interessante: novidade, relevância e proximidade do público.

Enquanto marketing de conteúdo oferece muito mais possibilidade de pautas, portanto um volume de produção maior, a assessoria fica mais restrita aos prerrequisitos acima. Afinal, nem tudo o que uma empresa faz é novo, relevante para o público e próximo dele. Ou seja, nem tudo o que faz é noticiável.

Mas existem sim muitas oportunidades de conteúdo para a assessoria, que devem integrar com o marketing de conteúdo um plano de comunicação ao longo do ano. São ocasiões como:

  • Lançamentos de produtos ou serviços;
  • Inovações que a empresa traz ao setor;
  • Marcos históricos na sua trajetória;
  • Cases de sucesso de seus clientes;
  • Apoio a causas sociais, ambientais e culturais;
  • Movimentações financeiras ou de pessoal que impactam o mercado;
  • Reverberação de materiais ricos de marketing de conteúdo.

Nesses casos, a assessoria cria releases em texto para a imprensa, com o objetivo de despertar o interesse desta e justificar por que o público de determinado veículo também se interessaria por essa notícia. Cada veículo pode então reproduzir o release na íntegra, escrever uma matéria a respeito ou ainda solicitar uma entrevista para aprofundar o assunto.

Já o marketing de conteúdo é criado principalmente para os próprios canais de comunicação da empresa, sobre temas que giram em torno da solução oferecida ao público-alvo. Os formatos são mais variados e incluem artigos em blog, sites, e-books, infográficos, pesquisas, vídeos, posts em redes sociais, newsletters, eventos etc.

Quanto mais rico o conteúdo, como e-books e webinars, mais valiosa é a oferta para transformar um visitante em lead. O objetivo é encaminhar o lead do topo do funil de vendas até o fundo, com conteúdos específicos a cada momento, para a conversão dele em um novo cliente e depois fortalecer cada vez mais o relacionamento com ele.

Leia também: Como divulgar seu negócio em Santa Catarina (com sucesso)

Integrando assessoria de imprensa a marketing de conteúdo

Como vimos, ambas as ações de marketing têm formas de trabalho específicas, mas caminham juntas para objetivos em comum.

É possível então potencializar os resultados dessas estratégias ao fazer uma integração entre elas. Quando combinadas, são inclusive mais eficazes que sozinhas.

Primeiramente, o plano para estas ações deve ser traçado em conjunto, com as duas equipes em sintonia. Em um calendário predefinido de comunicação, tanto a assessoria de marketing pode sugerir pautas para o marketing de conteúdo, quanto o marketing de conteúdo indicar possíveis releases para a assessoria.

Essa união serve também para definir um tom de comunicação uníssono. A persona da marca é uma só, independentemente de ser comunicada em canais próprios ou em outros veículos midiáticos. O público que ler uma notícia de assessoria sobre a empresa deve reconhecer nos conteúdos dela a mesma identidade.

O segundo ponto a ser pensado é como uma estratégia pode ampliar o alcance da outra. Por exemplo, naturalmente uma notícia em um veículo essencial terá mais visibilidade que o blog de uma startup iniciante. Mas é possível tornar essa assessoria ainda mais visível e efetiva ao implementar técnicas de marketing de conteúdo.

Falamos aqui, por exemplo, de usar palavras-chave e fazer link building apontando para as páginas da marca. Essas duas práticas de SEO, quando aplicadas aos releases, aumentam o desempenho tanto da assessoria quanto do conteúdo.

Outro caso é usar o serviço de assessoria para impulsionar um conteúdo rico de marketing que sua empresa tenha produzido. Digamos que tenha feito uma série de vídeos de utilidade pública, ou produzido um estudo sobre seu mercado de atuação. Notícias divulgando isso aumentariam consideravelmente a atração de visitantes para suas páginas e, como consequência, a conversão de leads.

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