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Comunicação

O investimento publicitário em diferentes meios no Brasil

19/03/2019

O investimento em publicidade aumentou no Brasil e não foi pouco. Em 2018, o crescimento foi de 10% em relação a 2017, é o que revela um levantamento da Kantar IBOPE Media. 

Além da expansão, o cenário está em transformação. O mesmo estudo observa que mais de 34 mil novos anunciantes compraram mídia em 2018, ou 36% do total de anunciantes do período. 

Com tantas novas marcas investindo em marketing para divulgação, não é a hora de a sua empresa conquistar a atenção do público antes que seus concorrentes o façam? 

Para ajudar na sua decisão, trazemos aqui os dados do investimento publicitário no Brasil e a distribuição por meio de comunicação. Estudar o mercado brasileiro é uma ótima forma de benchmarking para sua estratégia de marketing e lhe permitirá identificar oportunidades para sua empresa ao investir. 

Boa leitura!

Leia também: Como fazer um orçamento de vendas, marketing e comunicação

Entendendo a metodologia Kantar IBOPE Media

No Brasil, a principal fonte de informação sobre o investimento publicitário é a Kantar IBOPE Media. Ela analisa cerca de 700 veículos de comunicação em 41 praças pelo país, trazendo dados mais expressivos que qualquer outra pesquisa. 

Sobre o ano de 2017, o instituto aponta um investimento de cerca de R$ 134 bilhões, valor que compreende as dimensões de um país continental como o nosso. 

Essa metodologia de considerar diretamente os veículos permite entender melhor a participação dos pequenos e médios anunciantes que não trabalham com grandes agências nacionais para intermediar esses investimentos. 

Além disso, outra pesquisa corrobora com a da Kantar IBOPE Media. Mas para falar disso precisamos abordar…

A outra história do investimento em marketing digital

Em todo o ano de 2017, a Kantar IBOPE Media estimou o investimento de R$ 6,2 milhões em mídia na internet. 

Ainda assim, tal cifra não chega perto da Pesquisa IAB Brasil Digital Adspend 2018. Nesta pesquisa, o cálculo do investimento brasileiro em marketing digital chegou a R$ 14,8 bilhões em 2017. 

A diferença do valor está na consideração das variadas formas de investir. A IAB, além de display e buscas pagas, compreende também classificados, comparadores de preços, vídeo e social. Esse número representa melhor, por exemplo, as pequenas e médias empresas que investem diretamente nas redes sociais, daí a soma maior que as demais. 

A distribuição em cada uma dessas categorias ficou assim:

  • Search, classificados e comparadores de preço: R$ 6,5 bilhões (44%);
  • Display e mídias sociais: R$ 5 bilhões (34%);
  • Vídeo: R$ 3,2 bilhões (22%).

Feita essa ressalva, veremos agora o panorama geral on-line e off-line no Brasil segundo a Kantar IBOPE Media. 

Leia também: 8 dicas de marketing na internet para empresas

Panorama do investimento publicitário no Brasil

É preciso admitir que para o pequeno e médio empreendedor esses números na casa dos bilhões podem parecer assustadores. Mas, em vez de analisar em termos de valores brutos, sugerimos ver a participação de cada meio de comunicação e as oportunidades de investimento neles. 

O levantamento da Kantar IBOPE Media trouxe o seguinte resultado para o ano de 2017 no mercado publicitário brasileiro:

Meio de comunicaçãoInvestimento (R$)Participação
TV aberta71,9 bilhões53,71%
TV por assinatura17,6 bilhões13,15%
Jornal15,5 bilhões11,58%
TV merchandising7,4 bilhões5,53%
Digital (display e search)6,25 bilhões4,67%
Rádio6,06 bilhões4,53%
Revista4,72 bilhões3,53%
Mídia OOH (fora de casa)3,9 bilhões2,91%
Cinema0,52 bilhão0,39%
Todos os meios133,85 bilhões100%

 

A televisão domina absoluta o investimento publicitário no Brasil, com 72,39%. Afinal, esse é o meio de comunicação de maior alcance no país, presente em 97% dos lares. Além disso, a lembrança dos anunciantes pelo público e outros resultados positivos justificam a alta procura das marcas pela TV, como o aumento de 33% em vendas com baixo investimento que a Kroths Alimentos teve. 

Em seguida, temos meios menos concorridos, como jornal, rádio e revista. Eles representam grandes oportunidades para pequenos e médios negócios, já que são mídias de massa que podem ter, entre outras vantagens, menor custo por mil que mídias na internet e excelente alcance de variados públicos-alvo. 

Cada meio traz benefícios próprios para sua comunicação e uma estratégia de marketing diversificada conecta melhor seu produto ou serviço com o público, impulsionando seus resultados.

Oportunidades para investir

A participação dos meios de comunicação no total de investimento em publicidade no Brasil indica oportunidades para sua empresa. É possível tanto dar maior peso aos meios mais investidos, como a televisão, quanto se fortalecer primeiro no jornal, na rádio e em meios digitais. 

Para ajudar na elaboração da sua estratégia diversificada de comunicação, separamos alguns conteúdos essenciais do Negócios SC sobre este assunto. Em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe de consultores. 

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