logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Tecnologia

O comportamento digital dos brasileiros na pandemia

28/10/2021

O Brasil conta com uma população digital de 126,5 milhões de pessoas em 2021, segundo dados da Comscore. Isso representa quase 60% do número total de brasileiros, de acordo com a projeção populacional do IBGE.

Essa massa de usuários é dividida igualmente entre mulheres e homens, com quase metade dos internautas brasileiros morando na região Sudeste (48,5%). Já com relação à faixa etária, a maioria das pessoas (29,5%) têm mais de 45 anos. Inclusive, esse foi o grupo que mais cresceu proporcionalmente entre 2020 e 2021.

Entre os 6 e 14 anos temos 5,8% dos usuários, seguidos pelas faixas entre 15 e 24 anos (19,4%), 25 a 34 anos (23,3%) e 35 a 44 anos (22,1%).

Mas como é o comportamento digital desses milhões de brasileiros? Como eles preferem passar o tempo na frente das telinhas? Veja os dados a seguir e descubra.

Comportamento digital cada vez mais móvel 

Com base em um levantamento da Comscore, o número de usuários de dispositivos móveis no Brasil chegou a 112 milhões de pessoas. São quase 78 milhões de usuários exclusivos em celulares e tablets. Como comparação, existem apenas 14,5 milhões de usuários exclusivos no desktop.

Entre janeiro de 2020 e junho de 2021, o tempo gasto na navegação móvel aumentou 23%. Os aplicativos representam 90% do uso desses dispositivos móveis, com destaque para as ferramentas de mensagem e as redes sociais.

O levantamento mostra que o WhatsApp lidera o tempo de consumo, muito à frente de Instagram, Facebook e YouTube, por exemplo.

Esse dado é confirmado pelo panorama Uso de Apps no Brasil, de MobileTime e Opinion Box. Quando perguntados sobre qual aplicativo abrem com maior frequência durante o dia, o WhatsApp foi apontado por 53% dos entrevistados. O Instagram veio em segundo lugar, com 15%. O WhatsApp também é o app em que o brasileiro passa mais tempo diário, mencionado por 28% dos respondentes.

Leia também: 4 ótimos motivos para anunciar no NSC Total

Tempo de consumo por aplicativo segundo a Comscore. (Fonte: Tendências e Comportamentos Digitais 2021)

Comércio eletrônico chega a 91% dos usuários móveis

Outro dado relevante sobre o uso de dispositivos móveis é a penetração do comércio eletrônico nessa navegação. A Comscore revela que 91% dos usuários já haviam encomendado alguma mercadoria por aplicativo ou site no smartphone até agosto de 2021. Em março de 2019, esse número era de 82%.

Seis em cada dez proprietários de celular (63%) fazem compras pela internet algumas vezes por mês, no mínimo. Do total de consumidores móveis, 6% declaram comprar quase todo dia pela internet.

Em comparação com o início de 2021, 83% dos entrevistados passaram a fazer compras pelo celular com maior frequência após seis meses.

A Comscore ainda mostra que 62% dos brasileiros conectados já compraram por meio do WhatsApp, enquanto 44% o fizeram pelo Instagram.

Leia também: Como utilizar o WhatsApp para negócios

A frequência de uso das redes sociais 

O tempo de uso das redes sociais também merece destaque no contexto do comportamento digital dos brasileiros.

Nesse sentido, pesquisas da Opinion Box mostram que a maioria dos usuários está conectado diariamente.

Porcentagem dos usuários que acessam as redes uma vez por dia ou mais:

  • YouTube: 86%
  • Instagram: 84%
  • TikTok: 81%
  • Facebook: 79%
  • Twitter: 61%
  • LinkedIn: 36%

Chama a atenção o TikTok, uma rede social muito mais recente que as demais, que já caiu nas graças do público brasileiro a ponto de ter uma frequência de uso maior que a do Facebook.

Mas essa frequência não é apenas diária. Uma grande parcela dos brasileiros conectados acessam as redes várias vezes ao dia. Isso quer dizer que as marcas têm mais oportunidades de impactar e se conectar com o consumidor.

Porcentagem dos usuários que usam as redes várias vezes por dia:

  • Instagram: 50%
  • YouTube: 44%
  • Facebook: 39%
  • TikTok: 38%
  • Twitter: 25%
  • LinkedIn: 11%

Leia também: Eleve os resultados da sua marca nas redes sociais da NSC

O poder dos influenciadores no comportamento digital do brasileiro

Diante dessa presença das redes sociais no dia a dia dos brasileiros, fica evidente a importância do marketing de influência na estratégia de comunicação das marcas.

Esse poder é ainda maior quando comparamos o engajamento dos influenciadores com o das marcas. Dados da Shareablee referentes ao primeiro semestre de 2021 mostram que influenciadores tiveram 68% do engajamento das postagens promocionais nas redes Instagram, Facebook e Twitter. Foram 13,6 bilhões de ações no período.

O engajamento chama a atenção, pois os conteúdos de marketing de influência representam apenas 12% do total dessas postagens. 

Veja agora outras tendências do comportamento digital no Brasil baixando o relatório da Comscore sobre o uso da internet no País.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico