logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

10 dicas para gerar leads no Instagram

12/03/2020

O Instagram é uma poderosa ferramenta de negócios. Tem mais de um bilhão de usuários ativos, 60% deles afirmam descobrir novos produtos por lá e um terço dos stories mais vistos são de marcas, segundo dados levantados pela OptinMonster.

Você sabe como aproveitar esse enorme potencial para gerar leads no Instagram? Confira as dicas a seguir para ter melhores resultados estratégia de redes sociais da sua marca.

10 dicas para gerar mais leads no Instagram

1) Crie um anúncio para gerar leads

A forma mais direta para geração de leads no Instagram envolve a criação de anúncios com esse objetivo específico. Isso é feito por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook:

  • Acesse o Gerenciador de Anúncios.
  • Em Campanhas, clique em “Criar”.
  • Selecione o objetivo “Geração de cadastros”.

Isso permitirá coletar dados, como e-mails de contato, de pessoas interessadas no seu negócio.

Um conselho importante neste caso é configurar bem a segmentação da audiência que verá o anúncio. Se você já tem um público engajado, idealmente acima de mil seguidores, pode selecionar uma das opções automáticas de segmentação, como exibir o anúncio para perfis semelhantes aos que já interagiram com seu conteúdo.

Pode, ainda, limitar a exibição apenas para seus seguidores ou definir um público completamente diferente com base em características específicas.

Opção de objetivo para gerar leads no Instagram. (Fonte: Facebook)

2) Otimize seu perfil

Existem outras formas além dos anúncios para gerar leads no Instagram. Uma delas está no seu próprio perfil na rede social.

É fato que há pouco espaço para informações no Instagram, então é importante saber otimizar cada espaço. Estamos falando:

  • Da foto de perfil: deve seguir a identidade visual da marca e ter uma boa visualização.
  • Da descrição: são apenas 150 caracteres, então vá direto ao ponto. Em vez de explicar o negócio, prefira inserir uma chamada para ação, como clicar no link para saber mais.
  • Do link: deve ser curto e, preferencialmente, com o nome da marca nele. É possível fazer isso no Bitly. Mas, caso você tenha mais de um link essencial, pode usar o Linktree ou redirecionar o acesso para uma landing page específica com mais opções.
  • E dos contatos: dependendo do ramo do negócio, vale preencher também os dados de telefone, e-mail e endereço para gerar contatos via Instagram.

3) Adicione um botão de ação

Uma opção adicional para perfis comerciais no Instagram é adicionar um botão com chamada para ação. Isso gera conversões diretas para a empresa.

Para ter um botão de contato:

  • Acesse o perfil no Instagram.
  • Entre em “Editar perfil”.
  • Entre em “Opções de contato”.
  • Insira as informações da empresa.

Para ter um botão de obter ingresso ou fazer reserva:

  • Acesse o perfil no Instagram.
  • Entre em “Editar perfil”.
  • Entre em “Opções de contato”.
  • Entre em “Adicionar um botão de ação”.
  • Selecione uma das opções disponíveis.
  • Adicione a url do serviço.

Neste caso, é preciso já ter cadastro em uma das ferramentas de reserva ou ingresso parceiras do Instagram.

4) Interaja com os seguidores

Apenas curtidas nas fotos não farão um grande favor ao seu negócio. É preciso adotar uma postura mais proativa, seguindo a linha do marketing conversacional, para gerar leads no Instagram.

Estimule os comentários e marcações de outros usuários (concursos são ótimos para isso). Em vez de apenas curtir as respostas dos seguidores, faça perguntas, inicie conversas. Aproveite também as interações disponíveis nos Stories, como enquetes, para se aproximar do público de forma individual.

Assim, sempre que se abrir uma oportunidade, faça recomendações de produtos, serviços e até mesmo de conteúdos específicos para estimular a conversão.

Leia também: Como utilizar o WhatsApp para negócios

Como a Trident propõe interações com o público. (Fonte: Instagram Trident)

5) Faça vídeos ao vivo

Vídeos têm uma enorme força na estratégia de marketing e vêm em diversos formatos, sendo o streaming ao vivo um deles. Ele coloca sua marca cara a cara, em tempo real, com os consumidores.

Use esse espaço para responder às perguntas do público, anunciar novidades ou simplesmente fortalecer o relacionamento com os seguidores. Durante esse contato, faça chamadas para ação.

O Instagram dá destaque aos vídeos ao vivo, enviando notificações aos usuários, então aproveite!

6) Explore os Stories

Além das funções interativas dos Stories, eles têm outro recurso importante: acessar links por meio do gesto de arrastar para cima.

Infelizmente, essa opção de inserir links só é disponível para contas com mais de 10 mil seguidores, mas existem algumas soluções alternativas para essa limitação. A mais simples é fazer anúncios em formato de Stories, que permitem links diretos. Outra é trabalhar em parceria com influenciadores ou outras empresas que possam propagar essa mensagem e redirecionar os acessos para os objetivos da sua marca.

7) Ofereça códigos promocionais exclusivos e limitados

Gatilhos mentais são ótimos para as vendas porque provocam reações no consumidor, levando-o à ação. Então, que tal colocar um pouco de urgência nas suas postagens?

Ao oferecer códigos promocionais exclusivos e limitados no Instagram, você pode perceber duas vantagens:

  • Estímulo ao engajamento na rede social: se a qualquer momento você pode liberar um benefício exclusivo por ali, os seguidores ficarão mais atentos aos seus conteúdos.
  • Estímulo à conversão direta: o código, com liberação a um número limitado de seguidores, funciona como um “agora ou nunca”. Ao reduzir a possibilidade de deixar para depois, a marca gera mais leads pelo Instagram.

8) Chame atenção para CTAs

Aproveite os textos dos posts para fazer chamadas para ação também por ali. Um truque para fazê-las se destacar é inserir emojis referentes a elas imediatamente antes ou depois do CTA.

Leia também: Como converter os leads do blog em vendas?

Como a Hotmart chama atenção para o CTA. (Fonte: Instagram Hotmart)

9) Aproveite as tags de preço

Marcas que vendam produtos dentro da Política Comercial do Facebook podem incluir as tags de preço nas postagens. Assim, ao tocar sobre a imagem, os seguidores poderão conferir diretamente cada um dos itens exibidos e iniciar a compra.

Para fazer isso, é preciso ter uma conta vinculada no Facebook e montar um catálogo de produtos por lá, do qual serão puxadas as informações para as tags.

10) Faça conteúdos em parceria

Se a sua marca precisa atrair mais visitantes para gerar leads no Instagram, publicar conteúdos em parceria com outras contas com o mesmo público-alvo é uma boa estratégia. Você ainda pode usar o maior alcance dessas contas para aumentar as conversões diretas das suas ofertas.

Os veículos da NSC no Instagram estão repletos de cases de sucesso de ações em parceria com anunciantes. Nossas rádios e jornais também oferecem no meio virtual variados perfis de segmentação de público e um bom número de seguidores para aproveitar em suas campanhas. Ao todo, são mais de 520 mil fãs em nossos canais e podemos destacar:

  • Diário Catarinense: 228 mil seguidores
  • NSC Total: 92 mil seguidores
  • Atlântida Blumenau: 45,1 mil seguidores
  • Santa: 37 mil seguidores
  • A Notícia: 28,8 mil seguidores
  • Atlântida Florianópolis: 27,7 mil seguidores
  • Atlântida Joinville: 26,8 mil seguidores 

Para saber mais sobre as oportunidades de anunciar no Instagram com a NSC, consulte nosso Mídia Kit Digital e descubra toda a nossa força na internet.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico