O comportamento digital dos brasileiros na pandemia

28/10/2021

Tecnologia

O comportamento digital dos brasileiros na pandemia

O Brasil conta com uma população digital de 126,5 milhões de pessoas em 2021, segundo dados da Comscore. Isso representa quase 60% do número total de brasileiros, de acordo com a projeção populacional do IBGE.

Essa massa de usuários é dividida igualmente entre mulheres e homens, com quase metade dos internautas brasileiros morando na região Sudeste (48,5%). Já com relação à faixa etária, a maioria das pessoas (29,5%) têm mais de 45 anos. Inclusive, esse foi o grupo que mais cresceu proporcionalmente entre 2020 e 2021.

Entre os 6 e 14 anos temos 5,8% dos usuários, seguidos pelas faixas entre 15 e 24 anos (19,4%), 25 a 34 anos (23,3%) e 35 a 44 anos (22,1%).

Mas como é o comportamento digital desses milhões de brasileiros? Como eles preferem passar o tempo na frente das telinhas? Veja os dados a seguir e descubra.

Comportamento digital cada vez mais móvel 

Com base em um levantamento da Comscore, o número de usuários de dispositivos móveis no Brasil chegou a 112 milhões de pessoas. São quase 78 milhões de usuários exclusivos em celulares e tablets. Como comparação, existem apenas 14,5 milhões de usuários exclusivos no desktop.

Entre janeiro de 2020 e junho de 2021, o tempo gasto na navegação móvel aumentou 23%. Os aplicativos representam 90% do uso desses dispositivos móveis, com destaque para as ferramentas de mensagem e as redes sociais.

O levantamento mostra que o WhatsApp lidera o tempo de consumo, muito à frente de Instagram, Facebook e YouTube, por exemplo.

Esse dado é confirmado pelo panorama Uso de Apps no Brasil, de MobileTime e Opinion Box. Quando perguntados sobre qual aplicativo abrem com maior frequência durante o dia, o WhatsApp foi apontado por 53% dos entrevistados. O Instagram veio em segundo lugar, com 15%. O WhatsApp também é o app em que o brasileiro passa mais tempo diário, mencionado por 28% dos respondentes.

Leia também: 4 ótimos motivos para anunciar no NSC Total

Tempo de consumo por aplicativo segundo a Comscore. (Fonte: Tendências e Comportamentos Digitais 2021)

Comércio eletrônico chega a 91% dos usuários móveis

Outro dado relevante sobre o uso de dispositivos móveis é a penetração do comércio eletrônico nessa navegação. A Comscore revela que 91% dos usuários já haviam encomendado alguma mercadoria por aplicativo ou site no smartphone até agosto de 2021. Em março de 2019, esse número era de 82%.

Seis em cada dez proprietários de celular (63%) fazem compras pela internet algumas vezes por mês, no mínimo. Do total de consumidores móveis, 6% declaram comprar quase todo dia pela internet.

Em comparação com o início de 2021, 83% dos entrevistados passaram a fazer compras pelo celular com maior frequência após seis meses.

A Comscore ainda mostra que 62% dos brasileiros conectados já compraram por meio do WhatsApp, enquanto 44% o fizeram pelo Instagram.

Leia também: Como utilizar o WhatsApp para negócios

A frequência de uso das redes sociais 

O tempo de uso das redes sociais também merece destaque no contexto do comportamento digital dos brasileiros.

Nesse sentido, pesquisas da Opinion Box mostram que a maioria dos usuários está conectado diariamente.

Porcentagem dos usuários que acessam as redes uma vez por dia ou mais:

Chama a atenção o TikTok, uma rede social muito mais recente que as demais, que já caiu nas graças do público brasileiro a ponto de ter uma frequência de uso maior que a do Facebook.

Mas essa frequência não é apenas diária. Uma grande parcela dos brasileiros conectados acessam as redes várias vezes ao dia. Isso quer dizer que as marcas têm mais oportunidades de impactar e se conectar com o consumidor.

Porcentagem dos usuários que usam as redes várias vezes por dia:

Leia também: Eleve os resultados da sua marca nas redes sociais da NSC

O poder dos influenciadores no comportamento digital do brasileiro

Diante dessa presença das redes sociais no dia a dia dos brasileiros, fica evidente a importância do marketing de influência na estratégia de comunicação das marcas.

Esse poder é ainda maior quando comparamos o engajamento dos influenciadores com o das marcas. Dados da Shareablee referentes ao primeiro semestre de 2021 mostram que influenciadores tiveram 68% do engajamento das postagens promocionais nas redes Instagram, Facebook e Twitter. Foram 13,6 bilhões de ações no período.

O engajamento chama a atenção, pois os conteúdos de marketing de influência representam apenas 12% do total dessas postagens. 

Veja agora outras tendências do comportamento digital no Brasil baixando o relatório da Comscore sobre o uso da internet no País.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui