Guia completo de vídeo marketing para conteúdos de impacto

22/04/2019

Marketing

Guia completo de vídeo marketing para conteúdos de impacto

Luz, câmera, ação e… vendas! Se vídeo marketing ainda não faz parte da sua estratégia de marketing e você quer ver sua empresa crescer, este artigo traz um guia completo para aprender a criar conteúdos visuais de impacto.

A internet ama vídeos e essa não é uma novidade para ninguém. Inclusive, já falamos disso em outro artigo aqui no blog. Nele ressaltamos os seguintes pontos:

Neste guia completo vamos expandir o assunto e mostrar quais são os formatos populares de vídeo que sua empresa deve começar a produzir, o impacto de cada um deles ao longo da jornada do consumidor e dicas de produção. Acompanhe!

Vale a leitura: Vídeo marketing: saiba como prender a atenção da audiência

Formatos populares de vídeo marketing

Listamos aqui 12 formatos de vídeo marketing para turbinar sua comunicação, mas não se assuste! Não é preciso fazer todos logo de uma vez.

Escolha um formato viável para sua equipe e pratique bem. Quando dominá-lo, passe para o próximo e assim por diante. O importante é começar por algum lugar.

1. Sobre a marca e seu posicionamento

Este é muito mais que seu cartão de visitas em vídeo. Uma comunicação institucional bem feita é capaz de construir uma imagem positiva em torno da organização, mostrando sua essência e seu propósito.

Aqui entram vídeos sobre a trajetória da marca, quem são seus fundadores, o que ela faz, no que acredita e afins. O objetivo não é ser promocional, mas contar uma história com notas até emocionais para estabelecer uma conexão humana com o público.

2. Demonstrações

Enquanto os vídeos sobre a marca e seu posicionamento são a alma do negócio, as demonstrações de produtos ou serviços são o corpo. Elas mostram que a solução da sua empresa não é só interessante na teoria, como também na prática.

Quanto mais clara for a apresentação do seu serviço, mais fácil será fechar as vendas.

3. Tutoriais

Tutoriais também são demonstrações, no entanto se referem a outros assuntos além dos próprios serviços ou produtos. Eles são conteúdos informativos focados nas necessidades de seu público-alvo que tenham relação com sua empresa.

Por exemplo, uma marca de roupas esportivas pode fazer vídeos introdutórios sobre esportes, tutoriais de como se alongar e outros temas relacionados sem promover explicitamente as peças.

4. Animações

As animações servem tanto para vídeos sobre a marca quanto para demonstrações e tutoriais. Especialmente quando se tem uma solução que exige explicação, em um processo de venda complexa, ilustrações animadas tornam essa apresentação mais didática que apenas narrando.

Foto de Sam McGhee via Unsplash

5. Entrevistas

Como em qualquer forma de conteúdo, o vídeo marketing deve trazer autoridade para sua empresa. Uma das melhores formas de conseguir isso é por meio de entrevistas com outras autoridades na sua área de atuação.

É possível convidar influenciadores de seu segmento de mercado para conversar e assim agregar o prestígio dessa personalidade à sua comunicação. Isso é ótimo para ambas as partes, porque é uma mídia gratuita para esses especialistas e traz a audiência deles para os canais da sua marca.

Agora imagine você dando a entrevista e tendo sua especialidade reconhecida. Mesmo que tenha receio de câmeras, não perca essa grande oportunidade de impulsionar suas vendas quando ela surgir.

6. Webinars

Outra forma de mostrar que sua empresa domina aquilo que faz é ensinando o público a fazer também. O webinar, ou seminário web, é um tipo de material rico de inbound marketing cada vez mais popular, justamente por ter muita utilidade para as pessoas e conferir autoridade para os negócios.

Este formato em si é bastante flexível, não só em termos de duração do vídeo, mas de complexidade de produção. Pode ser ao vivo ou pré-produzido, ter especialistas convidados ou uma única pessoa falando, ser uma narração sobre slides ou uma apresentação direta para a câmera etc. Tudo dependerá da sua organização e imaginação.

7. Eventos

Vídeos de eventos têm um quê de entrevistas e de webinars, já que envolvem a transmissão de conteúdo relevante por meio de autoridades na área de atuação. Mas, diferentemente dos formatos anteriores, este exige um nível de produção maior. Para fazer uma cobertura adequada é preciso ter uma equipe à disposição, registrando palestras, bastidores, depoimentos de participantes e entrevistas com convidados. Alguns eventos podem ter transmissão ao vivo, o que requer uma estrutura de ponta para oferecer uma experiência positiva aos espectadores.

Leia também: Como participar de eventos pode alavancar suas vendas

8. Bastidores

O consumidor moderno não se interessa apenas pelo que sua empresa faz da porta para fora. Esse prossumidor se importa igualmente com o que faz dela para dentro.

Vídeos dos bastidores são uma excelente maneira de estabelecer um relacionamento próximo e amigável com sua audiência, mostrando quem trabalha aí e como trabalha. É um conteúdo espontâneo, prático de produzir — muitas vezes só requer um smartphone — e se encaixa perfeitamente com a dinâmica das redes sociais.

Foto de Hermes Rivera via Unsplash

9. Vlog

O vlog é outro formato com foco na espontaneidade e na figura humana. Não precisa de um roteiro escrito, apenas de uma lista de tópicos para abordar, nem de grande edição depois. O objetivo é parecer o mais natural possível.

Geralmente um vlog é centrado em uma figura de destaque dentro da empresa, como o CEO ou gerentes de setor. O tema é mais ou menos livre, girando em torno do dia a dia dos negócios, notícias relevantes, opiniões sobre o mercado, dicas para o público, entre outros assuntos afins.

10. Streaming ao vivo

Dominando os bastidores e o vlog, o próximo passo é fazer streaming ao vivo de conteúdo informativo ou no mínimo divertido para prender a atenção. Pode ser um pronunciamento importante, uma conversa interativa com os seguidores nas redes sociais, uma rodada de respostas às dúvidas do consumidor, uma visita marcante à empresa, um evento… São muitas possibilidades!

11. Testemunhos

É essencial trazer seus clientes para a estratégia de vídeo marketing, especialmente com relação aos estágios de consideração e decisão da jornada do consumidor, como veremos adiante. Esses testemunhos da satisfação do consumidor podem ser gravados em eventos da empresa ou solicitados a qualquer instante. Nesse sentido, oferecer algo em troca do depoimento, como um desconto, é um bom estímulo.

12. Vídeos personalizados

Se o consumidor ama vídeo, imagine um exclusivo para ele. Nos estágios finais que levam à compra, criar uma mensagem personalizada explicando por que sua solução é ideal para o cliente é capaz de causar um enorme impacto positivo. Em seguida, vídeos de boas-vindas e onboarding contribuem para aumentar a satisfação do cliente.

Leia também: Como divulgar minha empresa: principais dúvidas

Foto de Bruce Mars via Unsplash

Quando usar cada formato de vídeo na jornada do consumidor

Como você viu até aqui, são diversos formatos à sua disposição. Mas como saber como usá-los de uma forma efetiva para aumentar as vendas?

O segredo é pensar na contribuição de cada tipo de vídeo para cada estágio da jornada do consumidor.

Descoberta e aprendizado

O primeiro objetivo é atrair pessoas interessadas e mostrar que sua empresa existe. Então, o melhor neste momento é se valer de vídeos que não falem exclusivamente da sua solução, mas relacione o negócio com assuntos que já sejam de interesse do público-alvo. Entram aí os vídeos sobre o posicionamento da marca (missão, visão e valores), tutoriais, entrevistas e eventos.

Reconhecimento do problema

Esta é a fase em que o consumidor se aprofunda sobre o problema, portanto é hora de o seu conteúdo ser didático e mostrar com clareza o caminho para a solução. Os tutoriais continuam essenciais, assim como são importantes webinars, animações e vlog.

Consideração da solução

Uma vez entendido o problema e tendo possíveis soluções para ele, a partir daqui o consumidor fará um comparativo de opções no mercado que atendam à necessidade dele. A empresa que tiver o maior valor agregado ganhará a preferência. Logo, testemunhos da satisfação dos seus clientes, vídeos detalhados de demonstração da sua solução e vídeos explicativos sobre a marca ajudarão a diferenciar o seu negócio dos demais e passarão mais confiança ao público.

Decisão

Além dos testemunhos de clientes, demonstrações e vídeos sobre a marca, os vídeos personalizados para o lead causam aquele impacto final para mostrar que você e sua equipe estão de fato empenhados em oferecer um serviço especial. Esta é uma boa hora para ressaltar, por exemplo, o quanto aquele consumidor específico tem a ganhar com sua empresa.

Fidelização

O vídeo marketing serve igualmente para estreitar os laços com o cliente após a compra. Você pode trazê-lo cada vez mais para dentro da sua empresa, mesmo que virtualmente, por meio da cobertura dos bastidores e de streamings ao vivo. Treinamentos e vídeos de onboarding são outros formatos essenciais para aumentar a satisfação do cliente, quando necessários.

Leia também: Como passar a mensagem da marca através de conteúdo relevante

Foto de Alexander Dummer via Unsplash

Como produzir vídeo marketing de qualidade

Agora que você já sabe quais são os formatos para utilizar em sua estratégia de vídeo e como eles funcionam em cada momento da jornada do consumidor para aumentar suas vendas, veja como produzir conteúdos visuais de qualidade.

Defina o objetivo

Tudo deve começar com um alvo, um destino. Saber qual é o papel do vídeo em sua comunicação tornará a produção muito mais fácil. Por exemplo, antecipando que será criado um conteúdo mais voltado à fidelização, como um vídeo espontâneo dos bastidores, o equipamento poderá ser apenas um celular à mão.

Prepare um roteiro

A profundidade do roteiro é proporcional à complexidade que cada formato demanda. Um vlog pode ser feito com uma lista de tópicos e alguma desenvoltura à frente da câmera, já uma animação ou vídeo institucional, como são mais perenes, exigem um desenvolvimento detalhado. O essencial é procurar contar uma história marcante.

Encontre as pessoas certas

É importante sempre buscar uma produção a mais profissional possível, inclusive quando a intenção é transmitir espontaneidade. Atrás das câmeras, tenha pessoas com domínio sobre filmagem, narração e edição. À frente, nem todo mundo tem a mesma facilidade de falar, mas isso é mais fácil de treinar no caso de vlogs, streamings e até webinars. Para vídeos sobre a marca e animações, o mais recomendado é uma narração experiente.

Tenha um bom equipamento

Nunca subestime a qualidade de imagem e de som. Uma produção descuidada pode colocar toda a estratégia a perder. Para evitar isso, o equipamento de gravação deve ser de boa qualidade e de acordo com o formato desejado.

Cuide com o cenário

Algumas locações de gravação exigem pré-produção, outras podem ser improvisadas no momento, mas o cuidado deve ser o mesmo. Preste muita atenção à iluminação para não haver claridade ou sombras demais e também aos objetos e pessoas que serão visíveis na imagem. Um enquadramento equivocado ou elementos que distraiam prejudicarão o entendimento da sua mensagem.

Edite

O que não for ao vivo, edite por mais que a vontade de postar logo seja grande. Vale retirar tudo o que for excedente para deixar o vídeo objetivo, considerar a necessidade de legendas, visto que em muitas situações o vídeo pode ser assistido sem som, e colocar sua identidade visual com logo e endereço do site ao final. Os primeiros dez segundos, em especial, devem ser impactantes para reter a atenção do público.

Publique para SEO

Este é o último passo, mas tão necessário quanto os demais. Um bom título, instigante, com descrição e tags com palavras-chave podem aumentar consideravelmente o alcance orgânico dos seus vídeos.

Leia também: Entenda como a distribuição de conteúdo impacta sua estratégia de SEO

Descubra mais tendências de marketing

Vídeo com certeza é mais do que uma onda passageira, é uma tendência que veio para ficar diante dos enormes resultados positivos que traz às empresas. Conheça agora outras tendências para complementar sua estratégia de marketing e vender mais.

Baixe o e-book Tendências em Marketing: áreas para investir e concentrar esforços.

 
 
Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui