logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Como participar de eventos pode alavancar suas vendas

23/10/2018

Empresas que participam de eventos conhecem bem os resultados positivos dessa estratégia. Trata-se de uma excelente oportunidade para alavancar as vendas de sua empresa, fazer networking e reforçar a imagem da marca.

Depois de um evento, não é difícil voltar para o escritório com um volume interessante de potenciais leads  em uma listagem automatizada ou com muitos cartões. Em um local tão propício aos negócios, quem prepara sua equipe de vendas e sabe se apresentar ao público pode obter resultados incríveis.

Neste material você irá entender como a presença ativa nesses ambientes pode aumentar as vendas da sua empresa. Além disso, preparamos dicas que farão toda a diferença em seus resultados. Acompanhe!

O marketing para eventos

Para um bom resultado na participação de evento, exige-se mais do que participar. Ter um stand é apenas o primeiro passo. Para construir o interesse do público, tornar a marca forte e converter visitantes em clientes, várias estratégias podem (e devem) ser usadas.

Afinal, em meio a tantas marcas presentes no local, é necessário se destacar e apresentar para o público que a sua empresa e o seu produto/serviço é exatamente o que ele procura.

Participar de eventos pode alavancar vendas

Os eventos são, além de um excelente local de networking e branding, um meio produtivo para se gerar oportunidades e aumentar o volume de leads e vendas do negócio. Quem aposta nessa estratégia aproveita vários benefícios:

  • aproximação com os clientes;
  • troca de experiências com parceiros e até concorrentes;
  • exposição qualificada do produto.

Todas essas situações desencadeiam o aumento das vendas, seja de maneira direta ou indireta. O aprendizado, as experiências e os contatos realizados podem alavancar o crescimento da empresa.

Na prática, o espaço é uma oportunidade de se apresentar para um público que ainda não a conhecia e, também, se aproximar de quem já o conhecia.  o interessante é que essa aproximação é realizada de maneira personalizada, capaz de engajar e fidelizar.

Além das feiras e exposições, há uma série de eventos chancelados por marcas que possuem credibilidade e experiência na promoção desses espaços de interação e aprendizado. Ambos podem ser apontados como oportunidades para fazer networking, expor a marca e buscar novidades.

Por isso, reservar um espaço em sua agenda e preparar sua empresa para aproveitar as palestras, o contato com outros empresários e aprender a conduzir as atividades de uma maneira inovadora é um investimento tão proveitoso quanto às demais estratégias de marketing.

Dicas para aumentar as vendas durante e após os eventos

A seguir você verá como atingir o público-alvo e aproveitar todas as oportunidades que a presença nesse ambiente pode proporcionar ao seu negócio!

Estude o evento com antecedência

Em primeiro lugar, é muito importante que você conheça bem o evento. Entenda o seu foco, conheça as empresas que devem participar e identifique o perfil de consumidor que ela possivelmente vai atrair.

A ideia é pesquisar bastante sobre o evento na mídia e também ouvir a opinião de quem já participou. Com essas informações, você poderá estudar as melhores técnicas de abordagem e definir o melhor posicionamento para a marca.

Alinhe os times de marketing e vendas

As equipes de marketing e de vendas são antigas parceiras e o sucesso de qualquer ação empresarial depende que elas estejam bem alinhadas quanto aos seus objetivos.

Quando o marketing cumpre o seu papel, os vendedores têm o trabalho facilitado. Por isso, antes da feira, reúna essas duas equipes e defina aspectos importantes, como:

  • os materiais que serão utilizados — impressos ou não;
  • a divulgação da participação no evento — que pode ser feita no rádio, jornal e newsletter, por exemplo;
  • o público que se pretende atingir;
  • o objetivo principal ao participar — aumentar vendas, gerar leads, fortalecer a marca;
  • as estratégias de comunicação que serão usadas antes, durante e depois.

Prepare a sua equipe de vendas

Durante o evento, é provável que diversos perfis de pessoas visitem o stand. Alguns são apenas curiosos, outros possuem o potencial de se transformar em futuros clientes.

é necessário atender a todos com cordialidade e atenção,as é importante qualificar um pouco mais o contato com o provável lead — potencial consumidor. Como fazer isso? Simples. Divida a sua equipe em duas frentes: a que faz o contato inicial e a que aprofunda a conversa e fecha vendas.

Para isso, é interessante que você conheça bem as qualidades e habilidade de seus vendedores e identifique em que fase eles se sairão melhor.

A partir disso, a equipe de recepção faz o papel de chamar os curiosos que passam próximo ao stand e engajá-los. Depois de algumas perguntas, que podem qualificar ou não esse lead, a equipe encaminha a conversa para  o time de experts ou encerra o papo.

Confira as 6 dicas que separamos para você vender mais em SC.

Mostre os diferenciais de sua solução

Um visitante entra em contato com diversas empresas e produtos durante a feira. Por isso, é necessário mostrar como a sua solução é diferente e pode ajudá-lo a superar seus problemas.

A equipe de vendas deve conversar com a pessoa e buscar coletar informações sobre o que ela precisa e os desafios que tem enfrentado. Diante disso, basta direcionar o diálogo de uma maneira natural e mostrar como o produto oferecido pode contribuir para o seu cotidiano.

Colete os dados de seus leads

Aquela antiga estratégia de distribuir cartões durante o evento não é a mais produtiva. O mais interessante é que você recolha os cartões ou registre dados de contato de seus visitantes. Para isso, você pode apostar em várias estratégias, como a realização de sorteios (que exigem a coleta de dados) e até mesmo a captação das informações no crachá do participante.

Com essa tática, você formará um banco de dados importante. Isso significa que, depois de alguns dias é possível entrar em contato e retomar a negociação.

Dica: não demore muito para ligar ou mandar um e-mail. É preciso que ainda exista uma lembrança da participação no evento e da explanação sobre os diferenciais feito pela sua equipe de vendas ou o contato será reiniciado do zero – dificultando a conversão do negócio.

Avalie os resultados

As vendas são resultados numéricos e toda estratégia empresarial deve ser avaliada. Por isso, é importante que você analise o ROI (retorno sobre o investimento) dessa ação.

Antes mesmo de iniciar a participação no evento, é interessante que você defina algumas metas de conversão, de visitantes e novos leads. Elas serão essenciais para a fase de avaliação dos resultados.

Caso a participação não tenha alcançado o esperado, é necessário estudar as falhas para corrigir nas próximas exposições.

Pronto para participar de um evento e alavancar as vendas? Conforme visto, esses espaços representam uma grande oportunidade para a empresa reforçar a sua imagem, se aproximar de seus clientes atuais e estabelecer novos vínculos.

Participar de eventos é uma grande oportunidade para a empresa. Esses ambientes atraem uma grande quantidade de pessoas e empresas que estão dispostas a fechar negócio. Além de ser um local para troca de experiências e acompanhar tendências, pode se transformar em uma boa estratégia para alavancar suas vendas.

Estar presente nesses espaços é apenas uma estratégia para melhorar seus resultados. Confira as técnicas para gerar fluxo em loja!


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico