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Entenda como a distribuição de conteúdo impacta sua estratégia de SEO

15/04/2019

Um dos maiores desafios para quem está começando a prestar atenção a SEO é perceber que essa prática envolve muito mais que títulos e palavras-chave.

Ter um bom posicionamento nas SERPs (search engine results pages, ou páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa), graças aos algoritmos cada vez mais inteligentes de empresas como o Google, hoje depende mais da relação de cada conteúdo com outros afins, com as ações dos usuários e com sua própria distribuição.

Apenas criar artigos não é suficiente para um blog ter acessos, ou para gerar leads nas suas landing pages. A propagação do conteúdo é ainda mais importante, daí a regra 80/20: destinar 80% do tempo investido em inbound marketing à distribuição de conteúdos e 20% à criação deles.

É claro, essa regra só vale para conteúdos de qualidade. Uma ampla distribuição pode trazer muitos acessos a um conteúdo ruim, mas isso aumentará significativamente a taxa de rejeição de suas páginas e sua empresa será penalizada pelo algoritmo nas buscas futuras.

O que é então um bom conteúdo para distribuir?

Leia também: Como vender pela internet: dicas essenciais

Conteúdos que valem a pena distribuir

Um bom conteúdo para sua estratégia de SEO é aquele que é ótimo para o usuário. Os algoritmos dos buscadores têm incluído mais fatores psicológicos, ao lado de técnicos, para determinar o que é um resultado interessante nas buscas on-line. Relevância, utilidade e autoridade sobre o assunto desempenham aí um importante papel.

Para orientar esse processo de criação, no artigo sobre as vantagens da publicidade nativa salientamos alguns pontos válidos aqui também.

  • Conhecer o público-alvo;
  • Direcionar para o público certo;
  • Ter um planejamento.

Ao conhecer o público-alvo é possível produzir materiais que atendam aos interesses e às necessidades dele, com o nível de profundidade esperado. O direcionamento correto é essencial para otimizar o investimento e não criar falsas expectativas quando alguém visualiza seus links. E o planejamento permite à empresa atingir seus objetivos com a comunicação.

Uma forma de considerar essa questão é se perguntar: eu acessaria os conteúdos da minha empresa se não trabalhasse nela? Forneceria meu contato em troca de um material rico por considerá-lo realmente útil?

Se não passar nesse teste básico, é preciso rever sua produção antes de melhorar a distribuição.

Leia também: Branded content, publicidade nativa e marketing de conteúdo

Formas de distribuição de conteúdo

Com um conteúdo relevante, útil e de autoridade, é hora de caprichar na estratégia de distribuição, que faz parte de uma boa prática de SEO.

A distribuição de conteúdo ocorre pelas seguintes formas:

Mídia própria: é a mais acessível às empresas, já que envolve os seus próprios canais de comunicação e é destinada a uma base de seguidores já existente, como nas redes sociais e newsletters.

Mídia paga: é quando se faz anúncios, publicidade nativa ou branded content para facilitar a descoberta de seus conteúdos. Os anúncios podem ocorrer, por exemplo, nas redes sociais e na rede Display do Google. Já publicidade nativa e branded content ocorrem em blogs, sites e portais de notícia e entretenimento que não os da própria empresa.

Mídia ganha: são as menções à marca e ao seu conteúdo por terceiros, conquistadas organicamente pela qualidade do conteúdo. Elas vêm principalmente na forma de notícias, resenhas e compartilhamentos.

Cada uma dessas mídias tem uma função específica e fundamental na sua estratégia de SEO, como veremos a seguir.

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O impacto da distribuição na estratégia de SEO

A distribuição do seu conteúdo deve ser planejada em curto, médio e longo prazo.

No curto prazo, um rápido e alto volume de acessos contribui para search engine optimization (otimização para mecanismo de busca). Isso pode ser obtido com uma distribuição via anúncios em mídia paga e compartilhamentos na mídia própria.

Esse é o momento de divulgar seus links nas redes sociais, em newsletters, além de promovê-los nessas redes e nos buscadores. O impulso inicial é importante para o conteúdo ganhar embalo nos resultados de busca e com isso aumentar seu alcance orgânico.

No médio e longo prazo, a contextualização do assunto e a autoridade da sua empresa para falar sobre ele passam a contar mais para SEO. Nesse sentido, a mídia ganha e a mídia paga via publicidade nativa e branded content são grandes aliadas. Link building, referências externas, cocitação e co-ocorrência são elementos que ajudam a contextualizar sua importância em determinada área.

Com relação a link building, ter conteúdo patrocinado em portais de relevância contribui enormemente para SEO. Quando um site de maior peso menciona uma página menor, o algoritmo de busca interpreta isso como uma validação de importância dessa página.

Para você ter uma ideia melhor: meça quantas visualizações o blog ou site da sua empresa tem por mês. Agora compare com as mais de 12 milhões de visualizações de páginas que os veículos digitais da NSC receberam só em fevereiro de 2019. Imagine então o papel que ter um canal de comunicação em portais como G1, Globo Esporte, Gshow e NSC Total representa para sua estratégia de SEO.

Outra vantagem evidente de estar nesses portais é a geração de tráfego direto. Seu conteúdo na NSC conta com links para suas páginas, que tanto sinalizam a importância delas para os buscadores, otimizando seu ranqueamento nas buscas orgânicas, quanto atrai o público-alvo com chamadas para ação. Essa é uma dupla forma de aumentar seu número de acessos.

Saiba como distribuir conteúdos na NSC

A NSC Comunicação é líder de audiência em Santa Catarina e referência em informação e entretenimento para milhares de catarinenses na televisão, rádio, jornal e portais digitais. Temos um time especializado em planejamento, criação e distribuição de conteúdo, além de parcerias estratégicas com as maiores agências do Estado.

Entre em contato com nossos consultores e descubra como ajudamos sua empresa a distribuir conteúdos com eficiência.


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