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Marketing

Como divulgar minha empresa: principais dúvidas

24/12/2018

Em um mercado bastante competitivo, todo empreendedor entende a importância da divulgação para se destacar entre a concorrência e atrair a atenção do público. A publicidade é um investimento necessário para trazer reconhecimento a uma marca, ajudar uma organização a chegar até as pessoas certas e construir um relacionamento duradouro com seus clientes.

Porém, investir em publicidade pode não ser uma tarefa fácil. Há diversas opções de ações de comunicação e de canais para anunciar. Se você não tem muita experiência no assunto deve estar se perguntando “como divulgar minha empresa?”.

Embora seja necessário empregar tempo e trabalho para que as estratégias de marketing deem certo, esse não precisa ser um processo complicado. É possível fazer publicidade e alcançar o público-alvo da sua organização com a adoção de algumas medidas.

Neste artigo, daremos algumas dicas para ajudar você a divulgar a sua empresa. Boa leitura!

1. Crie um site, blog ou e-commerce

O site da sua empresa funciona como uma sede dela na internet. Em um blog há a possibilidade de abordar assuntos diversos, levando conduzindo o leitor pela jornada de compra, e um e-commerce pode ser o ponto central das negociações do público com a organização.

Embora as redes sociais tenham um grande fluxo diário, elas são plataformas terceirizadas com regras próprias, que podem ser alteradas a qualquer momento. Um site ou blog representará o negócio no ambiente virtual e, por meio dele, muitas pessoas farão o primeiro contato com a marca. Por isso, o primeiro passo é construir uma dessas páginas levando em consideração o seu objetivo e a sua persona.

2. Fidelize seus clientes

Uma pessoa que permanece fazendo transações com a sua empresa é mais vantajosa do que uma que fará uma compra e não voltará mais, não é mesmo? É por isso que fidelizar um cliente é tão importante.

Ao investir na manutenção do relacionamento com consumidores que a sua empresa já conquistou você consegue diluir os custos com a aquisição de novos clientes. Além disso, pode se beneficiar da propaganda positiva que eles fazem por estarem satisfeitos com o produto ou serviço que você oferece. Clientes fiéis ajudam a divulgar uma marca ao recomendá-la para outras pessoas e fazer boas avaliações dela na internet.

Para tornar o relacionamento do consumidor com a sua empresa mais duradouro, invista em ações que mostrem a importância dele, mantenha um bom canal de comunicação e estabeleça uma relação de confiança, respondendo dúvidas, solucionando problemas e entregando ofertas coerentes com o que foi prometido.

Você também pode oferecer promoções e recompensas exclusivas. Quando alguém fizer determinado número de compras, por exemplo, pode ganhar um desconto na próxima transação ou começar a receber ofertas especiais em primeira mão.

Leia também: Planejamento de Vendas e Marketing para PME e empreendedores

3. Participe de eventos

Participar de eventos presenciais, como congressos e exposições, pode trazer grandes oportunidades ao seu negócio. Como esses eventos costumam reunir muitos profissionais de um segmento, a possibilidade de fazer networking é enorme. Neles, você pode encontrar novos parceiros, trocar informações e até encontrar fornecedores.

Além disso, os eventos também são uma ótima opção para saber sobre as novidades do seu setor, sobre as ações da concorrência e fortalecer a sua marca. Com representantes de organizações, fornecedores e potenciais clientes, as oportunidades de se apresentar como referência e expor a sua marca, fazendo com que mais pessoas a conheçam, são enormes.

Saiba como vender mais em Santa Catarina clicando aqui.

4. Faça publicidade digital

O marketing digital recebe cada vez mais atenção de empreendedores devido às diversas possibilidades que a internet oferece. Nas mídias online é possível fazer anúncios nos sites de busca, como o Google, e em redes sociais, como o Facebook e o Instagram Ads, em grandes sites e portais de notícias, trabalhar com marketing de conteúdo, Publicidade nativa e mídia display.

O ambiente digital permite que uma organização alcance um número grande de pessoas, chegue até o público-alvo, fortaleça sua marca e aumente o número de vendas. Porém, para que tudo isso aconteça é preciso ter um bom planejamento de marketing.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o conteúdo: Qual a importância de uma estratégia de comunicação para os negócios – 8 dicas essenciais!

5. Crie uma página no Facebook

Com a grande movimentação das redes sociais, está cada vez mais difícil ficar fora delas. Além de serem ótimos canais para aumentar o alcance de uma organização, elas também são espaços em que é possível divulgar produtos e serviços, anunciar, fazer promoções e direcionar pessoas para um site ou blog.

Segundo o relatório Digital in 2017, do site We Are Social, o Brasil teve cerca de 19 milhões de usuários em redes sociais em 2017. O Facebook foi a principal delas, chegando a 103 milhões de usuários.

Por isso, recomendamos que você comece com uma conta nessa rede. Nela, é possível criar uma página oficial gratuita, que pode ser usada para alcançar milhares de pessoas e promover seus produtos e serviços. Caso queira fazer anúncios, também há essa opção por meio do Facebook Ads.

Outras redes também podem – e devem – ser incluídas na sua estratégia. Veja quais delas são mais adequadas para o negócio, são mais usadas pelo público-alvo e podem oferecer as melhores ferramentas.

Além das dicas para começar a divulgar a sua empresa, listamos algumas das principais perguntas que podem surgir na hora de começar o processo. Veja:

Como divulgar uma empresa que está começando?

Para divulgar uma empresa que está começando, é importante conhecer bem o público que se deseja alcançar e trabalhar para construir um bom planejamento de marketing. A partir disso, a organização poderá pensar em ações para promover a sua marca.

Para iniciar o processo a empresa pode criar um site, blog ou e-commerce, estar nas redes sociais e fazer anúncios em veículos de maior circulação.

Como divulgar minha marca na internet?

Como já dissemos, há diversas opções para quem deseja anunciar na internet. Elas vão desde a presença em redes sociais até a realização de anúncios em outros portais.

Seguindo o seu planejamento de marketing ou conversando com especialistas que conhecem as possibilidades dos portais em que deseja anunciar você poderá encontrar as melhores opções para o seu negócio se destacar no ambiente digital.

Como faço para divulgar minha empresa no Google?

Para divulgar a sua empresa no Google você pode melhorar o SEO do seu site ou blog, adotando técnicas que deixem as suas páginas bem posicionadas nos resultados de busca, ou investir em links patrocinados, por meio do Google Ads. O Google Ads destaca links nos resultados de busca, colocando-os no cabeçalho das páginas.

Como anunciar na TV?

A TV está em mais de 97% dos lares brasileiros. Por isso, anunciar nesse meio pode trazer bons resultados à sua empresa.

Para fazer anúncios na televisão é preciso produzir algum material audiovisual sobre as ofertas da sua empresa. Ele precisa ser interessante, atrair a atenção do público e convidá-lo a entrar em contato com a organização ou visitar o site oficial.

Os principais formatos de publicidade são comerciais, patrocínios de programas e merchandising.

Como anunciar no rádio?

Outro meio com grande audiência é o rádio, que tem notícias, entrevistas e programas informativos em sua programação.

Para anunciar no rádio também é necessário produzir um material que fale sobre o produto ou serviço que você oferece. Ele deve ter uma linguagem direta, ser direcionado para uma oferta específica e apresentar os benefícios de adquiri-la. Alguns dos formatos possíveis são spots, programas e patrocínios.

Para saber mais sobre os benefícios de anunciar no rádio e sobre a maneira certa de fazer esses anúncios, clique aqui.

Como anunciar em grandes sites?

Em grandes sites há diversas possibilidades de anúncios. Você pode investir em link building, produzir materiais que falem sobre as ofertas da sua organização, hospedar conteúdos seus em páginas de outras organizações e usar a publicidade nativa.

É importante procurar sites que falem sobre temas relacionados aos do seu nicho de atuação para atrair o público certo.

Respondemos à pergunta “Como divulgar minha empresa”? Para obter ajuda e encontrar os melhores formatos de anúncio para o seu negócio, você pode usar o Simulador multimídia de publicidade e obter informações valiosas sobre a sua campanha de marketing. Procurar uma empresa especializada também é essencial para encontrar as melhores estratégias e alavancar o seu negócio!


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