logo Negócios SC
Acelere suas vendas
Marketing

Vídeo marketing: saiba como prender a atenção da audiência

08/03/2019

Alguma dúvida de que o vídeo veio para dominar a internet? Neste artigo daremos uma dimensão mais precisa desse fenômeno e, no caminho, apresentaremos algumas ótimas razões para fazer do vídeo marketing um dos pilares da sua comunicação. 

Já vimos aqui no blog Negócios SC a importância de investir em vídeo para televisão, então vamos abordar diretamente a questão do vídeo on-line e de como fazer crossmedia com mídias off-line em campanhas multiplataforma. 

Vale lembrar: Por que é importante investir em comercial de TV [em dados]

A internet ama vídeos

Que os vídeos estão em toda a web, isso não é novidade. Estão nas redes sociais, nos sites, no WhatsApp, no e-mail marketing, em webinars… Mas você sabe que em breve eles serão a maior parte da web? 

Um relatório da Cisco projeta que em 2022 a transmissão de vídeos ocupará 82% do tráfego de dados na internet. Só no Facebook, 100 milhões de horas de vídeo são vistas por dia. 

Esse boom não escapou a muitas empresas que já estão utilizando estratégias de vídeo marketing e tendo ótimos resultados com isso. Portanto, está na hora de seu negócio impactar sua audiência com a produção de vídeos.

Vídeo marketing traz resultados

Somos criaturas visuais. Aprendemos mais rapidamente e lembramos informações por mais tempo com o apoio de imagens. 

Como diz o velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então quanto vale um vídeo? Para seus resultados em marketing, vale muito. 

pesquisas e mais pesquisas a respeito da importância do formato tanto para o público quanto para as empresas. Ele permite transmitir conteúdo de uma forma mais dinâmica e mais didática, sendo que 80% dos consumidores acreditam que vídeos demonstrativos ajudam nas decisões de compra e 59% dos tomadores de decisão nas empresas preferem assistir a um vídeo que ler um texto. 

Por causa desse papel educativo, uma campanha em vídeo pode ser especialmente positiva na hora de lançar uma marca ou produto no mercado

Onde quer que o vídeo esteja, é possível verificar benefícios dele para o marketing da empresa. Nas redes sociais, ele traz mais engajamento e maior alcance orgânico. Já no e-mail marketing, aumenta as taxas de abertura e de CTR (click through rate). 

Dados da Brightcove ainda revelam as vantagens da estratégia de marketing em vídeo para sites. Neles viu-se um aumento de 157% em tráfego orgânico via motores de busca, 105% a mais no tempo da sessão do usuário e o dobro de conversões, em comparação a estratégias de marketing sem vídeo. 

E com o passar dos anos ficou mais fácil produzir vídeos. As novas gerações de câmeras de smartphone já gravam em 4K e não é complicado adquirir equipamentos de luz e áudio para aumentar a qualidade da produção. Ainda assim, não é dos investimentos em marketing mais baratos que sua empresa encontrará. 

Portanto, é essencial seguir algumas dicas de como potencializar seu ROI e ter os melhores resultados com vídeo marketing. 

Leia também: As características de um branded content de sucesso

Como produzir vídeos que impactam a audiência

Quer já colocar as mãos na massa e falar “luz, câmera, ação” nas suas campanhas? Antes, vejamos alguns fatores a considerar para garantir que os resultados sejam os esperados em sua comunicação. 

Planejamento é chave

Por ser um investimento maior e envolver mais profissionais na produção, vídeos devem ser bem planejados do conceito à veiculação para evitar surpresas desagradáveis no processo. Um bom planejamento consiste nas seguintes etapas:

  • Briefing com orientações criativas, orçamentárias e de prazos;
  • Definição de objetivos e mídias adequadas ao público-alvo;
  • Criação do roteiro e do storyboard;
  • Contratação de fornecedores (quando envolver parceiros externos);
  • Pré-produção;
  • Gravação;
  • Edição de vídeo e áudio;
  • Aprovação do material;
  • Veiculação;
  • Monitoramento e análise de resultados.

Seguindo esse passo a passo e respeitando o tempo de cada tarefa, sua empresa reduz riscos e otimiza o investimento.

Cada objetivo, uma necessidade

Conhecer o público-alvo, seus hábitos de consumo de vídeo e quais objetivos sua empresa deve cumprir com a campanha é fundamental para ter bons resultados. 

Quando falamos de vídeo, existem inúmeras possibilidades em termos de tamanho, duração e outros fatores peculiares a cada meio em que será veiculado. Por exemplo, de acordo com o 2018 Video in Business Benchmark Report, 89% dos vídeos destinados ao público B2B são vistos no desktop, contra 11% em dispositivos móveis. Isso porque a tomada de decisão é um processo que exige estudo — e a tela maior é mais apropriada nesse sentido. 

Por outro lado, vídeos mobile e até vídeos na vertical têm mais receptividade com o público B2C. 

É importante levar em consideração também as especificidades de cada meio de divulgação. Nos stories do Instagram, 60% dos vídeos são assistidos com áudio, mas 85% dos vídeos no Facebook são vistos sem som. Portanto, considere legendar seus materiais conforme a situação.

Conteúdo e criatividade reinam

Os primeiros segundos de um vídeo são essenciais para captar a atenção do espectador. Uma abertura chamativa e que prometa um bom conteúdo ajuda a manter a atenção, tenha o vídeo um ou dez minutos. 

Então não se preocupe muito com atingir certa duração de vídeo porque esta ou aquela referência produzem materiais assim. A duração certa para seu vídeo é a que mantém  a qualidade do conteúdo lá no alto. Aliás, não é preciso muito para agradar ao público. Em uma análise de 564.710 vídeos, a Wistia chegou a conclusão de que durações de até dois minutos geram mais engajamento.

Busque talentos profissionais

Quanto maior a qualidade da produção, mais credibilidade você transmite com sua mensagem. 

Pode ser tentador assumir uma atitude “faça você mesmo”, tirar o celular do bolso e começar a gravar. Nas redes sociais, essa espontaneidade pode ser ótima, mas em uma campanha institucional talvez isso dê a impressão de amadorismo. 

Além disso, há coisas que só profissionais com experiência podem garantir para você. Redatores se especializam em roteiros, animadores em animações, videomakers na linguagem visual e assim por diante. Detalhes como ritmo da narração, luzes e qualidade do áudio podem não fazer muita diferença para você, enquanto para o público isso é a cara do seu negócio.

Fazendo crossmedia on-line e off-line

Há inúmeras possibilidades e muitas razões para combinar sua campanha de vídeo on e off. Primeiro, o público definitivamente não está mais em uma única tela. Quem consome conteúdo em um meio de comunicação, consome também em outros e até ao mesmo tempo. 

Segundo, quando se expande a presença em diferentes meios é possível colher as vantagens de cada um. Imagine o potencial de ter o alcance e a credibilidade da televisão somados à capacidade de mensuração imediata e testes ágeis de conteúdo na internet. 

A experiência de comunicação é outro ponto fortalecido no crossmedia. Em vez de reproduzir o mesmo vídeo na TV e nas redes sociais, que tal adotar uma estratégia mais criativa? 

O vídeo na televisão pode ser o “carro-chefe” da campanha, com conteúdos complementares na internet. Ou o contrário: o anúncio na TV pode ser um convite a algo mais aprofundado nos canais digitais da marca. O ideal é que on e off criem um diálogo e não apenas repitam um ao outro. 

Leia também: Como potencializar sua estratégia de marketing através de crossmídia

Comece a produzir agora

O Estúdio NSC Branded Content foi criado para ajudar empresas como a sua e como tantas outras que já tiverem cases de sucesso conosco. 

Você também pode contar com a experiência da maior empresa de comunicação de Santa Catarina e com agências parceiras que cuidarão da produção de vídeos desde o planejamento até a distribuição on e off. Tudo para trazer mais resultados ao seu negócio. 

Conheça o núcleo estratégico de conteúdo da NSC Comunicação.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Veja como deixar sua marca na memória do consumidor Conheça o Estúdio NSC
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico