logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Experiência de unboxing: como usar a embalagem na comunicação?

17/03/2020

A experiência de unboxing é um fenômeno que tomou conta da internet graças ao YouTube e, mais do que nunca, mostrou a importância da embalagem dos produtos.

Sua marca já está por dentro desse conceito e de como usar a embalagem na comunicação? Descubra a seguir.

O que é a experiência de unboxing?

Unboxing, ou unboxing experience, é a experiência de abertura da embalagem. Em 2014 o Google já havia identificado essa tendência no YouTube, em que usuários fazem vídeos abrindo produtos e comentam sobre eles. Hoje, esse tipo de conteúdo pode alcançar organicamente milhões de visualizações.

Muito mais que uma oportunidade de viralizar na internet, a experiência de unboxing mostrou para as marcas que a embalagem do produto também é uma importante forma de comunicação. Especialmente no caso de compras on-line, ela pode ser usada como marketing de diferenciação e aproximar a empresa do consumidor.

Estamos falando de muito mais que produtos bem acondicionados e em segurança para transporte. A questão também é sobre usar a embalagem para despertar desejo, aumentar a percepção de valor do produto e mostrar atenção pelo público.

O impacto emocional reflete-se também nas vendas. Um estudo de 2013 mostrou que embalagens atraentes estimulam partes do cérebro relacionadas à busca por recompensa, o que contribui para a compra por impulso. Isso, em um mundo altamente compartilhado pelas redes sociais, quer dizer que cada consumidor pode se tornar uma vitrine para a empresa.

É claro, isso exige algum preparo. Embalagens sem qualquer identificação da marca não servem à experiência de unboxing. O exterior da caixa, os cuidados no interior, o acondicionamento dos produtos e os brindes e mensagens que possam haver ali dentro fazem parte dessa experiência.

Veja, então, algumas dicas com essa prática para seu negócio.

Leia também: Os mandamentos da área de relacionamento com a cliente da Arezzo&Co

Embalagens de pizza GreenBoxes transformam-se rapidamente em pratos. (Fonte)

Como usar a embalagem na comunicação?

Imprima sua identidade

Em muitos casos, nesta era digital, a embalagem pode ser o primeiro contato físico que o consumidor tem com sua marca. Ele pode ver seus anúncios nas mídias essenciais, comunicar-se pelas redes sociais, comprar pelo site… sem nunca visitar uma loja física, como é o caso das marcas direto para o consumidor (D2C). Não perca esta oportunidade de materializar sua identidade e se diferenciar da concorrência.

Nubank usa o único contato físico com clientes para reforçar a marca. (Rachel Jordan no Medium)

Faça ações com influenciadores

Seria muito difícil personalizar cada embalagem na comunicação. Mas existe uma ocasião específica em que vale a pena fazer isso: na relação com influenciadores.

Seja em uma ação contratada, seja ao enviar um “mimo”, personalize a embalagem com algum brinde e uma mensagem específica para a pessoa, incluindo o nome dela e por que vocês têm tudo a ver. Esse tipo de ação pode estimular mais pessoas a cobrir espontaneamente a experiência de unboxing delas.

Fidelize o consumidor

Vale a pena usar a embalagem na comunicação como forma de ressaltar os valores da marca. Não há necessidade de focar aqui nos atributos técnicos, afinal, o cliente já foi convencido da compra. O objetivo é mostrar por que ele deve continuar comprando.

É uma ótima oportunidade de mostrar como o produto foi feito e por quem, além dos princípios que regeram a produção e quais causas sociais são apoiadas pela compra.

Produto da Reserva posiciona a compra como ação social. (Fonte)

Faça uma chamada para ação

Aproveite esse momento para estimular o compartilhamento da experiência nas redes sociais e visitas ao site para saber mais. Divulgue na embalagem ou dentro dela o endereço da marca nas redes para marcação e, se houver, alguma hashtag própria para usar nas postagens. 

Leia também: 3C: a fórmula para aumentar o engajamento do público

Dicas para criar vídeos de unboxing

Sabia que sua marca pode criar sua própria experiência de unboxing dentro de uma estratégia de vídeo marketing? Acompanhe.

Forneça informações aprofundadas

Ao notar a tendência de unboxing, o Google percebeu que eles são muito utilizados em estágios avançados da jornada do consumidor. Este já sabe que tem um problema (ou carência), sabe das possíveis soluções para resolver isso e agora está pesquisando informações aprofundadas sobre produtos específicos. Ao fazer o vídeo de unboxing, aproveite para aí sim comentar aspectos técnicos e ressaltar a qualidade dos produtos.

Antecipe as datas especiais

Outra singularidade percebida nas buscas on-line é que esse tipo de vídeo é mais procurado em antecipação a datas especiais, como o Natal, em que a expectativa de presentes é maior. Sua marca pode aumentar o interesse por seus produtos com uma boa estratégia de vídeo durante o calendário comercial do Brasil.

Aproveite em diversos segmentos

Na internet, você encontrará experiências de unboxing de eletrônicos, jogos e cosméticos. E também de produtos para casa, alimentos, roupas etc. Ou seja, não existe uma limitação por segmentos e pequenos cuidados, mesmo em produtos básicos, ajudam a reforçar a relação com o consumidor.

Quer saber mais sobre como conquistar o público? Então não perca esta leitura essencial. Nosso guia do Calendário Comercial de 2020 traz dicas importantes para tirar o máximo proveito de cada oportunidade especial que este ano oferece. Clique aqui e baixe grátis.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico