logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Marketing de diferenciação: como destacar sua empresa?

20/01/2020

O que faz as pessoas formarem longas filas em cada lançamento da Apple? Ou o que torna as Havaianas sinônimos de sandálias de dedo quando existem outras marcas no mesmo segmento?

Nesses e em tantos outros casos, as empresas fazem algo diferente e ganham destaque com isso. Quer saber como você também pode destacar sua marca? Então precisa entender de marketing de diferenciação.

Afinal, o que é marketing de diferenciação?

É um conjunto de estratégias para tornar a marca única em seu segmento. Quando comparada à concorrência, alguma particularidade dela salta aos olhos, o que atrai o público.

Muitas vezes, o consumidor faz essa associação por conta própria. Ao escolher um restaurante para almoço, por exemplo, pode-se usar diversos fatores de seleção: preço, qualidade da comida, rapidez de atendimento… Tudo isso por percepção individual e sem uma comunicação do restaurante.

Em outras ocasiões, as marcas tomam a dianteira e resolvem mostrar claramente por que são diferenciadas. Quando um restaurante anuncia, portanto, que tem o “menor preço da região”, é porque deseja ser reconhecido por isso e atrair certo tipo de pessoas mais suscetíveis ao apelo financeiro.

Uma boa forma de encontrar esses diferenciais é realizar a análise FOFA, ou SWOT, com os pontos fortes e fracos da empresa. Assim, ao entender melhor seu próprio funcionamento e a relação com os concorrentes, é possível ressaltar aquilo que torna seu negócio único e desejável.

Leia também: Como ser Top of Mind: lições das marcas vencedoras

Estratégias de marketing de diferenciação

A partir da análise, trabalha-se melhor aquilo que já diferencia sua marca ou ainda se pode desenvolver um diferencial conforme as estratégias a seguir.

Segmentação de público

O mercado de motocicletas de luxo é bastante competitivo e, como se pode imaginar pelo valor das máquinas, não é para qualquer consumidor. Mesmo nesse nicho restrito, algumas marcas conseguem encontrar espaço por entenderem que é mais eficiente falar com indivíduos específicos em vez de abordar todas as pessoas que poderiam comprar uma moto de alto valor.

É assim que a Harley Davidson diferencia-se da Kawasaki e vice-versa. Enquanto uma aposta em um espírito mais “rock and roll”, a outra é mais esportiva e ambas vendem. Ou seja, não há um único jeito certo de falar com o público, mas é preciso entender quais apelos funcionam para o seu público-alvo. Para isso, é fundamental selecioná-lo, estudá-lo e conhecê-lo.

Preço

Entre os anos 60 e 90, a sandália Havaianas era popular unicamente por sua acessibilidade. Era barata e poderia ser encontrada em qualquer mercadinho de bairro. Esse foi o grande diferencial dela até então.

No entanto, diferenciar-se pelo preço mais baixo não é viável para muitos casos no longo prazo. Ou prejudica a saúde financeira da empresa, ou diminui a percepção de valor quando se tem um público-alvo de maior poder aquisitivo ou reduz a marca a essa única característica.

Mas ainda é possível se destacar por esse fator em algumas brechas. Produtos ou serviços de entrada, mais baratos, e promoções que aconteçam regularmente são capazes de atrair o público para suas opções de maior valor, que mantêm a empresa.

Produto

Ao perceber que precisaria de outro diferencial para crescer, a partir dos anos 90 a Havaianas decidiu destacar-se pelo produto. Veio, então, uma explosão de novos modelos para o consumidor e o início da consolidação internacional da marca.

Esse é outro modo de se afastar da concorrência. Não é preciso ter, necessariamente, um produto melhor em qualidade, mas com mais opções e seguindo as últimas tendências do setor.

Leia também: 8 formas de conquistar clientes da concorrência

Havaianas: de produto “feijão com arroz” a objeto de desejo. (Imagem de divulgação)

Proposta de valor

Agora, o que fazer quando seu produto ou serviço é incomparavelmente mais caro? Você aumenta a proposta de valor dele.

Esse foi o segredo por trás do crescimento da Apple. Desde a época da famosa campanha “Pense diferente”, a marca sabia exatamente qual era o segmento de público com quem falava e o que precisava falar para encantá-lo. Para essas pessoas criativas com pensamento arrojado, características técnicas do produto não seriam o bastante para cativar.

As filas em cada lançamento não são por causa de uma câmera melhor ou mais memória no equipamento. O que a Apple vende, sobretudo, são sonhos e propósitos.

Comunicação

Não podemos nos esquecer de que o público precisa saber desses diferenciais. Aí entra a importância da comunicação.

Um dos exemplos mais marcantes disso na comunicação brasileira é o da Brastemp, a partir da campanha “Não tem comparação”, de 1992. Com ela, tornou-se popular a expressão “não é assim uma Brastemp”.

Essa é uma forma muito curiosa de se destacar da concorrência. Em vez de usar a fórmula comum “não somos iguais aos outros”, a brincadeira de que “os outros não chegam aos nossos pés” entrou de vez para a cultura do nosso País.

Inovação

É claro, também há a rara situação de criar um produto ou serviço exclusivo no mercado. Mas não é preciso ir tão longe para ter uma proposta inovadora.

Muitas vezes, apenas mudar a forma como o público tem acesso à marca já consegue destacá-la. É o caso da Amaro, que nasceu como uma marca direto para o consumidor e vende exclusivamente em canais digitais. Por não ter intermediários, esse modelo de negócio reduz custos, o que gera ainda mais apelo para os compradores.

Serviço

Uma das formas mais eficazes de se estabelecer como referência em um segmento é oferecer um excelente atendimento ao cliente, desde o pré-venda até o pós-venda. Afinal, um consumidor satisfeito é a melhor propaganda para seu negócio.

Novidades de marketing

Fique por dentro das maiores tendências de marketing para diferenciar sua marca. No e-book Planejamento de Vendas trazemos as melhores práticas que têm ajudado empresas a vender mais. Clique aqui para baixar esse material gratuito.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico