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Como aumentar seu lucro com o turismo da alta temporada

04/11/2019

Na alta temporada, o conceito de sazonalidade no mercado é mais evidente. Graças ao movimento específico do público no verão brasileiro, alguns setores conseguem aumentar o lucro com o turismo dessa época do ano enquanto outros enfrentam certa dificuldade.

Pensando nesses dois cenários, tanto das empresas que têm maior demanda quanto aquelas que precisam estimulá-la, trazemos algumas sugestões para divulgar seu negócio e vender mais. Confira.

Marketing de experiência na alta temporada

Uma palavra resume bem qual deve ser a abordagem de marketing na alta temporada: experiência. Fornecer experiências para o seu público, desde a possibilidade de fugir da rotina até facilitar na correria do verão, é o segredo para atrair e encantar clientes nessa época.

No caso de negócios relacionados diretamente com o turismo, como o ramo hoteleiro, gastronômico, de transporte e viagens, o investimento em serviços que vão além usual é uma forma de destacar sua empresa. Especialmente em um cenário de recuperação gradual do consumo, com os consumidores atentos ao melhor custo-benefício para os programas das férias, deve ser avaliada qualquer possibilidade de você oferecer mais tecnologia, cultura, entretenimento, bem-estar ou atendimento diferenciado.

Mas empresas de outros segmentos também têm a oportunidade de destacar-se nessa época. É o caso da Rôgga Empreendimentos, que atua na construção civil. A construtora superou 130% da meta do primeiro trimestre do ano ao investir em projetos de eventos em parcerias com a NSC. Ao levar a marca até o público, a empresa conseguiu vender mais.

Já o comércio em geral deve igualmente pensar em ações para atrair clientes ao ponto de venda. Eventos internos, com atrações para o público, comodidades e descobertas de produtos e serviços, são uma prática interessante nesse sentido.

Aproveite e veja também como o marketing de experiência pode ajudar no posicionamento de marca.

Turismo hoteleiro

Dentro do universo das experiências da alta temporada, o lazer é com certeza uma das mais populares. Principalmente em cidades com vocação turística, o movimento de público é naturalmente mais intenso nesse período do ano.

A particularidade do segmento hoteleiro é que ele busca atrair clientes de outras cidades, o que muitas vezes é difícil para um hotel ou pousada que não têm referência do que funciona ou não em outras praças. A parceria com a NSC pode ser muito vantajosa nesse caso, já que sua rede de emissoras de rádio e TV, além dos veículos impressos e digitais, alcançam milhares de catarinenses em todas as regiões e a NSC tem profundo conhecimento sobre o consumidor do Estado.

Conhecer o público que se quer atrair é essencial para ter sucesso na alta temporada. (Foto de Nitin Dhumal via Pexels.)

Experiências gastronômicas

Por outro lado, bares e restaurantes podem trabalhar uma comunicação mais local. No entanto, devem observar duas questões fundamentais na sua estratégia de divulgação para atrair clientes:

  • Quais são as mídias mais consumidas pelo público-alvo?
  • Quais são as melhores ocasiões para essa comunicação?

Ter um perfil de consumidor ideal é importante para posicionar sua mensagem da forma correta. Um restaurante de gastronomia internacional que precise de reserva, por exemplo, está muito mais associado ao perfil de ouvinte da Itapema que da Rádio Atlântida, este com personalidade mais jovem e descolada.

Seguindo o exemplo da rádio, também existem horários mais e menos oportunos para divulgar seu estabelecimento. Em vez de anunciar ao meio-dia ou no começo da tarde, veicular seus anúncios no final da manhã ou da tarde pode ser uma tática mais eficaz, pois nestes horários as pessoas estão mais propensas a decidir onde vão comer.

Na dúvida, fale com um consultor para definir os melhores veículos e condições para exibição dos seus conteúdos.

Leia também: NSC em números: motivos para anunciar na líder em comunicação em SC

Como aumentar seu lucro no comércio

Além dos eventos como forma de atrair clientes, o comércio precisa adaptar seu serviço na alta temporada para adequar-se ao comportamento do consumidor. A concorrência pela atenção do público não está só nas empresas do mesmo setor, está na praia, na piscina, no clube e até nas filas de trânsito.

Apostar em um horário diferenciado de funcionamento que acomode melhor as necessidades do público ou até mesmo oferecer entregas são duas opções interessantes para considerar. Nessa época em que se procura sobretudo descanso e relaxamento, empresas que ofereçam maior praticidade nas compras saem na frente para conquistar o consumidor.

Definidas essas ações, não deixe de comunicar seus diferenciais ao público-alvo pelas mídias essenciais, mídias OOH e redes sociais.

Simule sua campanha de alta temporada

Com a proximidade do final do ano, é hora de acelerar sua estratégia de comunicação para atrair clientes e aumentar o lucro do seu negócio na alta temporada. Para agilizar e facilitar esse processo, a NSC disponibiliza uma ferramenta de marketing prática e gratuita.

O Simulador de Campanhas é um serviço para definir as soluções mais adequadas em divulgação em mídias essenciais no Estado de acordo com suas necessidades. Clique aqui e veja como é simples utilizar essa ferramenta.


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