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Marketing

Técnicas de como atrair clientes para loja

23/10/2018

Atrair clientes para loja é um desafio, pois manter um fluxo constante de vendas é essencial para o faturamento e para o negócio crescer.

Dessa forma, escolher um ponto de vendas adequado pode ser um bom começo. A sua loja física deve estar em um local adequado ao seu negócio, com custo-benefício positivo e uma exposição suficiente para atrair mais clientes.

A dica é válida se você possuir um restaurante, uma loja de roupas, de perfumes ou de qualquer outro segmento do comércio varejista. No entanto, depender apenas da boa localização da sua loja física pode não ser suficiente para alcançar este objetivo.

Felizmente, existem diversas outras maneiras de atrair mais clientes para sua loja. E é sobre elas que falaremos neste artigo. Acompanhe!

Como atrair clientes para a loja

Quem está no varejo já deve ter percebido que o perfil dos consumidores mudou nos últimos anos e está em constante transformação. As pessoas pesquisam antes de comprar, pedem opinião nas redes sociais e estão mais exigentes com a qualidade do atendimento.

Além disso, também é necessário se destacar dos concorrentes, ter preços competitivos e estratégias de comunicação eficientes que mostrem aos clientes que a sua loja é o local ideal para ele comprar.

Está gostando do artigo? Se quiser saber mais leia este Blog-post: Qual a importância de uma estratégia de comunicação para os negócios

Vamos ver como você pode fazer isso.

Participe de eventos locais

Participar de eventos relacionados ao seu segmento de atuação é uma excelente forma de conquistar novos clientes.

Eventos locais, como feiras e bazares, costumam atrair grande quantidade de pessoas que podem ser potenciais clientes, constituindo uma oportunidade para vender seus produtos e aumentar a visibilidade da sua marca.

Por exemplo, se você possui um restaurante, pode montar um estande ou, se possui uma loja de roupas, pode participar de eventos de moda ou de artesanato.

Saiba como participar de eventos pode ajudar a alavancar suas vendas.

Faça parcerias

Outra estratégia eficiente para você ser bem-sucedido na tarefa de como atrair clientes para a loja é estabelecer parcerias com outros empresários e profissionais relacionados ao seu segmento de mercado.

Afinal, a indicação de produtos ainda é uma excelente forma de vender. Portanto, procure fazer parcerias com empreendedores ou profissionais que possam indicar seus clientes para o seu negócio, estabelecendo uma contrapartida que também seja interessante para eles.

E não precisa se limitar apenas a conversar com os donos das lojas próximas à sua. As possibilidades são variadas.

Por exemplo, se você possui uma loja de alimentação saudável, procure nutricionistas e profissionais de educação física para conversar.

Se o segmento é equipamentos esportivos, faça parcerias com academias.

Crie seus próprios eventos

Uma das melhores estratégias de como atrair clientes para loja é criar seus próprios eventos. Ações que atraiam as pessoas, promovendo o entretenimento, diversão e o relacionamento, além de entregar conteúdo relevante para esse público, são ótimas oportunidades de aumentar as vendas.

Pode ser um evento temático, desde que alinhado com seu segmento e com seu público alvo. Por exemplo, se você possui uma confeitaria, que tal convidar um profissional  para oferecer chás que combinem com os bolos e tortas que vende?

Ou, caso tenha uma papelaria, que tal colocar um artista para oferecer caricaturas para os clientes?

Veja algumas outras ideias:

  • ofereça brindes gratuitos, como uma caneca ou camiseta personalizadas com o logotipo da sua loja;
  • faça parceria com outros negócios locais para que eles tragam seus clientes;
  • ofereça petiscos e bebidas gratuitos;
  • contrate um músico local para tocar.

No entanto, para obter um bom retorno com seu evento, é necessário fazer uma divulgação ampla e eficiente, para atrair o maior número de pessoas possível.

Você pode enviar uma campanha de e-mail para os seus atuais clientes, fazer uma parceria com influenciadores do segmento para que divulguem e compareçam no evento, além de divulgar nas suas mídias sociais, em grandes portais e em rádios para aumentar a visibilidade da campanha e, consequentemente, o retorno dela por meio de novos e potenciais clientes.

Invista no marketing boca a boca

Para satisfazer a exigência dos consumidores atuais, fazendo com que eles, sejam fiéis e indiquem seus produtos para os amigos, a compra deve ser uma experiência inesquecível.

Para que isso ocorra, o cliente deve se sentir satisfeito e confortável com diversos elementos na sua loja, como o conforto do ambiente, iluminação, preços e o atendimento.

Invista em recursos que tornem o espaço mais confortável e harmonioso como  música ambiente e aromatização. Cuidar do espaço interno da loja, não acumulando produtos e prateleiras que prejudiquem a circulação, também é uma boa estratégia.

No entanto, existe um aspecto que pode coroar ou frustrar esses esforços, por ser o que gera o maior impacto na reputação de uma marca: o atendimento ao cliente.

Para garantir que ele seja além de eficiente, um ótimo diferencial da sua loja, seus vendedores devem ser escolhidos por gostarem de gente. Técnicas de venda podem ser aprendidas, mas interagir corretamente não é tão simples.

Em segundo lugar, seus vendedores devem desenvolver a habilidade de “sentir” o estilo do cliente, e, a partir daí, criar uma estratégia de abordagem personalizada. Assim, o cliente se sentirá acolhido e bem tratado.

Além disso, devem ser treinados para compreender as reais necessidades do cliente, oferecendo as opções mais adequadas da loja, sem empurrar produtos.

Seguindo esses passos, aumentam as chances de superar as expectativas dos seus consumidores e deles indicarem sua loja para os amigos e parentes.

Crie estratégias de fidelização

Quem já é seu cliente e está satisfeito, confia nos seus produtos. Mas, apenas isso pode não ser suficiente para garantir que eles voltem a comprar com você.

Por isso, é essencial pensar em criar programas de fidelização. Podem ser brindes exclusivos, oferecidos quando determinada faixa de gasto mensal for alcançada, ou descontos progressivos, caso o cliente indique outros compradores.

Outra estratégia útil é investir no pós-venda. Registre as últimas compras realizadas pelos seus clientes, criando um perfil de consumo. E, quando chegarem novas peças, filtre os clientes que possam se interessar e envie uma mensagem, avisando-os.

Assim, você demonstra interesse pelas necessidades deles e fortalece o vínculo com a loja.

Essas estratégias podem fazer os clientes voltarem para sua loja, mas, é importante lembrar que o bom atendimento durante e após a venda também são ótimas ferramentas de diferenciação e fidelização no varejo.

Explore o marketing digital

Não é porque você possui uma loja física que deve ignorar as estratégias online de captação de clientes.

As redes sociais se tornaram uma parte essencial das estratégias de marketing para qualquer negócio e nenhuma empresa pode deixar de usá-las.

Crie perfis nas principais plataformas existentes e mantenha contato com seus clientes, aprofundando o relacionamento com sua marca.

Para isso, não fique apenas falando dos seus produtos e promoções. Seja criativo e mostre que valha a pena seguir a sua marca. As pessoas querem consumir conteúdo relevante, que agregue valor à vida delas.

Se a sua loja vende roupas masculinas, que tal dar dicas de moda para homens? Ou falar das tendências da próxima estação do ano para as mulheres?

Se o seu negócio é do segmento alimentício, publique receitas práticas para o dia a dia ou fale das propriedades nutricionais dos alimentos. Estas pequenas ações aumentam a interação e o engajamento dos clientes.

E esses conteúdos de nutrição podem ser distribuídos através do seu blog, mídias sociais ou outros canais que sejam relevantes para o seu público e que tenham audiência garantida.

No entanto, o marketing digital também possui outras estratégias para quem deseja saber como atrair clientes para loja. Você pode investir em anúncios pagos, em ações de branded content, alcançando mais pessoas e obtendo resultados expressivos na captação de novos clientes.

Plataformas como Google, Facebook, Instagram e grandes portais digitais permitem que você crie campanhas publicitárias segmentando seu público-alvo e direcionando para a sua loja.

Se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing digital, leia o Blogpost “Como fazer um anúncio e quais principais formatos para sua empresa”!

Exposição estratégica de produtos

A exposição dos produtos e a disposição de gôndolas e prateleiras também contribuem para a experiência dos clientes na sua loja, afetando suas vendas.

Para se diferenciar das outras lojas, você pode usar a criatividade para combinar diferentes produtos e embalagens, jogando com as cores e as formas.

Tente usar de empatia para se colocar no lugar do seu cliente e imaginar como ele enxerga sua loja. Será que ele se sente acolhido, confortável? Ou intimidado?

Esse exercício requer um profundo conhecimento do perfil das pessoas que compõem seu público consumidor. É essencial estudá-lo para conseguir criar um ambiente onde ele sinta-se à vontade para comprar.

Em uma loja de roupas, por exemplo, a vitrine é o primeiro contato do público com sua loja. Ela tem poucos segundos para cativar o cliente, despertando sua curiosidade e a vontade de entrar para saber mais sobre os produtos.

Os manequins podem ser dinâmicos, transmitindo um estilo diferenciado, por meio de acessórios, poses criativas e, até mesmo, adesivos que simulem expressões faciais.

Portanto, a vitrine tem um importante papel no processo de venda, sendo  fundamental que seja criativa, informativa e inovadora.

Essas dicas de como atrair clientes para loja são extremamente estratégicas e de eficiência comprovada. É importante você identificar quais delas permitirão atrair mais clientes para sua loja, garantindo mais vendas para o seu negócio.

Se você gostou do artigo, nós temos muitas outras dicas sobre marketing e vendas.  Para conferir, baixe o material: “Planejamento de Vendas e Marketing para PME e empreendedores


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