logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Comunicação

Itapema: a rádio de maior afinidade com a Ilha

22/07/2020

Ao elaborar um plano de mídia para a comunicação, a rádio se destaca como uma ótima forma de aumentar a presença no dia a dia da audiência. Essa audiência, inclusive, abrange a maioria da população — considerando o exemplo de Florianópolis, em que 89% da população afirma ouvir a rádio em algum momento, segundo uma pesquisa de Kantar IBOPE Media.

Mesmo durante a pandemia, a rádio não perdeu a adesão do público. O tempo médio de consumo diário permaneceu acima das quatro horas e 71% dos ouvintes afirmaram ouvir a mesma quantidade de rádio ou mais após as medidas de distanciamento social, aponta ainda a Kantar. Além disso, 20% disseram ouvir muito mais rádio com as medidas já em vigor.

Mas então surge a dúvida: qual é a melhor rádio para anunciar? Pois bem, se você procura uma solução na capital de Santa Catarina, a seguir mostraremos por que anunciar na Itapema é uma ótima escolha. Um dos motivos principais é o fato de ser a rádio de maior afinidade com a Ilha. Confira adiante!

Itapema: a rádio de maior afinidade com o público da Ilha

Primeiro, vamos entender melhor o conceito de afinidade com o público.

Em termos gerais, afinidade significa o percentual de ouvintes da rádio pelo total de ouvintes dessa mídia entre determinado perfil de público. Ou seja, quanto maior a afinidade da rádio com um segmento da população, mais ela dominará esse canal e mais retorno de publicidade os anunciantes podem ter com ela.

De um modo mais prático, podemos colocar da seguinte forma: a Ilha de Santa Catarina, excetuando-se a parte continental de Florianópolis, tem cerca de 400 mil habitantes. Considerando então os 89% de ouvintes de rádio, podemos calcular uma base de aproximadamente 356 mil pessoas.

Então, uma rádio como a Itapema, que alcança mais de 105 mil ouvintes por mês, de acordo com a Kantar, tem uma excelente afinidade com essa base de público.

Podemos considerar também, além das características socioeconômicas ou demográficas, a afinidade de acordo com assuntos de interesses. E quando falamos desses interesses entendemos melhor por que essa emissora de rádio tem tamanha afinidade com o ouvinte em Florianópolis.

Leia também: O mundo toca na Rádio Itapema, e sua marca?

A Itapema acompanha o público da Ilha onde ele estiver. (Foto via Freepik)

Por que a Itapema é referência?

Essa maior afinidade da emissora com a Ilha tem uma longa história e está atrelada à trajetória de Pedro Leite, coordenador artístico e programador musical da Itapema, e também à proposta da rádio.

Como repórter, nos anos 80 e início dos anos 90, Pedro cobriu grandes festivais de música nacionais e internacionais, entre eles Free Jazz, Rock In Rio, Hollywood Rock e Blues Festival. Em diversas oportunidades, entrevistou diretamente as maiores personalidades do mundo musical, como Eric Clapton, Buddy Guy, Annie Lennox e David Byrne.

Esse conhecimento do que há de mais refinado na música internacional foi trazido para a essência da Itapema. A programação da rádio, definida pela ousadia, vanguardia e versatilidade na seleção das faixas, atraiu um público fiel com o passar dos anos, especialmente pessoas acima dos 35 anos, de alto poder aquisitivo e apaixonadas por novas experiências culturais. Por isso, o público da Itapema é chamado de “Classe I”, em referência a indivíduos informados e inteligentes.

Passados tantos anos, a Itapema expandiu-se para o universo on-line, para o mundo dos eventos e chegou a representar a América Latina no ICT Executive’s Seminar Broadcasting, no Japão, durante o curso que reuniu executivos de oito países. Mas a essência da rádio não mudou: são mais de 70 lançamentos musicais por semana, em uma viagem diária por mais de 70 países e mais de 300 canções por dia.

Leia também: Entenda por que sua marca precisa anunciar na rádio

Anunciar na Itapema é falar diretamente com Florianópolis

A Itapema nasceu do desejo de ser referência em música contemporânea de qualidade e por isso é uma rádio com curadoria para ouvidos exigentes. Podemos dizer também que ela compõe a trilha sonora de ouvintes e marcas com bom gosto, ao longo das 24 horas do dia.

Para os ouvintes, é a oportunidade de descobrir o melhor da produção musical da atualidade e ter muito mais cultura e entretenimento em casa, no trabalho, no carro ou onde estiverem.

Para os anunciantes, é a chance de estrelar ao lado de grandes artistas nacionais e internacionais, com lançamentos exclusivos na Itapema, e associar a marca a programas que são sucesso com o público da rádio. Podemos destacar aí o GiraMundo Itapema, o Itapema Soul e o Fim de Tarde Itapema, entre tantos outros clássicos da programação.

Quer saber mais sobre as vantagens de anunciar na Itapema e como fortalecer a marca na rádio de maior afinidade com a Ilha? Entre em contato pelo site ou mande um WhatsApp para (48) 99188-5651. A Itapema com certeza oferece uma solução para a comunicação da sua empresa.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico