Itapema: a rádio de maior afinidade com a Ilha

22/07/2020

Comunicação

Itapema: a rádio de maior afinidade com a Ilha

Ao elaborar um plano de mídia para a comunicação, a rádio se destaca como uma ótima forma de aumentar a presença no dia a dia da audiência. Essa audiência, inclusive, abrange a maioria da população — considerando o exemplo de Florianópolis, em que 89% da população afirma ouvir a rádio em algum momento, segundo uma pesquisa de Kantar IBOPE Media.

Mesmo durante a pandemia, a rádio não perdeu a adesão do público. O tempo médio de consumo diário permaneceu acima das quatro horas e 71% dos ouvintes afirmaram ouvir a mesma quantidade de rádio ou mais após as medidas de distanciamento social, aponta ainda a Kantar. Além disso, 20% disseram ouvir muito mais rádio com as medidas já em vigor.

Mas então surge a dúvida: qual é a melhor rádio para anunciar? Pois bem, se você procura uma solução na capital de Santa Catarina, a seguir mostraremos por que anunciar na Itapema é uma ótima escolha. Um dos motivos principais é o fato de ser a rádio de maior afinidade com a Ilha. Confira adiante!

Itapema: a rádio de maior afinidade com o público da Ilha

Primeiro, vamos entender melhor o conceito de afinidade com o público.

Em termos gerais, afinidade significa o percentual de ouvintes da rádio pelo total de ouvintes dessa mídia entre determinado perfil de público. Ou seja, quanto maior a afinidade da rádio com um segmento da população, mais ela dominará esse canal e mais retorno de publicidade os anunciantes podem ter com ela.

De um modo mais prático, podemos colocar da seguinte forma: a Ilha de Santa Catarina, excetuando-se a parte continental de Florianópolis, tem cerca de 400 mil habitantes. Considerando então os 89% de ouvintes de rádio, podemos calcular uma base de aproximadamente 356 mil pessoas.

Então, uma rádio como a Itapema, que alcança mais de 105 mil ouvintes por mês, de acordo com a Kantar, tem uma excelente afinidade com essa base de público.

Podemos considerar também, além das características socioeconômicas ou demográficas, a afinidade de acordo com assuntos de interesses. E quando falamos desses interesses entendemos melhor por que essa emissora de rádio tem tamanha afinidade com o ouvinte em Florianópolis.

Leia também: O mundo toca na Rádio Itapema, e sua marca?

A Itapema acompanha o público da Ilha onde ele estiver. (Foto via Freepik)

Por que a Itapema é referência?

Essa maior afinidade da emissora com a Ilha tem uma longa história e está atrelada à trajetória de Pedro Leite, coordenador artístico e programador musical da Itapema, e também à proposta da rádio.

Como repórter, nos anos 80 e início dos anos 90, Pedro cobriu grandes festivais de música nacionais e internacionais, entre eles Free Jazz, Rock In Rio, Hollywood Rock e Blues Festival. Em diversas oportunidades, entrevistou diretamente as maiores personalidades do mundo musical, como Eric Clapton, Buddy Guy, Annie Lennox e David Byrne.

Esse conhecimento do que há de mais refinado na música internacional foi trazido para a essência da Itapema. A programação da rádio, definida pela ousadia, vanguardia e versatilidade na seleção das faixas, atraiu um público fiel com o passar dos anos, especialmente pessoas acima dos 35 anos, de alto poder aquisitivo e apaixonadas por novas experiências culturais. Por isso, o público da Itapema é chamado de “Classe I”, em referência a indivíduos informados e inteligentes.

Passados tantos anos, a Itapema expandiu-se para o universo on-line, para o mundo dos eventos e chegou a representar a América Latina no ICT Executive’s Seminar Broadcasting, no Japão, durante o curso que reuniu executivos de oito países. Mas a essência da rádio não mudou: são mais de 70 lançamentos musicais por semana, em uma viagem diária por mais de 70 países e mais de 300 canções por dia.

Leia também: Entenda por que sua marca precisa anunciar na rádio

Anunciar na Itapema é falar diretamente com Florianópolis

A Itapema nasceu do desejo de ser referência em música contemporânea de qualidade e por isso é uma rádio com curadoria para ouvidos exigentes. Podemos dizer também que ela compõe a trilha sonora de ouvintes e marcas com bom gosto, ao longo das 24 horas do dia.

Para os ouvintes, é a oportunidade de descobrir o melhor da produção musical da atualidade e ter muito mais cultura e entretenimento em casa, no trabalho, no carro ou onde estiverem.

Para os anunciantes, é a chance de estrelar ao lado de grandes artistas nacionais e internacionais, com lançamentos exclusivos na Itapema, e associar a marca a programas que são sucesso com o público da rádio. Podemos destacar aí o GiraMundo Itapema, o Itapema Soul e o Fim de Tarde Itapema, entre tantos outros clássicos da programação.

Quer saber mais sobre as vantagens de anunciar na Itapema e como fortalecer a marca na rádio de maior afinidade com a Ilha? Entre em contato pelo site ou mande um WhatsApp para (48) 99188-5651. A Itapema com certeza oferece uma solução para a comunicação da sua empresa.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui