logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?

18/05/2022

Para vender mais, não basta estar presente no PDV físico ou no e-commerce, é preciso investir em lembrança da marca. Isso porque a jornada de compra começa muito antes da chegada à loja. A descoberta ocorre no boca a boca, nas redes sociais e, claro, em mídias essenciais como a televisão.

Nesse sentido, a TV é o meio mais democrático para a descoberta de novas marcas. Ao contrário da internet, filtrada pelos algoritmos de cada plataforma, a televisão é mais abrangente e tem presença em mais de 97% dos lares brasileiros. Além disso, 48% das pessoas no País consideram a TV sua principal companhia em casa, como revela uma nova pesquisa divulgada pela Globo.

Portanto, dominar a arte do intervalo comercial é fundamental para aumentar as vendas da sua marca. Saiba mais sobre o assunto!

A importância do intervalo comercial para a comunicação da marca

O fato é que os anúncios na TV são capazes de impulsionar certos atributos da marca como nenhum outro meio. Inclusive, entre meios que têm preferência de muitos anunciantes, como as redes sociais, a presença na televisão leva ampla vantagem.

A ThinkBox mostra isso na pesquisa “Sinalizando Sucesso”. Nela, procurou-se analisar como o consumidor percebe a marca quando descoberta em diferentes meios. As conclusões foram as seguintes:

  • A televisão dá maior sensação de força financeira (50% na TV contra 21% nas redes sociais).
  • A TV traz uma impressão mais forte de qualidade da marca (43% contra 19%).
  • A marca parece mais popular na televisão (50% contra 24%).
  • Ela é percebida como mais bem-sucedida (43% contra 32%).
  • Por fim, ela transmite maior confiança (36% contra 24%).

Esses fatores atuam como gatilhos mentais para o consumidor. Afinal, se uma marca apresenta sinais de estabilidade, maior popularidade e elevada qualidade, o público tem maior confiança de fazer negócios com ela. É uma garantia a mais de que a compra valerá a pena.

Ter essa lembrança de marca no ponto de venda é um importante estímulo às vendas. Mas essa não é a única forma como o intervalo comercial contribui com o crescimento do negócio: os anúncios de TV são eficazes em diferentes etapas do funil, do conhecimento da marca à conversão.

  • Conhecimento: a televisão é imbatível em dar visibilidade. Segunda a Kantar IBOPE Media, mais de 204 milhões de brasileiros assistiram à telinha em 2020.
  • Consideração: os anúncios segmentados para o público-alvo criam afinidade e reforçam a mensagem do anunciante.
  • Lembrança: em meio ao comportamento multitelas do consumidor, a tela da TV é a que mais favorece a lembrança da marca no longo prazo.
  • Conversão: a TV leva a um aumento nas buscas pelos produtos ou serviços e também é capaz de gerar conversão direta com o uso de QR Codes, por exemplo.

Ou seja, o intervalo comercial pode trazer excelentes resultados, independentemente do objetivo com os anúncios na televisão.

Leia também: 5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais

Um bom comercial é capaz de prender a atenção durante o intervalo. (Foto via Freepik)

Boas práticas para comerciais de televisão

Em outro material, a Globo destacou cinco boas práticas para ter um bom desempenho com a publicidade na televisão. Assim, a marca pode aproveitar todo o potencial que o meio tem a oferecer.

1) Posicionamento no intervalo

Dependendo da posição do anúncio dentro do intervalo, ele terá diferentes papéis durante a exibição. O primeiro depois do programa tem a função de prender a atenção do espectador — é aquele que segura o consumidor no sofá. Os do meio têm a missão de se destacarem dos demais, já que a tendência é que o primeiro e o último chamem mais atenção. Já o último da sequência é aquele que prepara o público para a volta do programa.

2) Envolvimento emocional

Crie mensagens emocionalmente envolventes, com boas histórias, e aumente suas chances de ter a marca lembrada. A emoção pode vir também do humor, de uma música e de causas sociais.

3) Alinhamento

A boa segmentação do comercial de TV é essencial para o desempenho da publicidade. Mas a segmentação exige harmonia com o conteúdo em torno do intervalo. Ou seja, o anúncio deve contribuir para a experiência geral de quem assiste.

4) Atenção à duração

Outro alinhamento importante é entre o tempo disponível do anúncio e o conteúdo dele. Quanto mais curto o comercial, mais direto precisa ser o recado. Foque naquela informação que o consumidor realmente deve levar do vídeo. Por outro lado, para desenvolver uma história, são necessários alguns segundos a mais. Mas isso exige cuidados extras: os primeiros instantes são fundamentais para reter o interesse do público, então dê atenção especial aos 11 segundos iniciais do roteiro para que seja bastante atrativo.

5) Incentivo ao engajamento

Por fim, uma boa prática para o comercial de TV é estimular uma ação específica do consumidor. No caso de uma ação digital, como visitar um site ou seguir a marca, o QR Code no anúncio ajuda a encurtar a distância entre a tela da televisão e a do celular.

Como se vê, não é preciso qualquer mágica para ter bons resultados com o intervalo comercial. Com criatividade, foco e uma boa produção é possível atrair o consumidor em diferentes momentos da jornada de compra. Então, veja agora como é possível criar um anúncio de TV em até 48 horas com o Vídeo Express da NSC.

Além disso, para saber mais sobre o tema, baixe o estudo sobre a importância dos intervalos comerciais, assim como o guia com as melhores práticas para anunciantes.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico