logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Comunicação

Quantos segundos deve ter meu comercial de televisão?

21/01/2020

Depois de criar uma estratégia de comunicação para mídias essenciais, definir os objetivos da campanha e escolher a melhor emissora para anunciar, surgem algumas dúvidas mais técnicas. Entre elas, quantos segundos deve ter o comercial de TV da sua marca?

Qual é o melhor formato para cada caso? Vale mais a pena fazer dois anúncios de 15 segundos ou um anúncio de 30? Para ajudar nessas respostas, trazemos algumas considerações importantes a seguir. Acompanhe.

Diversidade de formatos de comercial de TV

As dúvidas começam justamente quando se percebe a variedade de formatos à disposição dos anunciantes.

Na Rede Globo, da qual a NSC TV é afiliada em Santa Catarina, é possível fazer um comercial de TV de:

  • 6 segundos (somente no mercado nacional e em alguns programas);
  • 10 segundos;
  • 15 segundos;
  • 30 segundos;
  • 45 segundos;
  • 60 segundos;
  • Acima de 60 segundos (mediante envio do roteiro e apreciação prévia do atendimento comercial).

Portanto, na escolha da duração ideal do anúncio televisivo deve ser considerada uma combinação de fatores. Os principais são: orçamento, melhor horário para anunciar e ideia criativa.

Como já vimos em outros artigos, é possível ter uma boa presença na televisão com um investimento acessível inclusive para pequenas e médias empresas. Por exemplo, sua marca pode ter duas inserções no Bom Dia Brasil, na praça Florianópolis, por R$ 1.500*. Isso é capaz de gerar mais de 100 mil impactos.

O segundo aspecto é encontrar a melhor praça, ou região, e o melhor horário para veicular sua campanha na televisão. Essa escolha deve basear-se no público-alvo que se deseja impactar. Com isso, determinados intervalos durante a programação podem ter alguma restrição de formatos disponíveis.

O terceiro ponto e, possivelmente, o mais importante diz respeito à proposta criativa do comercial de TV conforme o objetivo a alcançar. Existem ideias que funcionam melhor em 15 segundos, enquanto outras requerem 45 segundos para serem desenvolvidas. Do mesmo modo, diferentes durações podem servir a variados propósitos dentro de uma campanha.

É nesse sentido que apresentaremos algumas opções de anúncios e como usá-los na sua estratégia de televisão.

Leia também: Como a NSC TV está pensando o futuro da televisão?

Aprenda a usar o tempo do comercial de TV a favor do seu negócio. (Foto via Freepik)

Durações de anúncios televisivos mais populares

De um modo geral, a veiculação de comerciais ocorre em múltiplos de 15 segundos, sendo o de 30 o mais popular.

15 segundos

O que dá para contar em 15 segundos? Pouco. Para você ter uma ideia, é o tempo de leitura do primeiro parágrafo deste artigo.

Considerando que o comercial de TV deve ter pelo menos uma assinatura da marca, esse formato é bastante limitado em termos de informação. Então, quando usá-lo?

Essa duração pode ser útil quando a mensagem em si tem um único apelo e não apresenta uma grande novidade ao público. Por exemplo, na divulgação de uma promoção de um produto já familiar ao consumidor. Ou ainda para aumentar o recall da marca, enquanto ela veicula os anúncios principais de maior tempo.

30 segundos

Com 30 segundos é possível abordar mais de um apelo de venda, mesclando argumentos emocionais e racionais. O tempo maior permite contar uma pequena história para fixar a mensagem na mente do consumidor.

Essa é uma boa duração para diversas finalidades, como apresentar algo novo, reforçar uma campanha, desenvolver um storytelling etc. No geral, representa uma excelente mescla entre funcionalidade e aproveitamento do investimento.

Leia também: 10 dicas de como criar uma campanha de TV de sucesso

45 segundos

Neste formato de comercial de TV há tempo o bastante para desenvolver uma história com começo, meio e fim, ou destacar vários aspectos de um produto ou serviço. Portanto, é uma ótima escolha para apresentar novidades ao público ou falar sobre diversas opções em um só anúncio.

É também uma boa opção para campanhas institucionais sobre a marca, que trazem muitas informações ao telespectador.

60 segundos

Quanto maior a duração do comercial de TV, não haverá necessariamente uma maior atenção ou maior engajamento do público. Esse desempenho dependerá muito do conceito criativo do anúncio.

Para melhor resultado, este formato deve ser escolhido quando há uma história muito envolvente a ser contada, que leve o consumidor a esperar por um desfecho, ou tenha uma produção dinâmica que coloque o roteiro sempre em movimento. É outra opção para campanhas institucionais.

Outros formatos

Ainda existem outras opções de anúncios na televisão, dentro dos programas. Falamos aqui de patrocínios e merchandising.

Nos patrocínios, uma vinheta ou chamada é inserida no começo e no final dos programas desejados, reforçando o reconhecimento da marca. As peças podem ser veiculadas também no pre-roll e post-roll dos vídeos on-line.

Já o merchandising diz respeito à exibição de produtos e serviços de forma contextualizada em um programa, por menção explícita ou implícita.

Anuncie na NSC TV

Descubra como é fácil anunciar na NSC TV, afiliada da Rede Globo no Estado. No e-book Como Anunciar na Globo em Santa Catarina, trazemos um universo de possibilidades para sua comunicação e um passo a passo de como marcar presença na televisão.

Baixe o material e conquiste melhores resultados no marketing da sua empresa.

 

* Valor aproximado. Todos os valores aqui presentes são referentes à época de publicação deste artigo e podem sofrer alterações a qualquer momento. Para informações atualizadas, consulte nossa equipe comercial.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico