logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Comunicação

Aproveitando os gatilhos mentais que a televisão desperta

10/09/2021

Você já deve ter ouvido a expressão “o meio é a mensagem”, certo? No marketing, isso quer dizer que o resultado de campanha depende não apenas da arte ou do texto em um anúncio, mas também de onde a marca decide anunciar.

Isso acontece porque o público percebe cada mídia de um modo diferente. A partir disso, as marcas podem aproveitar essa percepção para reforçar o apelo de suas campanhas, especialmente quando se trata do gatilho mental da prova social.

A seguir, vamos explicar o que são gatilhos mentais e como anunciar na televisão pode contribuir com isso. Acompanhe.

O que são e como funcionam os gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos psicológicos utilizados na comunicação para levar o consumidor a tomar determinada decisão. Eles podem ser positivos, como a sensação de segurança de estar comprando um produto aprovado por muitos, ou negativos, como o medo de perder algo restrito a um grupo seleto de pessoas.

Esse é um recurso estudado pela área de neuromarketing, que mescla a neurociência ao marketing, porque envolve respostas em um nível mais inconsciente.

Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, somos cercados por decisões a tomar. O que fazer, o que comer, o que comprar e tantas outras. Por isso, gatilhos emocionais e gatilhos mentais são usados para romper a fadiga de decisão. Afinal, como se destacar quando está todo mundo em volta dizendo faça isso ou faça aquilo?

O que esses gatilhos fazem é evocar uma resposta mais forte e mais profunda. O consumidor sente que precisa tomar aquela linha de ação, mesmo que não tenha parado para raciocinar a respeito.

Então, a comunicação aproveita esse recurso para dar confiança a uma compra ao usar os gatilhos mentais de autoridade (a marca ou pessoa é perita no que faz) ou prova social (várias pessoas já aprovaram um produto ou serviço). Ou é possível apelar para o medo de perder devido à urgência (há um prazo definido para usufruto de uma condição especial) ou escassez (a quantidade é limitada).

Existem outros gatilhos mentais, mas esses são alguns dos mais presentes em nosso dia a dia. O importante a saber sobre eles é que são um recurso da comunicação persuasiva das marcas.

Leia também: 5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais

Gatilhos mentais buscam influenciar o público em meio à dúvida. (Foto via Freepik).

O gatilho mental da prova social pela televisão

Para facilitar nossas decisões, o tempo todo procuramos por provas sociais. Qual é a avaliação de um restaurante no iFood, quais são os filmes mais vistos, os livros mais comprados etc.

É por isso que o gatilho mental da prova social é um dos mais importantes, podendo ser quantitativo (por exemplo, uma nota) ou qualitativo (um prêmio que a marca ou pessoa tenha recebido). Ele nos ajuda a criar caminhos em meio ao labirinto de opções disponíveis.

Aí entra o papel de anunciar na televisão para as marcas que desejam causar esse estímulo no consumidor. De acordo com uma pesquisa no Reino Unido com 3.600 pessoas, realizada pela agência house51, o meio é capaz de elevar o status do anunciante.

Em comparação com outros meios analisados, a televisão apresentou três destaques:

  • é o meio que mais contribuiu para a percepção de uma marca financeiramente forte;
  • é o meio que mais contribuiu para a percepção de uma marca de sucesso e com muitos clientes;
  • é o meio que mais contribuiu para a percepção de uma marca capaz de cumprir as promessas da comunicação.

A TV tem muito mais que um lugar em nossas casas, ela ocupa um lugar no imaginário. Estar na TV é sinônimo de sucesso e popularidade. Então, anunciar na televisão indica para o telespectador: esta marca tem condições suficientes para estar no meio mais popular, sinal de que ela tem boa estrutura financeira e uma grande clientela para investir em comunicação.

Agora, o lado surpreendente dessa história é que é possível anunciar na TV por um valor bastante acessível mesmo para os pequenos negócios. Por meio da segmentação da campanha e da escolha dos horários dos anúncios, pode-se encontrar oportunidades para todo tipo de orçamento de marketing.

Leia também: Como aumentar o interesse do público pelo seu produto?

O que dizem as marcas ao anunciar na televisão?

Diversos cases de sucesso das marcas anunciantes na NSC TV atestam o poder da televisão de intensificar o gatilho de prova social. 

Para o sócio-diretor da Auten Energy, estar na TV é um selo de qualidade.

— Tivemos uma procura gigante nas nossas redes. Chegamos a avaliar um aumento de mais 300% das nossas redes e leads interessados! — ele comenta.

Anunciar na televisão também é muito importante para a Trace Tec, que aumentou as vendas em 15% com a campanha em parceria com a NSC.

— Nosso objetivo é sermos líderes em nosso segmento e temos certeza de que os anúncios em TV possibilitam maior visibilidade para nossa marca — destaca o diretor da empresa.

A Contassesc, que oferece serviços de contabilidade, foi outra que sentiu os impactos positivos da presença na televisão.

— Quando você investe nessa mídia, você tem que estar preparado para atender às novas demandas. Na época não esperávamos que as demandas fossem tão grandes, e elas se realizaram — orienta a diretora da Contassesc.

E você, quer ter mais resultados com a sua comunicação? Então confira a tabela de TV da NSC e veja como é fácil anunciar.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico