logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Inovação

Termômetro Solidário une marcas em prol da causa social

13/05/2022

A preocupação com as boas práticas ecológicas, sociais e de governança (ESG) está presente no dia a dia de um número cada vez maior de empresas. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 95% dos negócios brasileiros já incluem o ESG entre suas prioridades corporativas.

Esse fenômeno está diretamente relacionado com o maior interesse do público por empresas que visem além do lucro. Inclusive, entre as de capital aberto, a GrantThornton revela que 86% delas concordam que poderão sofrer impacto negativo caso não adotem uma gestão que leve ESG em consideração.

Além desse impacto positivo nos negócios, o envolvimento com alguma causa é um bem em si próprio. É com esse espírito que a NSC lançou nesta sexta (13), durante o Jornal do Almoço, a nova edição da campanha Termômetro Solidário. Até julho de 2022, o projeto vai arrecadar agasalhos e cobertores para comunidades catarinenses com o apoio das marcas Fort Atacadista, Casa do Couro Mezzalira, Vigilância Radar, Nostra Casa e OdontoTop Chapecó.

Quer ficar por dentro dessa iniciativa? Então saiba mais sobre as ações do Termômetro Solidário 2022.

A importância de abraçar uma causa social

Dentro do ESG, um terço do público acredita que as práticas sociais de uma marca sejam o fator mais relevante na hora de decidir uma compra. Isso é o que diz o estudo “ESG Consumer Index”, da agência Lew’Lara TBWA, em parceria com a DCode.

Já uma pesquisa da Opinion Box mostra que 76% dos consumidores são favoráveis às marcas terem um posicionamento em relação a causas sociais. Mais ainda, 58% do público afirma que as marcas devem se posicionar quanto ao combate à fome e à pobreza, por exemplo.

Mas também é preciso tornar essas ações de conhecimento público, para que o consumidor possa levar isso em consideração ao escolher de quais marcas vai comprar. Dos entrevistados pela Opinion Box, 53% relatam sentir falta de um posicionamento mais expressivo por parte das marcas.

Aí entra a importância de abraçar uma causa social como o Termômetro Solidário, que acontece anualmente desde 2018. O projeto tem ampla cobertura nos veículos da NSC, fortalecendo o marketing social das marcas parceiras.

Nesta edição, Fort Atacadista, Casa do Couro Mezzalira e Vigilância Radar repetem o apoio que em 2021 arrecadou mais de 295 mil peças de roupa para combater o frio no Estado. Também participam agora em 2022 a Nostra Casa e a OdontoTop Chapecó.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

Ações como o Termômetro Solidário mostram que fazer o bem é bom para os negócios. (Foto via Freepik)

Sobre o Termômetro Solidário 2022

A campanha deste ano vai até 30 de julho e contará com mais de 30 pontos de coleta de roupas e cobertores por todas as regiões de Santa Catarina. Nesse sentido, os espaços de Fort Atacadista, Vigilância Radar e Casa do Couro Mezzalira contribuem para dar maior capilaridade à iniciativa pelo Estado. O objetivo do Termômetro Solidário 2022 é arrecadar 200 mil peças.

Para acompanhar a arrecadação e lembrar os catarinenses de doar, o Jornal do Almoço receberá um termômetro virtual. Quanto maior a força da campanha, mais quente ele ficará, representando o calor que esse gesto pode levar à vida de quem precisa.

Entre as ações propostas para o Termômetro Solidário 2022, ainda está previsto um Sopão Beneficente no dia 18 de junho, com distribuição de alimentos nas ruas. Mais adiante, no dia 9 de julho, haverá o Dia D de arrecadação, em formato de drive-thru por diferentes cidades catarinenses.

A agenda da campanha pode ser acompanhada pela NSC TV, assim como pelos portais da NSC na internet.

Leia também: Termômetro Solidário mobiliza empresas de SC

Compromisso social com Santa Catarina

O Termômetro Solidário já rendeu à NSC o Prêmio Empresa Cidadã, entregue pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), pelo impacto positivo gerado para a população catarinense. Mas quem pode atestar melhor o papel desse projeto para a proposta de ESG são as marcas parceiras nessa boa ação.

— Ações que promovem o engajamento da comunidade, que despertam o público para a cidadania, tendo como objetivo fomentar o bem do próximo, o olhar para o outro, têm muito a agregar para a sociedade atual. E a campanha Termômetro Solidário mostrou isso: conseguimos despertar nas pessoas esse cuidado com quem estava em situação desfavorecida. Estes “pequenos” gestos fazem a diferença e, inclusive, fortalecem os nossos negócios — destaca Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

Alberto Mezzalira, diretor da Casa do Couro Mezzalira, também reforça o poder de engajamento do Termômetro Solidário. Isso porque o projeto vai além do ambiente corporativo e convoca a população como um todo a somar forças. É uma sinergia entre a maior empresa de comunicação de Santa Catarina, grandes marcas presentes no Estado e o povo catarinense.

— Iniciativas como essa e com a força da imprensa catarinense, além do engajamento de toda a população e empresas, fazem a diferença na vida das pessoas — comenta Mezzalira.

Como participar do Termômetro Solidário da NSC?

Até o dia 30 de julho de 2022, você pode doar roupas, agasalhos e cobertores em bom estado em qualquer um dos diversos pontos de coleta em Santa Catarina. Toda a arrecadação do Termômetro Solidário será destinada a comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Veja todos os pontos de coleta do Termômetro Solidário 2022.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico