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5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais

17/08/2021

A TV aberta é o principal meio de investimento em publicidade no Brasil, em valor investido, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, as marcas movimentaram R$ 49 bilhões em mídia na televisão.

Essa liderança pode ser explicada pela importância da publicidade na TV para o funil de vendas dos mais variados negócios. Pequenas ou grandes empresas, marcas on-line ou off-line, todas podem vender mais com a presença na televisão. Sobram exemplos de cases de sucesso com a própria NSC TV, afiliada Globo em Santa Catarina.

Para destacar as vantagens de anunciar nesse meio, mostramos a seguir cinco formas como a publicidade na televisão ajuda seu negócio a vender mais. Acompanhe!

1. Publicidade na TV traz enorme visibilidade para a marca

O significado de publicidade é tornar algo conhecido e aceito pelo público. Nesse caso, sua marca, seus produtos ou serviços.

A publicidade na TV é tão popular porque essa é a mídia mais conhecida e consumida no Brasil. De acordo com o IBGE, a televisão chega a mais de 95% dos lares brasileiros.

Olhando para os números da NSC, pode-se ter uma ideia melhor do tamanho dessa audiência. Segundo uma projeção com base nos dados da Kantar IBOPE Media, mais de 6,7 milhões de telespectadores acompanharam a NSC TV em 2021. Isso representa 94% da população catarinense.

Apenas em julho de 2021, a NSC TV alcançou 5,8 milhões de catarinenses, com uma média de 531 mil telespectadores por minuto.

Se todo negócio precisa de uma vitrine para vender mais, a presença na NSC TV é a maior vitrine que uma marca pode ter dentro de Santa Catarina. A cada segundo, milhares de consumidores catarinenses estão atentos à programação, absorvendo conteúdos e anúncios.

Então, se o objetivo da sua comunicação é atrair o máximo de pessoas para o topo do funil de vendas, a publicidade na TV deve entrar no seu planejamento de mídia.

Leia também: Globo Impacto: um jeito moderno de comprar mídia na TV

2. A televisão aumenta a lembrança da marca

A visibilidade precisa vir acompanhada da fidelidade da audiência. Não basta que o consumidor veja seu anúncio uma única vez, porque o maior retorno da publicidade vem de uma exposição e de uma estratégia de longo prazo. Assim, quanto mais o telespectador vê sua marca, maior é a lembrança que ela pode gerar.

No caso específico da NSC TV, alguns dados nos permitem observar essa fidelidade da audiência.

Em primeiro lugar, daqueles mais 6,7 milhões de telespectadores da NSC TV em 2021, mais de 2,6 milhões acompanham o veículo da NSC diariamente. Cada pessoa ficou, em média, 3 horas e 25 minutos por dia em sintonia com a NSC TV.

Isso quer dizer que sua marca não terá apenas uma enorme audiência, como poderá impactá-la com a frequência necessária para alcançar seus objetivos de marketing e vendas.

Estudos como o da Nielsen também já comprovaram que adicionar a publicidade na TV à estratégia de comunicação tem um impacto muito positivo na lembrança da marca. Anúncios na televisão conseguem gerar uma maior capacidade de recordação que outras telas, como a do computador ou do celular.

3. A audiência da TV tem uma relação de confiança com o meio

Além da visibilidade e da frequência, outra característica do meio televisivo pode ajudar seu negócio a vender mais: a confiança do telespectador.

Nos momentos em que o público brasileiro mais precisa de informação confiável, a televisão destaca-se como um ponto de referência. O cenário de pandemia tornou isso ainda mais evidente.

Dados do relatório Inside Video, da Kantar IBOPE Media, apontam que 82% das pessoas no Brasil afirmam acompanhar notícias pela TV. E 77% dizem que o noticiário foi muito importante no início da pandemia.

Essa relação de confiança com o meio agrega valor à mensagem da marca. Um estudo da house51, entre as diferentes mídias, mostra que a publicidade na TV é a que transmite a melhor percepção de uma marca bem-sucedida, financeiramente forte, popular e com muitos clientes. Tal percepção de sucesso é um forte gatilho mental para o consumidor, conhecido como prova social.

Leia também: Como fazer seu comercial veicular na Globo?

A confiança começa na comunicação e então segue para as vendas. (Foto via Freepik)

4. Fale com seu público-alvo em diferentes horários

Outra vantagem de anunciar na NSC TV, em especial, é a possibilidade de segmentar sua publicidade na TV para otimizar o investimento.

A grande audiência da NSC TV representa, primeiramente, uma imensa variedade de perfis de consumidor. Como exemplo da Grande Florianópolis, de cada 100 televisores ligados nas cinco principais emissoras de TV aberta, 65 deles estavam na NSC TV. E dos 45 programas mais vistos na TV aberta, 40 eram da afiliada Globo em Santa Catarina, incluindo os dez mais assistidos.

A partir disso, é possível anunciar para os perfis de consumidor mais alinhados com sua marca, mas ainda dentro de um grande público. Dependendo do segmento do negócio, um bom horário para anunciar na TV pode necessitar de um investimento menor do que você imagina.

5. Aumente o engajamento com a marca

Por fim, a audiência da TV é bastante engajada e conectada. Não são raros os casos de resposta imediata do consumidor a um anúncio.

Um dado da MindMiners para a Globo é revelador nesse sentido: 63% dos consumidores brasileiros costumam pesquisar na internet sobre os produtos vistos na televisão.

Portanto, o impacto da publicidade na TV não é apenas teórico ou imaterial. Ter a marca presente na televisão leva o público a tomar ações concretas de interesse. Desse modo, seu negócio pode vender mais.

Para ver mais dados sobre o poder da televisão, baixe o relatório TV Insights organizado pelo Negócios SC.

 

Fontes: Kantar IBOPE Media - Instar | Grande Florianópolis | ATS | TT Indivíduos | 07h-24h - Seg a Dom - NSC | 2021 (até o dia 08/08). 

Kantar IBOPE Media - Florianópolis julho/21, Seg a Dom | TT Individual | Cov%, AvRch%, Rat%.

Kantar IBOPE Media - Florianópolis julho/21, Seg a Dom | Shr% - Considerando todas as 5 principais emissoras de TV aberta.

Kantar IBOPE Media - Instar Analytics | Grande Florianópolis | Ranking Programação | Julho | Rat% domiciliar | Base TLE.

Contém dados projetados para a região de cobertura da NSC Em Santa Catarina (7.130.247), que são de responsabilidade da mesma.

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