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Como preparar seu comércio para as vendas de final de ano?

09/11/2021

A expectativa do comércio é de crescimento nas vendas de final de ano, em relação a 2020. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas no Natal de 2021 deve ser 3,8% do que no ano anterior.

Antes disso ainda temos a Black Friday, cuja previsão também é de um melhor resultado na comparação anual. As duas datas comerciais, entretanto, estão bastante conectadas no planejamento de compras do consumidor brasileiro. Portanto, o comércio precisa de uma estratégia integrada para aproveitar as vendas de fim de ano.

Mas você já deve estar por dentro da importância do marketing digital, da presença nas redes sociais e do uso de promoções e ofertas para atrair o consumidor. Então, vamos focar em cinco dicas diferentes para vender mais na Black Friday e no Natal. Acompanhe!

Cinco dicas para as vendas de final de ano no comércio

1) Faça treinamento de vendas também com os temporários

Além da expectativa de crescimento de 3,8% no volume de vendas, a CNC projeta a contratação de 94,2 mil trabalhadores em caráter temporário no comércio neste Natal de 2021. Se confirmado esse número, será a maior oferta de trabalho no varejo desde o Natal de 2013.

Enquanto isso, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o Sebrae estimam que o final de 2021 trará a abertura de 105 mil vagas no varejo e nos serviços.

Mas reforçar a equipe de vendas não se trata apenas de aumentar o quadro de colaboradores. É também fornecer as condições para que eles possam atingir os objetivos do negócio, incluindo aí a necessidade de realizar treinamentos com toda a equipe.

Afinal, o consumidor não distingue na hora da compra quem é efetivo de quem é temporário. Porém, uma única experiência ruim com a loja é capaz de afastar um terço dos clientes, segundo pesquisa da Hibou.

Leia também: Treinamento de vendas: como fazer uma boa capacitação?

Um bom atendimento ao cliente é chave para aumentar as vendas no final de ano. (Foto via Freepik)

2) Atente-se aos meios de pagamento preferidos pelo consumidor

As condições de pagamento são um dos grandes atrativos para o público. Elas podem aumentar ou reduzir a adesão do consumidor à loja.

Diante disso, vale ficar de olho nos meios de pagamento que estão em alta no momento. Assim, você pode investir sua estratégia comercial e de comunicação nos pontos mais adequados.

Nesse sentido, como revelamos sobre o desempenho das datas comemorativas no comércio catarinense, o pagamento parcelado tem sido mais usado ao longo de 2021. Outra forte tendência para as vendas de final de ano é o Pix, que já é a segunda forma de pagamento mais utilizada no País. De acordo com CNDL e SPC Brasil, a opção vem atrás somente do dinheiro na preferência dos brasileiros.

3) Planeje o Natal como uma continuidade da Black Friday

Uma pesquisa de intenção de compra da Fecomércio SC mostra que 16% dos consumidores catarinenses pretendem aproveitar a Black Friday 2021 para adiantar as compras de Natal.

Dada a proximidade dessas duas datas comerciais, tal prática tem sido cada vez mais comum. Portanto, as marcas precisam pensar além da repetição de estratégias e focar numa ação continuada de engajamento com o consumidor.

Isso envolve diferentes ações de remarketing, segmentação de ofertas baseada nas compras anteriores e também programas de fidelidade para estimular novas compras. Nesse caso, o cashback é um dos benefícios mais procurados pelo consumidor na hora de decidir onde comprar.

Leia também: Cashback: o que é e como ajuda as lojas a vender mais?

4) Invista em segurança para as compras on-line

Para a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas pela internet devem ter 18,7% de participação nas vendas totais do varejo brasileiro em novembro de 2021. Segundo a entidade, esse é um novo recorde do e-commerce no Brasil.

Isso torna evidente a importância de investir em segurança digital. Mas ela tem dois lados: o do negócio para evitar prejuízos com fraudes; e o do consumidor para que ele se sinta seguro de informar seus dados para pagamento.

Então, além de anunciar sua loja virtual, é preciso comunicar por que ela é confiável. Tenha um certificado digital de segurança no site, deixe sua política de troca e formas de pagamento bastante visíveis e ofereça opções de contato rápido para o consumidor tirar dúvidas. Outra informação interessante para o público são as avaliações e comentários de clientes.

Essas pequenas medidas já melhoram a apresentação do negócio na internet.

5) Desperte o desejo do consumidor pela televisão

Anunciar na televisão é capaz de contribuir de diferentes formas com o funil de vendas. Entretanto, quando falamos das vendas de final de ano, o foco está principalmente em atrair o maior público possível.

Já falamos aqui sobre como a televisão ajuda a vender mais. Isso está relacionado ao impacto diferenciado que a comunicação na TV causa no consumidor. Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostra, por exemplo, que o fato de a marca estar na TV é o suficiente para que os telespectadores a perceberem como bastante desejada, fazendo eles próprios a desejarem.

A estratégia é ainda melhor quando integrada ao marketing multicanal. Anúncios em rádio, jornal e internet contribuem para aumentar a lembrança da marca e alcançar o público em diferentes momentos do dia.

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