Cashback: o que é e como ajuda as lojas a vender mais?

14/05/2021

Inovação

Cashback: o que é e como ajuda as lojas a vender mais?

Procurando uma forma de aumentar a fidelidade dos seus clientes e vender mais? Então vale pensar em associar sua marca a um programa de cashback.

Mas você sabe o que significa essa prática que está se tornando cada vez mais popular? Cashback é uma opção de reembolso pelo consumidor de parte do valor da compra. Literalmente, o significado de cashback é “dinheiro de volta”.

Ele é interessante para o consumidor, assim como para as empresas. Entenda o porquê disso a seguir.

Cresce a busca por cashback em compras na internet

O cashback já é praticado desde os anos 90, sendo o Reino Unido e os Estados Unidos pioneiros nessa prática. No Brasil, a Méliuz foi a primeira empresa a trazer essa solução ao País, em 2011. Por aqui, esse sistema de recompensa tem se popularizado rapidamente nos últimos anos, em especial dentro do contexto da pandemia.

De acordo com o documento 2020 Global Cashback Report, o mercado de cashback é avaliado em 108 bilhões de dólares pelo mundo. O portal Cuponomia informa que, apenas no primeiro semestre do ano passado, cupons e cashbacks movimentaram mais de R$ 1,5 bilhão no País.

Hoje, o cashback é a funcionalidade mais importante para o consumidor brasileiro em aplicativos de e-commerce, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Em abril de 2021, a preferência pela opção foi mencionada por 49% dos entrevistados, um aumento de 19 pontos percentuais desde o começo da pandemia.

Acompanhando esse movimento do mercado, um número maior de empresas vêm oferecendo soluções em cashback para o comércio. Além da Méliuz, outros nomes conhecidos do segmento são PicPay, Beblue e Ame Digital.

Para aproveitar o cashback, tudo que o consumidor precisa fazer é se cadastrar em uma dessas plataformas e ficar de olho nas lojas participantes e oportunidades especiais.

Leia também: Físico ou digital: qual é o melhor modelo de negócio?

Funcionalidades mais importantes para os consumidores brasileiros nos apps de compra. (Fonte: Mobile Time e Opinion Box)

Cashback significa desconto?

Na hora de comunicar a opção de compra com cashback, é preciso ter o cuidado de não induzir o consumidor a achar que se trata de um desconto. Cashback e desconto são coisas diferentes. 

No desconto, o valor da compra é menor para o consumidor. Enquanto isso, no cashback, ele paga a mesma quantia, mas recebe uma porcentagem do dinheiro de volta.

Esse reembolso pode acontecer de duas formas:

Vale destacar que alguns programas de cashback têm prazo de resgate ou utilização do dinheiro de volta. Isso dá um senso de urgência ao consumo.

Para a loja, na prática, ela estará pagando uma comissão da venda ao programa, como no marketing de afiliados. É com esse recurso que as empresas que oferecem cashback pagam os usuários finais.

Leia também: Veja como evitar prejuízos com fraudes no e-commerce

Vantagens do cashback para a loja

1) Praticidade

Com o cadastro em apenas uma plataforma, o consumidor pode ter cashback em centenas ou milhares de lojas. Portanto, se há mais praticidade para o público, o comércio tem menos dificuldade de convencê-lo a usar a opção. Além disso, não é preciso gerar cupons nem códigos para esse tipo de atrativo comercial.

2) Funciona como um programa de fidelidade

Há diversos estímulos para o consumidor continuar usando o cashback, logo, realizando novas compras. Como prova disso, uma pesquisa do site Portal da Promo mostra que 45% dos consumidores confirmam a possibilidade de se tornarem clientes fiéis da marca que oferece essa opção.

3) Visibilidade extra para a loja

Como a loja estará associada ao programa de cashback, sempre que as pessoas procurarem pelas marcas em que terão vantagens, o próprio programa servirá para aumentar a visibilidade do negócio. Será um novo canal de descoberta pelo consumidor.

4) Diferentes tipos de cashback

Cada segmento do comércio trabalha com valores e volumes de venda próprios, então é útil que o cashback se adapte à realidade do negócio. Mais ainda, é possível oferecer tipos de cashback aos clientes conforme os objetivos comerciais.

Se a meta é aumentar o ticket médio, é possível ter um cashback fixo, por exemplo, a cada R$ 200 reais em compras, caso a média de compras esteja em R$ 100.

Por outro lado, se o objetivo é aumentar as vendas de itens específicos, eles podem ter porcentagens de reembolso diferenciadas.

5) Possibilidade de vender mais

De acordo com documento 2020 Global Cashback Report, o cashback é capaz de gerar um aumento médio de 3,4 vezes na conversão das vendas e de 46% no ticket médio.

Como última curiosidade sobre o cashback, a pesquisa do Portal da Promo ainda revela que a TV é o meio de comunicação mais relevante para descobrir esse tipo de promoção para 37% dos entrevistados. A televisão vem à frente do supermercado (34%) e da internet (27%).

Para saber como anunciar na TV em Santa Catarina, confira este guia que preparamos para você.

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