logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Black Friday deve ter crescimento de 29% em 2021

05/10/2021

Pode marcar no calendário: a Black Friday 2021 acontecerá em 26 de novembro. Mas se a sua loja ainda não começou os preparativos para a data, deve começar agora mesmo.

De acordo com o estudo “Black Friday 2021”, do UOL, 92% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar antes de comprar nesse evento do varejo. Para 57% deles, a antecedência pode chegar a dois meses, enquanto 21% começam a buscar um mês antes.

Além disso, a intenção de compra está elevada. Também como revela o UOL, 67% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday deste ano. Já segundo uma pesquisa do Méliuz, esse número é de 71%.

Para completar, uma projeção da Offerwise ao Facebook IQ estima um crescimento de 29% no número de pessoas comprando na Black Friday 2021, em relação ao ano passado. Então, a seguir, saiba mais sobre a data e como se preparar para as vendas.

Black Friday no Brasil e na região Sul

De acordo com o Méliuz, 60,9% dos consumidores entrevistados no País já compraram na Black Friday. Para isso, a internet é o meio favorito dos brasileiros: 56,7% pretendem fazer compras no varejo on-line na Black Friday 2021.

Em 2020, segundo dados da Ebit | Nielsen, as vendas on-line chegaram a R$ 4 bilhões na data. Isso representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

Olhando agora para a região Sul, um levantamento da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo revela que 55% dos consumidores sulistas compraram algo na Black Friday em 2020. Roupas (26%), perfumes e cosméticos (21%), calçados (18%), compras de mercado e supermercado (18%) e smartphones (18%) estiveram entre as categorias mais compradas.

Vale destacar o fato de que um em cada três compradores na região Sul gastou mais de R$ 1.000 na última Black Friday.

Para este ano, como indica o Méliuz, 24,5% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 1.000 e R$ 2.999 na data. Um número significativo de pessoas (21%) pretende consumir entre R$ 500 e R$ 999. Outros 10,3% devem gastar R$ 3.000 ou mais.

Leia também: Como superar a maior dificuldade das lojas na internet?

Para vender mais na Black Friday, é preciso planejar cedo. (Foto via Freepik)

3 dicas para vender mais na Black Friday

Ainda há muita margem para ajudar o consumidor na decisão de compra. De acordo com uma pesquisa do Grupo RBS, 48% dos consumidores ainda não decidiram o que comprar na Black Friday 2021.

A partir disso, veja três dicas para vender mais na Black Friday.

1) Capte leads para enviar ofertas personalizadas

A estratégia de vendas na Black Friday começa muito antes do fim de novembro. É preciso construir suas oportunidades até lá.

Nesse sentido, dados do Facebook mostram que 80% dos consumidores gostariam de receber ofertas personalizadas no período de promoção. Mas, para conseguir fazer isso, a loja deve ter uma conexão prévia com os potenciais clientes e saber os interesses deles.

Então, além das campanhas promocionais, até a Black Friday invista em captação de leads para direcionar melhor sua comunicação na data.

2) Crie um calendário de ofertas em Novembro

É impossível agradar a todos os consumidores ao mesmo tempo. Inclusive, cada pesquisa destaca um interesse diferente do consumidor para as compras de Black Friday 2021.

Por exemplo, o Méliuz indica a preferência por eletrodomésticos e eletroportáteis (49,6%), acessórios e calçados (31,7%), eletrônicos e informática (31,7%), smartphones (24,4%) e roupas (24,2%).

O UOL, por sua vez, destaca o interesse por smartphones (46%), eletrônicos (43%), eletrodomésticos (35%), informática (35%) e moda e acessórios (27%).

No meio disso tudo, ainda cresceu a intenção de compra por alimentação e viagens.

Por isso, é um pouco arriscado apostar suas fichas nas vendas apenas na data da Black Friday, quando o consumidor pode já ter destinado seu orçamento a outra compra. Ao diversificar as ofertas e distribuí-las em novembro, seu comércio pode atrair interesses igualmente diversos.

Leia também: Aproveitando os gatilhos mentais que a televisão desperta

3) Invista na divulgação de Black Friday na mídia 

Diversos dados comprovam a importância desta dica. O Grupo RBS demonstra que 43,7% dos consumidores gostam de acompanhar anúncios em mídias como televisão, rádio ou jornais durante a escolha de marcas e produtos.

O estudo do UOL destaca ainda que 64% concordam, totalmente ou parcialmente, que têm costume de prestar mais atenção a anúncios referentes a Black Friday. Outros 46% declaram que a publicidade influencia a decisão de compra, em maior ou menor medida.

Mas isso não é uma exclusividade da Black Friday. Como já comentamos anteriormente, com base em uma pesquisa da MindMiners para a Globo, 63% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar na internet sobre produtos vistos na televisão.

Então, para saber como as mídias da NSC podem ajudar a vender mais na Black Friday 2021, fale com nossos consultores pelo (48) 99157-1346 ou anuncie@nsc.com.br.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico