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Vendas

5 soluções em comunicação para as vendas no Natal 2020

02/12/2020

Com poucos dias para o Natal — e para o final do ano —, este momento é a última oportunidade de 2020 para o comércio iniciar 2021 com o pé direito. Para muitas empresas, as vendas no Natal significam a tão esperada retomada econômica. 

De acordo com uma pesquisa feita em todas as capitais do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com Offer Wise Pesquisas, as vendas no Natal 2020 devem movimentar R$ 38,8 bilhões em comércio e serviços. Mais da metade dos consumidores brasileiros (54%) pretende presentear alguém no próximo 25 de dezembro, sendo que o ticket médio de compra será de R$ 108,78.

Mas, como é de se esperar, a expectativa para o Natal 2020 é muito diferente do que nos anos anteriores. Então, vale atentar-se a essas mudanças e agir rápido para recuperar as vendas nos próximos dias. Acompanhe para saber mais.

Mudanças para as vendas no Natal 2020

Devido ao impacto financeiro da pandemia, o consumidor está mais cauteloso com relação aos presentes deste ano. Tanto a intenção de compra quanto o ticket médio apresentam tendência de retração, em comparação a 2019.

Isso nos remete a duas observações importantes. Em primeiro lugar, a busca por presentes será baseada na economia. Ainda de acordo com a CNDL e a Offer Wise Pesquisas, 84% dos consumidores pretendem pesquisar preços na compra de presentes de Natal.

O segundo ponto é que as empresas precisam redobrar os esforços para se conectarem a esse público. A comunicação deve ser ativa, furando as bolhas de audiência da marca nas próprias redes sociais e trazendo um número maior de pessoas. Afinal, se a busca do consumidor é mais intensa, a concorrência no comércio também o é. Isso justifica a necessidade de fortalecer a marca neste momento.

No entanto, ao lado dessa pesquisa racional pelo melhor preço, existe um caráter ainda mais sentimental nos presentes de Natal deste ano. Em média, os consumidores das capitais esperam comprar 3,6 itens para presentear, com preferência pelo núcleo familiar mais próximo. Filhos, cônjuges e mães são os mais lembrados nessa hora.

É necessário ter isso em mente na hora de criar sua comunicação para o Natal 2020.

Leia também: Audiência da Globo aumenta o alcance das marcas na pandemia

Os presentes de Natal serão mais comedidos e próximos em 2020. (Foto via Freepik)

Vantagem para a venda de presentes pela internet

Outra mudança esperada é a preferência pelos canais virtuais na hora de comprar os presentes de Natal. 

Segundo a 29ª edição da pesquisa “Impacto nos hábitos de compra e consumo”, da Opinion Box, com relação ao cenário econômico da pandemia, as vendas on-line devem crescer bastante neste final de ano.

Em 2019, 37% dos consumidores compravam nas lojas físicas, 50% compravam on e off, e apenas 13% compravam exclusivamente on-line. Já em 2020, o panorama é bem diferente: 20% pretendem comprar em lojas físicas, 43% em on e off, e 37% só no digital.

Esse movimento já foi visto na Black Friday 2020. Dados da Ebit | Nielsen mostram que o faturamento do e-commerce na data teve um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

Isso é uma boa notícia para quem investiu em soluções de comércio virtual ao longo de 2020, como o Site Express da NSC. Por outro lado, também há oportunidades para o ponto de venda físico, mas será necessário planejar muito bem sua comunicação para atrair o consumidor.

Leia também: 2 estratégias de sucesso para atrair clientes na loja física

5 soluções para a comunicação neste Natal

Então, faltando poucos dias para o Natal 2020, como é possível atrair o consumidor em Santa Catarina? A NSC tem algumas soluções rápidas, eficientes e econômicas para o comércio.

1) Vídeo Express NSC

A televisão é o meio de maior alcance no Brasil. Portanto, é o jeito mais rápido de conquistar uma grande audiência. Mas costuma haver dois “poréns” na criação de comerciais de TV: o custo e o tempo de produção.

O Vídeo Express NSC resolve os dois impasses. Por meio dessa solução, é possível ter sua campanha de TV pronta em até 48 horas, com preço acessível e divulgação garantida para milhares de telespectadores no Estado, segmentada para seu público-alvo. Inclusive, o Vídeo Express NSC já tem ajudado marcas em Santa Catarina durante a pandemia, como a Harmonize Home Decor.

2) Rádio

Para atrair mais clientes, é necessário ter uma presença constante na mídia. Nesse caso, a rádio é um excelente meio para aumentar a frequência da veiculação de anúncios, com custo de produção acessível e rapidez para começar a veiculação.

A Padaria Manchester e a Roots Bonsai são duas empresas que aproveitaram a presença das rádios da NSC por todo o Estado para anunciar e vender mais na pandemia.

— Meu ticket médio por venda quase que dobrou! — relata Carlos Roberto Shigeoka, sócio-gestor da Padaria Manchester.

3) Dark posts nas redes da NSC

Provavelmente sua empresa já está usando as redes sociais para divulgar sua campanha comercial de Natal. Entretanto, é muito provável também que não esteja conseguindo furar a bolha dos próprios seguidores e conquistar novos clientes.

A NSC tem uma solução para isso, por meio de dark posts em nossas redes sociais. Dark posts são anúncios que não aparecem nas páginas, apenas no feed dos seguidores. Inclusive, é possível fazer esse tipo de anúncio em páginas com milhares de seguidores, como no NSC Total, no Diário Catarinense, na rádio Atlântida, entre outros veículos da NSC.

Ou seja, é uma forma de conquistar uma audiência maior para seus anúncios, aproveitando uma base mais expressiva de seguidores de outra marca. E, por tratar-se de um anúncio em rede social, é bastante rápido de criar. Esse foi um dos fatores que ajudaram no sucesso da campanha do Imperatriz Gourmet.

4) Publipost

O publipost, diferentemente do dark post, fica registrado da página. Por isso, precisa de um cuidado de criação um pouco maior, para seguir a linha editorial dos demais conteúdos. Mas o princípio é o mesmo: coloca sua marca diante dos seguidores dos veículos da NSC.

Esta é uma boa opção para fortalecer a marca, uma vez que cria uma associação direta entre ela e um veículo de informação de confiança, determinado programa ou até mesmo um influenciador da empresa líder em comunicação em Santa Catarina.

5) Mídia digital no NSC Total

O NSC Total é o portal de notícias de maior audiência no Estado. Só no primeiro semestre de 2020, foram mais de 120 milhões de visualizações de páginas, tornando-o uma excelente vitrine digital para os anunciantes. São diversas possibilidades de posicionamento da marca, com peças promocionais rápidas de criar e com resultados muito positivos, como comprovam a Floripa Lançamentos e tantas outras empresas.

Para conhecer mais de perto as soluções da NSC para impulsionar suas vendas no Natal 2020, mande um WhatsApp para (48) 99188-5651 ou fale com nossos consultores pelo site.


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